Protege
Ontologias - Protege e OWL
7 Respostas
O próprio manual do protege lhe oferece tudo que você precisa para fazer este tipo de ontologia.
Boa sorte
Não está tão claro assim para mim como devo proceder…
Imagino que eu deva lidar com a transitividade nessas relações mereológicas para conseguir o efeito desejado, mas não consegui pensar em uma maneira de modelar tais relações…O protege eu sei usar, o que ocorre é que estou travado em uma questão conceitual…Não consegui imaginar como modelar a relação “part of” entre essas entidades para conseguir transitividade e a possibilidade de realizar inferências transitivas…
Achei esse site aqui para você show de bola, vê se ajuda.
http://www.eci.ufmg.br/mba/onto_frames/index.htm
Abs,
Eu já estudei este site…Como eu disse, meu problema não está associado ao uso da ferramenta…
Meu problema é modelar a relação “parte de” de modo que eu consiga realizar as inferências daquela maneira…
Joka,
Sugiro o seguinte:
-
Detalhar exatamente onde está o problema, vagamente sem detalhes é impossível em uma ferramenta visual.
-
Se não é possível identificar o problema e sim solucionar uma solução não é possível via forum pois isto é o que você está tentando fazer… Sugiro olhar exemplos de outros projetos na internet como eles chegaram a uma solução similar.
Abraço
Mas pensei já ter dado detalhes suficientes…
Tenho as seguintes classes que representam conceitos do meu domínio geográfico.
1-Entidade Geográfica
2-Continente
3-País
4-Estado
5-Cidade
Sendo que existe uma relação de subsunção entre 1 e os demais (2,3,4 e 5), ou seja, (2,3,4 e 5) são Entidades Geográficas.
Meu desafio é determinar um conjunto de relações (Obect properties) entre esses conceitos, de modo que permita inferências como as que comentei. Ou seja, precido modelar relações “part-of” para construir uma mereologia geográfica. De modo que, por exemplo, sabendo que a cidade de Porto Alegre é uma cidade gaúcha, sabendo que o RS é um estado brasileiro, e que o Brasil seja um país do continente americano, eu consiga inferir que Porto Alegre é uma cidade que é parte da América…Entende?
Eu fiz ontem uma ontologia que me pareu estranha, mas está me permitindo realizar essas inferências…Segue em anexo.
Alguém pode me dizer se tem algum sentido isso que eu fiz?
Está funcionando!