Pois bem, o que me motiva verdadeiramente a fazer esse post é um pouco de desabafo e curiosidade.
No meu trabalho usamos waterfall na veia :twisted: os analistas projetam a arquitetura (ou que tem coragem de chamar de arquitetura) e nos liberam os diagramas de classes highlanders a rodo (só pode haver um) e bags. Há também os diagramas de atividades para cada método, onde eles determinam atpe as variáveis que devem ser usadas etc e tal.
O problema (se é que já não citei o suficiente) é que a linha de pensamento deles é muito procedural! Sem contar que não sabem usar UML montando diagramas incorretos e muito zuados, as vezes tenho certeza de que eles acham que existe go-to em java de tão esquisito a forma como montam essas diagramas.
Resumindo, no final das contas acabamos tendo pouca autonomia sobre nosso proprio codigo, a utilização de orientação a objetos é “nula” (hehe da uma boa piada) e qualquer coisa fora do padrao especificado acaba deixando a implementação fora do contexto da documentação (ja sei ja sei, uml NAO É documentação) e ninguém mais consegue mexer no código.
Há casos de classes highlanders com mais de 10, 15, 20 mil linhas… tratando regras de negocio, persistência de banco e se duvidar fazendo a agenda do café do programador.
Outro dia mesmo reduzimos uma geração de arquivo de mais de 10 minutos pra menos de 20 segundos, só usando conceitos básicos do funcionamento da linguagem.
Qualquer tentativa de sugestões aos “superiores” é recebida com a resposta “a idéia é legal mas esse não é o momento para a empresa fazer isso”.
Ou também tem um “isso funciona muito bem com outras empresas mas não aqui, não assim, não agora”
A impressão que dá é que NUNCA vai ser o momento pra nada.
Isso fora a arrogância com que somos tratados pelo “alto comando” hehehe.
Resumindo, poderia ficar aqui a tarde inteira descrevendo os absurdos que tenho que ver, produzir e dar manutenção o dia inteiro.
Gostaria de saber a opinião da galera, se com vocês acontece a mesma coisa ou algo semelhante e como vocês lidam com isso.
Comentários, qualquer coisa será bem vinda, até mesmo um “meus pêsames” to aceitando.
Ahhhh, você esqueceu dos analistas boca-mole, que aceitam toda e qualquer coisa que o cliente pede, dai sai o programador ir falar com o gerente, falando que é insano o que o cliente tá pedindo, e convencendo todos disso.
Fora o gerente de projetos que manja pra caramba (ooo!) e pede pra por um botãozinho simples, que só faz uma coisinha besta…
Acho que estou a mercê de todos os clichês aqui…
Então, tem um monte de coisas que acontecem, queria saber mais se isso acontece com mais gente aqui também.
Antes muitas dessas coisas dava pra se aturar por um tempo, mas ultimamente tem sido cada vez pior.
Tem um projeto novo muito grande e houve muitas contratações, o prazo é completamente desproporcional ao tamanho do projeto, fora que há toneladas de erros de levantamento de requisitos, sendo necessário as vezes voltar várias e várias vezes pra reengenharia… fora os métodos incoerentes que qualquer um que saiba um mínimo de programação saberia que aquilo não faz sentido.
O clima ta ficando pesado, a galera ta se revoltando pq tão precisando varar noites aqui pra esse projeto e pior pedir pra ir embora na hora certa…
Segundo o nosso chefe “as empresas grandes são assim, então temos que mudar nossa forma de pensar sobre o trabalho” etc etc…
Tem uma lista de bobagens que esse cara diz.
[quote=Tchello]
Segundo o nosso chefe “as empresas grandes são assim, então temos que mudar nossa forma de pensar sobre o trabalho” etc etc…
Tem uma lista de bobagens que esse cara diz.[/quote]
O_O
Esse “gerente” tem problemas sérios, isso sim.
Uma coisa que seria interessa de vc propor a sua empresa é uma ótima assessoria de Recurso Humanos, tanto para contratar quanto para manter os funcionários. Ao que indica, a sua empresa não têm idéia do que é uma empresa de verdade. É uma empresa de fundo de quintal inchada, só isso.
[quote=clone_zealot][quote=Tchello]
Tem uma lista de bobagens que esse cara diz.[/quote]
O_O
Esse “gerente” tem problemas sérios, isso sim.
Uma coisa que seria interessa de vc propor a sua empresa é uma ótima assessoria de Recurso Humanos, tanto para contratar quanto para manter os funcionários. Ao que indica, a sua empresa não têm idéia do que é uma empresa de verdade. É uma empresa de fundo de quintal inchada, só isso.[/quote]
Tem coisa muito pior, que enquadraria danos morais.
Mostrei umas coisas que ele escreveu pra gente pra um advogado da família e esse disse que o cara não tem noção da cagada que ta falando.
E sim, ele não tem a menor noção de como as grandes empresas são, a menos que ele esteja se referindo aos “empreendimentos” dos senhores feudais heheheehe.
No sistema que estou envolvido, creio que sim, mas não sei até que ponto.
Afinal quem manda aqui no final das contas é o cliente não o presidente ou o gerente…
Pega tudo isso aqui: http://freelancefolder.com/12-things-you-should-never-say-to-a-client/
E inverte pra entender como funcionam as coisas por aqui.
Quase sempre, quando trabalhamos num lugar onde “curiosos” ou “dinossauros” já dominam o ambiente, encontramos coisas desse tipo. Pra citar dois exemplos daqui onde trabalho:
Dando manutenção em um sistema desenvolvido por um dos dinossauros, me surpreendi ao ver que o sistema consulta uma tabela do banco (digamos, “tabelas”) para saber em que tabela estão armazenados os dados dos clientes. Ou seja, cada vez que é preciso recuperar alguma informação, são necessárias duas consultas: uma pra saber em qual tabela está a informação e a outra pra recuperar a informação propriamente.
