Onde e quando usar um metodo?

15 respostas
A

Olá amigos, sou novato aqui e em java também, gostaria de tirar duas pequenas dúvidas,

Suponha que eu tenha uma Classe Funcionario e uma classe Empresa, a classe Funcionario tem um determinado metodo chamado demite, este metodo muda o valor de um atributo boleano de true para false de um objeto instanciado da classe Funcionario, tenho também um Objeto instanciado da classe Empresa, no objeto da empresa tem um atributo chamado empregados, sendo este um array de Funcionarios. Gostaria de saber, se eu tiver que demitir um Funcionario dentro do array Empregados teria que fazer um novo metodo demite dentro da classe Empresa para lidar com o array ou tem outra forma?
pois no meu entender o metodo demite no objeto Funcionario é para lidar com um funcionario apenas não com um array deles.

Pensei em algo assim dentro da classe empresa
//dentro da classe empresa…

void demiteEmpresa(Funcionario f){

for(int i=0; i < this.empregados.length;i++){

if(this.empregados[i].getNome()==f.getNome())

this.empregado[i].demite();

if(this.empregados[i]==null)break;

}

}

Ou seja chamo o metodo demite dentro do objeto Funcionario através do metodo demiteEmpresa.
Este é apenas um exemplo, pois não entendi como devo lidar com um array de um determinado objeto instanciado.

Isso não vai contra o tal baixo acoplamento e alta coesão?

Desde já agradeço pela atenção!

Obs.: fiz a pesquisa no forúm e no google, e não achei praticamente nada especifico, talvez por impericia de minha parte mas não preguiça! :wink:

15 Respostas

iogui

Olá, Altom,

Primeiro, quando postar código, use as tags Code e indente para ficar mais legível.
Segundo, seu código não parece ser grande mas vc parece ter muitas dúvidas e estar fazendo alguma confusão. Então poste seu código completo assim:

ArquivoBla.java

// codigo da classe ArquivoBla aqui
//...

ArquivoBle.java

// codigo da classe ArquivoBle aqui
//...