Ontologias - Protege e OWL

7 respostas
J

Protege

7 Respostas

R

O próprio manual do protege lhe oferece tudo que você precisa para fazer este tipo de ontologia.

Boa sorte

J

Não está tão claro assim para mim como devo proceder…
Imagino que eu deva lidar com a transitividade nessas relações mereológicas para conseguir o efeito desejado, mas não consegui pensar em uma maneira de modelar tais relações…O protege eu sei usar, o que ocorre é que estou travado em uma questão conceitual…Não consegui imaginar como modelar a relação “part of” entre essas entidades para conseguir transitividade e a possibilidade de realizar inferências transitivas…

R

Achei esse site aqui para você show de bola, vê se ajuda.
http://www.eci.ufmg.br/mba/onto_frames/index.htm

Abs,

J

Eu já estudei este site…Como eu disse, meu problema não está associado ao uso da ferramenta…

Meu problema é modelar a relação “parte de” de modo que eu consiga realizar as inferências daquela maneira…

R

Joka,

Sugiro o seguinte:

1. Detalhar exatamente onde está o problema, vagamente sem detalhes é impossível em uma ferramenta visual.

2. Se não é possível identificar o problema e sim solucionar uma solução não é possível via forum pois isto é o que você está tentando fazer… Sugiro olhar exemplos de outros projetos na internet como eles chegaram a uma solução similar.

Abraço

J

Mas pensei já ter dado detalhes suficientes…

Tenho as seguintes classes que representam conceitos do meu domínio geográfico.

1-Entidade Geográfica
2-Continente
3-País
4-Estado
5-Cidade

Sendo que existe uma relação de subsunção entre 1 e os demais (2,3,4 e 5), ou seja, (2,3,4 e 5) são Entidades Geográficas.

Meu desafio é determinar um conjunto de relações (Obect properties) entre esses conceitos, de modo que permita inferências como as que comentei. Ou seja, precido modelar relações “part-of” para construir uma mereologia geográfica. De modo que, por exemplo, sabendo que a cidade de Porto Alegre é uma cidade gaúcha, sabendo que o RS é um estado brasileiro, e que o Brasil seja um país do continente americano, eu consiga inferir que Porto Alegre é uma cidade que é parte da América…Entende?

Eu fiz ontem uma ontologia que me pareu estranha, mas está me permitindo realizar essas inferências…Segue em anexo.

J

Alguém pode me dizer se tem algum sentido isso que eu fiz?

Está funcionando!

Criado 14 de dezembro de 2009
Ultima resposta 15 de dez. de 2009
Respostas 7
Participantes 2