Este mesmo dinossauro falou para o nosso chefe que Java não serve para acesso a banco de dados porque é muito lento e derruba o banco. Não cheguei a olhar o programa que estava provocando isso, mas o meu palpite é que, pra cada acesso, ele abria uma nova conexão e nunca fechava nenhuma delas…
Exatamente, são dinossauros que dominam.
E tem medo de mudanças…
Junte isso tudo a arrogância de “eu sei o que é bom para a minha empresa” plus aquilo tudo acima…
Sinceramente nem sei mais o que postar aqui. É tanta coisa que me desanimo completamente.
Eu já trabalhei em lugares piores do que essa sua realidade ae, talvez eu seja muito azarado mesmo, depois as empresas reclamam do turnover dos desenvolvedores e não sabem porque acontece, acho que quem realmente gosta dessa area gosta também de fazer as coisas bem feitas e não apenas fazer porque alguem que nao sabe nada mandou você fazer…
Então, tem um monte de coisas que acontecem, queria saber mais se isso acontece com mais gente aqui também.
[/quote]
Você se supreenderia… mais de 80% deve estar passando por coisa semelhante. A verdade é que empresas e especialmente “altos comandos” como esses abundam por ai aos ponta-pés. Se for empresa CLT pior ainda.
Tenha a certeza no seu coração que você não está enganado. Eles que estão. Esse barco é furado.
a primeira a coisa a fazer é procurar outro lugar. Não será muito diferente, mas pelo menos vc tem uma chance maior de encontrar coisa melhor do que se ficar ai. Não pense que ha uma empresa mágica que é ideal, mas não desista de procurar.
a segunda coisa a fazer é: ignore todos esses documentos idiotas que “programam em uml”. Leia o UML, entenda o requisito e programe como quiser. Alguem vai ver se vc programou diferente do UML ? alguem tem competencia para isso ?
Reclame os suficiente mas não mais que isso. não faça horas extra, faça bom código que permite trabalhar rápido.
Quando vc tiver outro lugar para ir, converse de novo pedindo mudanças. se lhe responderem : “a idéia é legal mas esse não é o momento para a empresa fazer isso” ou “isso funciona muito bem com outras empresas mas não aqui, não assim, não agora” pergunte “Quando?” ou “Qual é o cronograma para isso ?” ele vai dar uma desculpa qualquer mas mantenha-o sempre em cheque.
finalmente quando vc tiver farto e for embora responda a "“isso funciona muito bem com outras empresas mas não aqui” com “e é por isso que eu vou trabalhar nessas empresas e vc vai ter que arranjar um outro cara que aguente esta palhaçada de empresa”
A ideia é : se os bons profissionais abandonarem empresas desse tipo, elas terão que recorrer aos ruins e mercenários o que vai encarecer os produtos , aruinar os projetos e de Deus quiser levá-los à falência.
O código do ERP produzido aqui e gigantesco, nojento e só tem uma solução: jogar tudo no lixo e refazer tudo, absolutamente TUDO.
Digo isso com segurança.
Taborda, suas palavras foram de certa forma reconfortantes, tem horas que me bate um desespero imenso nessa prisão aqui cara, é f* viver assim.
Mas me aguardem, pq eu vou me livrar dessa E vou pra um lugar melhor, sem dúvida! Espero que seja em breve.
Tenho muito mais capacidade e inteligência do que isso, muito mesmo.
Aprendi muito aqui, principalmente em como NÃO fazer software e em como NÃO administrar uma empresa de TI.
O código do ERP produzido aqui e gigantesco, nojento e só tem uma solução: jogar tudo no lixo e refazer tudo, absolutamente TUDO.
Digo isso com segurança.
Taborda, suas palavras foram de certa forma reconfortantes, tem horas que me bate um desespero imenso nessa prisão aqui cara, é f* viver assim.
Mas me aguardem, pq eu vou me livrar dessa E vou pra um lugar melhor, sem dúvida! Espero que seja em breve.
Tenho muito mais capacidade e inteligência do que isso, muito mesmo.
Aprendi muito aqui, principalmente em como NÃO fazer software e em como NÃO administrar uma empresa de TI.[/quote]
Entendo que a ideia da modelagem em si é padronizar para que diferentes equipes façam seus módulos funcionarem sem que precisem se falar.
Mas, para mim, é inaceitável a parte mais importante de um projeto, que é a modelagem, estar errada… das duas uma: ou vc vira gerente e dá um esporro sempre que ver um modelo errado e tenta mudar e muda a filosofia da empresa ou muda de emprego.
Escolha a opção que lhe for menos trabalhosa hehehe =)
[quote=André Fonseca][quote=sergiotaborda]
A ideia é : se os bons profissionais abandonarem empresas desse tipo, elas terão que recorrer aos ruins e mercenários o que vai encarecer os produtos , aruinar os projetos e se Deus quiser levá-los à falência.
[/quote]
++[/quote]
Essa foi a coisa mais inteligente que eu ouvi hoje. Agora eu pergunto, estão todos realmente insatisfeitos? pq eu sinceramente estou, e já mudei de trampo algumas vezes, e nada de achar um lugar que eu considere realmente bom. vcs poderiam citar boas empresas pra se trabalhar? que tal criar um tópico a respeito disso? pq eu só vejo nego aqui metendo o pau, mas ninguém dá as opções possiveis, empresas que estão no caminho da luz (essa foi forte…kkkk :lol: )