Onde fazer conversões? no model, no view ou no controler?

Estou fazendo uma applicação swing.
Alguns campos JTextField apresentão dados que são armazenados como int, float, BicDecimal, etc.
Onde devo fazer as conversões de String para o formato certo?

Teria alguma maneira, algum padrão para mim deixar funções de conversão já prontas para serem utilizadas em todos os casos e já mostrarem a janela de erro padrão?

Se no banco os valores estão armazenados sem conversão e só a nível de visão eles precisam de uma conversão então penso que é no view q é o melhor lugar disso ser feito. E acho que uma máscara seria suficiente para o seu caso (como se trata se Swing).

Já para padrões de reutilização de conversão, na própria linguagem já existem vários. De String apra Integer e vice-versa e por aí vai.

O Model nao e seu banco de dados.

Converta quando popular seus objetos de negocio com os dados vindos do usuario.

Então seria no controller, quando eu for pegar os valores da interface gráfica e passar para o objeto de negócio.

Quanto aos padrões, eu já uso o String para Integer, …
Mas de qualquer forma, eu tenho que pegar e fazer um try…catch e mostrar uma Dialog para o usuário se algo der errado.

Minha idéia seria deixar já pronto em algum local os métodos de conversão com o try… catch e já com o Dialog com a mensagem de erro. Alguma idéia para isso?

Crie uma classe utilitária :wink:

Legal,
vou criar então ConversoesUtil dentro do pacote src.controller

Ou faça textfields inteligentes que sabem devolver um Double ou qualquer outro tipo ao inves de uma String besta :smiley:

Você sabe onde tem um que devolve bigdecimal, integer e outros números pronto?
Acho que esse de data é bom:
http://nachocalendar.sourceforge.net/