Onde encontrar trabalhos freelancers em JAVA? (intuito: aprendizado/experiência)

7 respostas
S

Boa noite amigos!!

To perdido e gostaria da ajuda dos mais experientes. Estou estudando java por conta, o básico já começou a entrar na minha cabeça hhehehehhehe.

Faz um tempo que eu estive aqui questionando sobre qual seria o caminho a seguir para ingressar no mercado java. Se seria
faculdade, certificação, enfim…optei por estudar em casa…e deu muito certo (tem dado até agora pelo menos)
…tem muito material bom na net, mas não da pra confiar apenas em uma fonte.

Bom, minha pergunta é bem direta. Preciso começar a participar de pequenos projetos na prática. Algo como freelancer, pra pegar
experiência, enfrentar determinadas situações que só o cotidiano da programação em java pode me trazer.

Eis a pergunta, onde posso conseguir isso, alguém pode me oferecer essa possibilidade aqui. Nem que seja GRATUITO, até porque vai
requerer uma certa supervisão, o meu intuito é ao mesmo tempo aumentar meu desenvolvimento e adiantar algo para quem precisa
de colaboradores.

Aguardo respostas, sugestões e contatos.
Muito Grato a todos que responderam este tópico, visualizarei as mensagens todos os dias durante um mes.

7 Respostas

wandersonxs

Bom dia Shark.
Cara só dando um alô, não sei sua idade, mas independentemente de tudo faça uma graduação se tiver possibilidade.
É só olhar na APINFO e já verá logo de cara que graduação na maioria das vagas é o passaporte para começar a conversar.
Eu comecei a trabalhar sem diploma, e depois fiz a graduação. Mas hj em dia as coisas mudaram.

Agumas dicas:

• Procure projetos/Exemplos java no emule
  • Faça os exemplos de livros
  • Aprenda Modelagem Relacional
  • Orientação a Objetos
  • Java
  • JSP/Servlet
  • HTML e Javascript

E tente fazer uma certificação SCJP.
Daí vc entra fácil no mercado como junior.

Abraços
Wanderson

T

Blz?

Acho legal a dica do wandersonxs. Uma graduação ajuda muito, principalmente porque um curso de programação vc em geral aprende a sintaxe de uma linguagem, mas um curso de graduação você aprende desde a modelagem de negócios até a implementação (de forma mais básica) em alguma linguagem.

Em relação a projetos, tem muitos projetos interessantes no www.sourceforge.net, mas de inicio vc provavelmente ficará com atividades de documentação.

Outro detalha que vc precisa definir? Quer entrar no mercado java de que tipo de solução? Web? para dispositivos móveis? Desktop?

Hoje o mercado para dispositivos móveis é mais rentável, porém acho difícil começar por este caminho. Recomento para começar e desktop ou web.

Mas lembre-se de sempre (é sempre mesmo) pensar orientado a objetos na implementação Java. 80% dos problemas que já vi em aplicações eram devido programadores pensarem estruturado em implementações java. Outro conselhor é estudar os principais design patterns (não precisa decorar todos não…rs) e saber como utilizar.

espero ter ajudado.

t+

cs.santos0

Iai cara, como ta?

entao, uma das coisas que vc pode fazer é bolar um sistema para determinado tipo de negocio, depois ver que tecnologias vc vai usar…com isso vc vai ter milhares de duvidas e isso vai fazer vc obter um crescimento e ganhar experiencia prática… o leque que vc tem para isso é mto grande e variado, com isso vc vai começar a frequentar foruns, ler artigos, procurr tutoriais…alem de estar usando o que as empresas usam…depois que tiver um sistema pronto, ai vc pode até vender para o determinado negocio que vc escolheu, ai é só adaptar se necessário…com isso vc vai ter um excelente crescimento…

e claro, a faculdade é a fase inicial de tudo, apesar de vc usar pouco do que vai aprender, mas é meio que essencial ter uma faculdade…entao se puder, faça uma…

claro, é só minha opinião…espero ter ajudado…
abraços

L

Oi Amigo,

Eu concordo com os colegas de cima.

Eu nao tenho graduação na área de TI, fiz graduação em de administração de empresa, e penso em fazer pós-graduação em Engenharia de Software e tirar as certificações da SUN. Hoje eu trabalho com programação. Mas nao em empresas.

É possivel sim trabalhar sem graduação. Porem o mercado, por mais que voce estudou em casa e sabe muito, nao olha isso. A nao ser que voce tire uma certificação e com isso prove que sabe.

O que me ajudou muito a aprender, estudando em casa, sem faculdade, claro, foram os livros, muita leitura e cursos e video aulas da internet. Porem apredi mesmo quando senti na pele, programando para os clientes.

Os dois primeiros projetos que eu fiz foram WEB, e fiz gratuito. Para aprender mesmo. Entreguei-os aos clientes. Depois consegui vários contatos através deles. E então comeci a cobrar.

