OO em Java x VB

12 respostas
LucasAdri07

Boa tarde pessoal.

No técnico, estou tendo duas matérias que usam VB para desenvolvimento, uma de Desenvolvimento de Software que trabalha em cima do VB e uma de Estrutura de dados que é uma aula de OO só que em VB(Poderia ser feita em qualquer outra linguagem).

Depois de algumas aulas, sinto uma certa dificuldade em mexer com classes no VB, parece muito mais complicado que em Java.

Será que sou só eu que percebo uma maior facilidade em Java ou é algo comum mesmo?

Grato, Lucas

12 Respostas

E

Que versão do VB o pessoal está usando nesse curso? Se for o famigerado VB6 (morte ao VB6! ) ele é orientado a componentes e não deve ser usado com orientação a objetos, porque nesse ponto ele é terrivelmente ineficiente. Se for o VB.NET ele é uma linguagem orientada a objetos como as outras - já que ele é um encapsulamento do .NET Framework, que é orientado a objeto (embora, é claro, possa ser usada como o VB 6 antigo se você não tomar cuidado).

LucasAdri07

Estamos usando o VB.net

LucasAdri07

Será também porque no Java, nunca fiquei “desenhando telinhas” e era tudo feito na mão, já no VB.net ficamos desenhando tela, e depois colocamos a programação no botão?

LucasAdri07

Mais alguem?

maior_abandonado

com o vb.net você pode fazer uma “aplicação console”(era esse mesmo o nome?) sem tela, assim como no java também pode usar algum framework para fazer “programação no botão”(no caso no evento do botão), por exemplo…

LucasAdri07

Por enquanto nós só estamos desenhando tela e depois criamos um classe…

Só que eu achei bem mais complicado no VB.net

E

É questão de costume.

Se você sabe Java e tolera a verbosidade do VB.NET , e se você for bem disciplinado, vai ver que em VB.NET também é plenamente possível fazer programação orientada a objetos.

Mas eu aconselharia, se você tiver de continuar no ambiente .NET, a aprender C# - ele é bem mais parecido com o Java, afinal de contas ele é filho da mesma linguagem (C++) que o Java. E você pode misturar, no mesmo projeto, classes em C# e telas em VB.NET.

É como você estudar espanhol, uma vez sabendo português: certas coisas são absolutamente iguais (talvez o acento seja um pouco diferente :slight_smile: ) , outras são absolutamente diferentes (não dá para chutar certas palavras em espanhol, mesmo sabendo português arcaico :frowning: ) e outras são pegadinhas. (Palavras iguais ou parecidas, mas com significados completamente diferentes.
O que é “exquisito”, “novia” e “embarazada”? Pois é. Se mesmo em português há algumas dessas palavras (o que é “rapariga” aqui no Brasil e lá em Portugal?) imagine entre o Java e o C#. Mas você se “acostumbra”.

LucasAdri07

Entendo…

Já vi vários cursos de Orientação a Objeto em algumas instituições e até Online e quase sempre a linguagem usada é Java… Achei isso também meio “peculiar”

E

LucasAdri07:
Entendo…

Já vi vários cursos de Orientação a Objeto em algumas instituições e até Online e quase sempre a linguagem usada é Java… Achei isso também meio “peculiar”

Muito antigamente usava-se Objective-C ou Smalltalk para ensinar-se orientação a objetos.
Aí apareceu o Java (que tem um quezinho de Smalltalk e outro parentesco muito distante com o Objective-C) e então ele dominou tudo.

LucasAdri07

Engraçado que os professores do meu curso sempre falam que Java é mais dificil e bla bla bla…

Também, pra uma grade que tem Delphi…

doravan

Entendendo Orientação a Objetos como um conceito, se abstraia da linguagem e procure escrever uma lógica em portugol ou em uma linguagem fictícia. Depois é só procurar as keywords equivalentes da sua linguagem.
C#, Java e VB.Net têm suas nuâncias, mas dá pra fazer praticamente o que você quiser em qualquer uma das linguagens.
A grande diferença entre C# e Java reside nos delegates, mas nada que não possa ser feito com ActionListener, o restante é… digamos, cópia.

LucasAdri07

Vou estudar mais OO em Java e ver se consigo aplicar no VB

Criado 10 de outubro de 2011
Ultima resposta 11 de out. de 2011
Respostas 12
Participantes 4