Também tenho vontade de escrever (ou produzir videos) sobre assuntos que estou estudando, acho legal compartilhar!
Tudo depende do seu objetivo. Se quer focar na produção dos seus artigos e não se preocupar com detalhes da construção de um site, acredito que serviços como o Blogger, Wordpress e até mesmo o Tumblr podem lhe servir perfeitamente e você não precisará gastar um centavo para usar estas plataformas a não ser que realmente queira comprar domínio e investir em templates/temas mais profissionais.
De qualquer forma, se faz questão de construir seu site do zero, difícilmente criar com HTML, CSS e JavaScript puros será viável.
É importante ter um sistema que lhe permita criar, editar e gerenciar todo o conteúdo que você produzir, logo, se já sabe o suficiente a respeito daquele trio citado acima, um possível próximo passo seria aprender Wordpress (o que significa aprender um mínimo de PHP) e criar seu próprio tema personalizado para as suas necessidades.
Outra alternativa muito legal e a que mais me atrai é usar um gerador de sites estáticos como o Jekyll. Com ele você não terá dores de cabeça com questões de segurança e banco de dados. Você gera o site no seu próprio computador e faz o upload para qualquer servidor apenas do HTML puro, seria possível hospedar este site até mesmo no Dropbox, mas o que recomendo é que use o Github Pages como hospedagem. Leia a respeito, pode lhe ser interessante.