Onde o FacesContext armazena as FacesMessages()

Boa noite pessoal, estou trabalhando com JSF 1.2 e uso a tag lib HTML do JSF para mostrar embaixo de cada campo uma mensagem de campo obrigatório caso o mesmo não tenha sido preenchido. Contudo, possuo um formulário extenso e a minha idéia era mostrar uma mesg no inicio do formulário informando que existem campos obrigatórios não preenchidos (Além da mesg embaixo de cada campo). Eu imagino que as mensagens no Faces são guardados em algum lugar do request. Minha idéia era verificar se existe alguma mesg no request e, em caso positivo, mostrar a seguinte mensagem “Campos Obrigatórios não preenchidos”. Alguém sabe onde e com que nome o JSF guarda as mesgs no request quando usamos o método FacesContext.addMessage(String clientID, FacesMessage message) ? Gostaria de usar a tag c:if para ver se tal chave está populada no request e, sendo assim, informar ao usuário que campos obrigatórios não foram preenchidos.
Um abraço.

Olá,

Você pode tentar usando esta EL na página #{!empty facesContext.maximumSeverity}. Preferencialmente no atributo rendered de algum componente, e não com c:if da JSTL.

Abraços e boa sorte!

Bom dia, funcionou perfeitamente.
Valeu pela dica.
Um abraço.