Estou fazendo uma applicação swing.
Alguns campos JTextField apresentão dados que são armazenados como int, float, BicDecimal, etc.
Onde devo fazer as conversões de String para o formato certo?
Teria alguma maneira, algum padrão para mim deixar funções de conversão já prontas para serem utilizadas em todos os casos e já mostrarem a janela de erro padrão?
Se no banco os valores estão armazenados sem conversão e só a nível de visão eles precisam de uma conversão então penso que é no view q é o melhor lugar disso ser feito. E acho que uma máscara seria suficiente para o seu caso (como se trata se Swing).
Já para padrões de reutilização de conversão, na própria linguagem já existem vários. De String apra Integer e vice-versa e por aí vai.
Então seria no controller, quando eu for pegar os valores da interface gráfica e passar para o objeto de negócio.
Quanto aos padrões, eu já uso o String para Integer, …
Mas de qualquer forma, eu tenho que pegar e fazer um try…catch e mostrar uma Dialog para o usuário se algo der errado.
Minha idéia seria deixar já pronto em algum local os métodos de conversão com o try… catch e já com o Dialog com a mensagem de erro. Alguma idéia para isso?