Participar de um projeto Open-Source é muito legal. Vc conhece pessoas legais, troca conhecimentos, se diverte e aprende da melhor maneira possível, que é botando a mão na massa. Sem falar na satisfação pessoal que é mostrar para a comunidade uma realização concreta! “Vejam, eu fiz isso!!!”
Dependendo do seu projeto e de suas habilidades, a fama virá naturalmente e as pessoas começarão a falar sobre vc respeitosamente. “Fulano falou que isso era assim!”, “Mas beltrano achou isso!”, etc e tal.
Mas fama não enche a barriga e seu efeito é passageiro. Vc fica com o ego inflado durante uma semana, mas logo tudo volta ao normal.
Há alguns anos que eu reparo que a maioria das empresas de sucesso na área de tecnologia são comandadas por pessoas que não entendem nada de tecnologia. Mas como?
Acho que nós programadores gastamos tanto tempo mergulhados em códigos e mais códigos que não sobra espaço para outra área muito mais importante, recompensadora e difícil: EMPREENDEDORISMO
Se o seu objetivo é ser empregado a vida toda e correr atrás de bons salários, pode ignorar essas palavras. Há muito mercado para programadores e profissionais de informática. Não para aqueles geniais, mas para aqueles eficientes, que sabem que para qualquer empresa, o que conta no final do mês é cliente satisfeito e dinheiro no bolso.
Agora se vc já pensou algum dia em ter uma empresa, empregar pessoas, e criar uma fonte de renda que não dependa apenas do seu cérebro e das suas mãos codificadoras, cuidado com a falácia do matemático, que resolve tudo mas não produz nada.
Open-Source é uma febre! Mas porque ao invés de criar projetos Open-Source as pessoas não se unem para criar empresas focadas no mercado, que ao invés da fama corram atrá do lucro?
Como todo mundo, eu tenho algumas idéias. Alguém se habilita ??? Ou vamos abrir mais um projeto lá no Java.Net ???
Um abraço,
Sergio Oliveira
http://www.smartjava.com.br/
http://space4j.dev.java.net/



