Onde fica acesso a banco?

5 respostas
M

Pessoal, programando em mvc, já vi apostilas defendendo o acesso a banco de dados na servlet e acesso a banco nos beans (pelo menos nunca achei no jsp :roll: ).
Bom, primeira pergunta: Onde diabos fica o acesso a banco??
Bom, segunda pergunta: Onde diabos fica o uso dos beans??

Com relação a segunda pergunta, é o seguinte: Até o momento li que era mais interessante colocar o acesso aos beans na servlet. E aí é só inserir atributos (por exemplo arrays) na session. Mas já vi também exemplos do pessoal usando os beans no jsp e aí fiquei meio perdido de onde usar o bean e onde acessar o banco…

Agradeço qualquer força aí :slight_smile:

5 Respostas

M

Fala Morcegão!!!

Cara é o seguinte, eu faço conexão com banco de dados através de uma página JSP normal, mas você pode fazer por servlets também (ainda não conheço muito bem servlets, mas acho que é melhor no processo que é o mais rápido agora os bens acesse http://www.mycgiserver.com/~fernans/cursojsp/curso09.htm que terá mais informações

E

Opa blz ???

cara eu até uns tempos atras tinha uma duvida cruel quanto a JSP e servlets

ateh q um belo dia descobri o seguinte,
nas antigamente quando a linguagem java estava iniciando a sua
evolução web… ( época dos apples, que ateh hj pesam o legado de dizer que java eh muito lento ) começaram a desenvolver novos métodos de programação com java para web

primeiramente surgiu o servlet

agora oq é um servlet…
servlet nda mais é que uma classe java que importa pacotes de manipulação de HTTP’s etc esses suportes basicos para uma pagina/aplicação web…
pra vc poder codificar uma pagina com java nesse periodo vc tinha que fazer tudo na unha e na coragem programando códigos extensos e trabalhosos pra gerar dinamicamente a pagina HTML pra vc
que é isso que o servlet faz

segundo, surgiu o JSP

JSP é a evolução dos servlets, no sentido de facilidade de programação web com java, qual é o esquema do JSP?

vc codifica a sua pagina HTML com tags java dentro
e salva como .jsp

cria akele diretório de aplicação web definido pelo padraum j2ee
com WEB-INF e talz

e coloca em um container( servidor web )

esse servidor web oq ele faz?
vou usar o tomcat q sei como é o esquema que ele funciona

quando vc acessa a sua pagina ele compila o seu JSP em um .class
( jah parou pra pensar nisso? )

bom oq o tomcat faz q nem percebemos, ele pega a pagina.jsp que codificamos, analiza as suas tags e nos gera um servlet no formato
pagina_jsp.java e ai sim o tomcat compila a pagina para um
pagina_jsp.class que é oq gera a class

obs.: por isso que a primeira vez que vc executa uma pagina jsp ela demora um pouco ateh ser exibida no browser…

agora quanto ao BEAN

nada mais é que uma classe java meuBean.java
que segue um padrão estabelecido
onde todos os seus atributos são privados e o acesso a eles é dado por métodos set’s e get’s

com isso vc ganha muitas facilidades de manipulação de um objeto java dentro de uma pagina JSP…

agora quanto ao real assunto desse topico

acesso ao banco…
mas que banco?

banco de dados qq

eu particularmente uso Beans para fazer o acesso
utilizando conceitos de programação em camadas

desenvolvo classes Beans que me realizam o serviço de acesso ao banco de dados

esses mesmos Beans eu instancio diretamente na minha agina JSP

posso intanciar e manipular atravez:
de scriplets <%%>
ou atraves das tags <jsp:useBean … />

cara vou ver se achu uns links com material mais explicativo e posto aki
os links q eu achar

por enquanto:
http://www.guj.com.br/user.article.list.chain
aki tem se naum me engano alguns tutoriais sobre o assunto :roll:

qq coisa é soh falar cara :wink:

[]'s
Erko Bridee

R

Ola,

Na minha humilde opinião, no MVC o acesso ao banco ( persistencia dos objetos) deve ficar junto com o Model onde tambem ficam os Beans (com as regras de negocio
Vc deve evitar o acesso ao banco pelos Jsp, pois mistura a apresetação com Logica de negocio e talz. Isso pode dificultar a manuntenção do codigo.
Jsp é só pra View mesmo.

Abraços,

Rodrigo

M

Valeu, rgomes… Eu também tinha essa idéia, mas não tinha certeza e em cada lugar fala uma coisa… Chegou uma hora que comecei a duvidar de onde ficaria… Também acredito que fique junto aos beans…

Valeu! :slight_smile:

S

O correto teoricamente seria no model, mas fica mais facil vc fazer um pool de conexão no controller e usar o ServletContext para obter uma conexão do pool.

Criado 18 de agosto de 2004
Ultima resposta 20 de ago. de 2004
Respostas 5
Participantes 5