Acredito que o mais importante quando se trata de freelance, nao é tanto se voce tem faculdade ou nao, se voce estudo e sabe fazer, o mais importante é contato. Aí voce consegue serviço.

Acredite em você.

Abraço

S

Poxa…ja responderam?

Acho bacana pessoas muitas vezes ocupadas, cheias de coisas pra fazer se dedicarem a responder perguntas nos fóruns com o único intuito de ajudar…
hj em dia é até dificil acreditar que isso aconteça…mas valeu pessoal. Muito obrigado mesmo!!!

Então, eu tenho graduação sim, mas nao mencionei porque não é em TI e acredito que nessa área minha graduação não ajuda em nada…sou bacharel em direito…hheheh mais um ne rsrs

Continuem respondendo, acompanharei esse tópico como ja disse, durante 1 mes…

Pensei em fazer cursos na globalcode, ou caelum, mas só tem em sampa…fica complicado pela questao do custo…mas acho que vocês concordam que seria algo que me ajudaria muito né? Estou certo?

Obrigado Wandersonxs pela listinha de matérias…a princípio fico meio perdido sobre o que estudar, essa dica é ótima… A propósito o salário de um Jr está na faixa de quanto? 1.500?? é isso que tenho visto! Valeu tambem ao Thiago pela dica do sourceforget…eu não conhecia o site…e ficar com atividades de documentação seria excelente…pois preciso ter contatos com o que quero trabalhar…e com pessoas que trabalham nesta área , isso já seria ótimo.

Cs.santos, Arautos obrigado por passar a vivência de vocês…sobre a necessidade ou não de faculdade…

Continuem escrevendo quando puderem, qualquer informação ajuda e muito.

E só pra responder a questão do Thiagomont, pretendo trabalhar com java no segmento web…e depois de experiência tentar alcançar algo na área Xlet (Tv Digital), que acredito que será uma grande oportunidade pra quem conseguir se destacar…vamos ver se chego la né rs

Abração galera…
Amanhã to aqui de novo.

wandersonxs

shark22h:
Poxa…ja responderam?

Acho bacana pessoas muitas vezes ocupadas, cheias de coisas pra fazer se dedicarem a responder perguntas nos fóruns com o único intuito de ajudar…
hj em dia é até dificil acreditar que isso aconteça…mas valeu pessoal. Muito obrigado mesmo!!!

Então, eu tenho graduação sim, mas nao mencionei porque não é em TI e acredito que nessa área minha graduação não ajuda em nada…sou bacharel em direito…hheheh mais um ne rsrs

Continuem respondendo, acompanharei esse tópico como ja disse, durante 1 mes…

Pensei em fazer cursos na globalcode, ou caelum, mas só tem em sampa…fica complicado pela questao do custo…mas acho que vocês concordam que seria algo que me ajudaria muito né? Estou certo?

Obrigado Wandersonxs pela listinha de matérias…a princípio fico meio perdido sobre o que estudar, essa dica é ótima… A propósito o salário de um Jr está na faixa de quanto? 1.500?? é isso que tenho visto! Valeu tambem ao Thiago pela dica do sourceforget…eu não conhecia o site…e ficar com atividades de documentação seria excelente…pois preciso ter contatos com o que quero trabalhar…e com pessoas que trabalham nesta área , isso já seria ótimo.

Cs.santos, Arautos obrigado por passar a vivência de vocês…sobre a necessidade ou não de faculdade…

Continuem escrevendo quando puderem, qualquer informação ajuda e muito.

E só pra responder a questão do Thiagomont, pretendo trabalhar com java no segmento web…e depois de experiência tentar alcançar algo na área Xlet (Tv Digital), que acredito que será uma grande oportunidade pra quem conseguir se destacar…vamos ver se chego la né rs

Abração galera…
Amanhã to aqui de novo.

Então…Mesmo que não seja graduação na área de TI, não importa… o importante é ter graduação… Logicamente te perguntarão na entrevista pq mudou de área… mas dai é só responder a real.
Se vc fez direito, provavelmente sabe argumentar, tem diálogo, etc… Comece como programador e logo em seguida seus superiores percebendo esta qualidade te jogam como analista de sistemas. Muitos da área de TI não tem estes skills e são primordiais para tratar de negócio… daí vc ver o que quer…
Compre o livro como programar em java e detone… se quiser aprender mais rápido… Se for de SP faça um curso na caelum, ou na globalcode é meio salgado mas vale a pena.

Abraços
Wanderson

S

Vlw Wanderson, ja me disseram isso uma vez e eu confesso nem ter dado valor, mas pelo que vejo realmente vale a pena ter graduação mesmo que não na área de TI.

Obrigado pelas palavras de incentivo e continuem postando… se tiverem algo mais a acrescentar :wink:
Abração…

Criado 22 de setembro de 2009
Ultima resposta 25 de set. de 2009
Respostas 7
Participantes 5