Opções de GUI para aplicativos híbridos, online e offline
17 respostas
P
pen_fold_uk
Olá pessoal,
Estamos conversando aqui na empresa sobre uma solução que terá que comunicar diretamente com periféricos, como leitor de código de barras, leitor de cartão e afins.
A solução depende do servidor para funcionar normalmente, mas caso o servidor caia por algum motivo, a aplicação fará as operações de forma offline e depois serão sincronizadas com o servidor (algumas opções serão desabilitadas caso esteja offline).
Algumas sugestões:
ADOBE AIR, mas parece que não é OPEN SOURCE, pois o engine no final das contas é o Flash Player;
Swing, que acho pouco produtivo e atrasado;
HTML 5, a la GMAIL OFFLINE, mas não sei se encontramos mão de obra qualificada para esse tipo de solução facilmente;
SWT, que tem a maioria dos problemas do SWING (na minha opinião);
JavaFX, não sei se deveríamos utilizar isso.
As principais características que procuramos são:
Que seja aberto de forma que não venhamos a ficar presos a um único fornecedor;
Que seja bem utilizado pelo mercado. Esse projeto é bem conservador, não podemos correr riscos;
Que forneça uma interface rica e agradável, possibilitando inclusive a customização por temas (se possível);
Alta produtividade;
Isolamento máximo da lógica de negócio;
Adicione o seu ponto aqui…
Se alguém puder ajudar ficaria muito agradecido.
Obrigado
Para a view contrataria alguém bão em Swing e tocaria ficha.
andrerios
Depende do conhecimento do programador em relação ao Swing… existem L&F otimos por ai gratuitos que nao deixam nada a desejar em relação a beleza…
C
clone_zealot
pen_fold_uk:
- Que seja aberto de forma que não venhamos a ficar presos a um único fornecedor;
Que seja bem utilizado pelo mercado. Esse projeto é bem conservador, não podemos correr riscos;
IMO, se o projeto é tão conservador assim, não vejo pq vcs não poderiam usar Flex…
Tipo, clientes conservadores tendem a não trocar de fornecedor, e a Adobe é um fornecedor com muita credibilidade, logo, não vejo motivos para não user Flex…
E ainda explorando a idéia de troca de fornecedor, caso vcs optassem por Swing, ou SWT, quem seria o outro fornecedor???
Desenvolver um sistema web híbrido com HTML + JavaScript(milhões de frameworks) não deve ser brincadeira… se vcs são conservadores, acredito que isso não seja uma possibilidade real…
Rafael_Nunes
Se os clientes que vão rodar são todos Windows, então não vejo por que não usar Flex+AIR.
Em outros SO’s, a Adobe não mantém tanta atenção em seus Runtimes.
fabim
Ja fiz parte de uma equipe onde criamos uma aplicacao no mesmo esquema (online - offline, tem link sincroniza)
E funcionou muito bem com Swing.
Swing é ruim pra quem usa mal
“- … não sei se encontramos mão de obra qualificada para esse tipo de solução facilmente…”
Isso vale pra Swing tb. É raro encontrar quem saiba usar decentemente.
Eu mesmo me envergonho de muita coisa que fiz na epoca. Pouca gente sabe usar renderes, listeners, decentemente.
R
Rafael_M_Martinelli
Rafael, diria que você pode incluir o Mac OS também. Todos os produtos da Adobe sempre saem ao mesmo tempo para Windows e Mac e ultimamente os betas vem saindo antes para Mac que para Windows. Já tivemos alguns problemas com o Linux com relação ao Flash Player para desenvolvimento. Pelo menos eles falam que está em beta para Linux.
Quanto ao seu problema, acredito que o AIR seria uma grande opção, mesmo porque um dos objetivos dele é suportar aplicações ocasionalmente conectadas. Ele já possui toda uma API de sincronismo, SQL Lite local para guardar as modificações quando desconectado, API para detectar se a aplicação está conectada, API para detectar se existe uma nova versão da aplicação para baixar etc. Essa e outras featuras são importantes e facilitam o desenvolvimento de aplicações com os requisitos que você mencionou.
[]s
P
pen_fold_uk
Pessoal,
Quanto ao ADOBE AIR, quais os custos envolvidos? Além da ferramenta da desenvolvimento devemos pagar licença por máquina onde a aplicação irá rodar?
Obrigado
R
Rafael_M_Martinelli
Como você disse, a ferramenta de desenvolvimento é paga (o Flex Builder que irá virar o Flash Builder), mas o SDK e o runtime do AIR é free.
[]'s
allyssonluan
Hey…
Sobre o Flex/Air:
Você tinha sitado que no caso não é free, rigth?
Corrijindo sua sitação, podemos alegar que o Flex/Air são open-source sim. O que não é gratuito é o Flex Builder, ou seja sua respectiva IDE.
Muitas pessoas se confundem, mas está é a realidade que temos, ou seja, o Flex é um framework que roda através da VM da adobe que a distribuição também é gratuita.
Vale a pena ressaltar também que você pode Desenvolver uma app em Flex(para web) e com algumas configurações utilizar o mesmo código fonte para Air(desktop).
Você irá trabalhar no Flex/Ari apenas com a Regra de UI. Sendo assim, a parte de negócios fica por conta da linguagem que você quiser.
Até mais,
[]'s
fabiofalci
E desenvolver Flex/AIR sem Flex Builder, é viável?
R
Rafael_M_Martinelli
Fabio, é como desenvolver para Java sem usar IDE. É bem complicado!!!
fabiofalci
allyssonluan, bem legal o exemplo, ótimo apelo visual. Se atende o cliente, show de bola.
Rafael_Nunes
Flex Builder pra Linux é free, mas não tem o modo de design e creio que no final deste ano acaba a licença dele.
allyssonluan
Pois então Fabio, para você ver como o mundo Flex vai além. É claro que para fazer aplicações neste porte você irá precisar de outros tipo de Desenvolvedores, como UI Designers e etc… Mas é bem interessante!
Quanto a IDEs para Flex, eu pessoalmente uso Flex Builder pois é Free para estudantes e instituições de ensino.
Existem mais 2 IDES para desenvolvimento com Flex, só não lembro quais são. Elas são Free. Vou procurar e já posto aqui!
allyssonluan
Então pessoal…
Como foi sitado acima, Flex sem IDE é a mesma coisa que Java sem IDE também.
A idéia do Flex Builder é fazer com que você tenha um rendimento maior no Desenvolvimento do Aplicativo. Assim podemos nos preucupar com outras coisas.
Creio que tudo mundo que implementa em Flex com o Flex Builder ama o Modo Design, então, ele serve para isso…
Pensem na idéia do Net Beans para uma aplicação Desktop com Java!
Obs:
O FlexBuilder é free para estudantes e Instituições de Ensino!
Legal né?
Mas o mais interessante também é que existe se eu não me engano 2 IDEs frees, em uma palestra que teve há alguns dias em Floripa(Open TDC) o Mario Junior(Desenvolvedor Flex/Java de Florianópolis) sitou o nome delas. Mas não me recordo muito bem, pois eu mesmo utilizo Flex Builder!
[]'s
heziojansen
Tah, mas qual o valor do Adobe Flash Builder?
Qual real vantagem do flex sobre o javafx??
…
Uma IDE free pra flex eh a FlashDevelop, q eh a mais recomendada, porém eu não consegui trabalha usando ela pq não sei fazer a integração do Flex(FD) com o Java (netbeans/eclipse) jah q fazia a comunicação através do BlazeDS mas tudo integrado no eclipse, foi só separa em mais IDEs pra eu me perde