Open-Source e o mundo capitalista

Participar de um projeto Open-Source é muito legal. Vc conhece pessoas legais, troca conhecimentos, se diverte e aprende da melhor maneira possível, que é botando a mão na massa. Sem falar na satisfação pessoal que é mostrar para a comunidade uma realização concreta! “Vejam, eu fiz isso!!!”

Dependendo do seu projeto e de suas habilidades, a fama virá naturalmente e as pessoas começarão a falar sobre vc respeitosamente. “Fulano falou que isso era assim!”, “Mas beltrano achou isso!”, etc e tal.

Mas fama não enche a barriga e seu efeito é passageiro. Vc fica com o ego inflado durante uma semana, mas logo tudo volta ao normal.

Há alguns anos que eu reparo que a maioria das empresas de sucesso na área de tecnologia são comandadas por pessoas que não entendem nada de tecnologia. Mas como?

Acho que nós programadores gastamos tanto tempo mergulhados em códigos e mais códigos que não sobra espaço para outra área muito mais importante, recompensadora e difícil: EMPREENDEDORISMO

Se o seu objetivo é ser empregado a vida toda e correr atrás de bons salários, pode ignorar essas palavras. Há muito mercado para programadores e profissionais de informática. Não para aqueles geniais, mas para aqueles eficientes, que sabem que para qualquer empresa, o que conta no final do mês é cliente satisfeito e dinheiro no bolso.

Agora se vc já pensou algum dia em ter uma empresa, empregar pessoas, e criar uma fonte de renda que não dependa apenas do seu cérebro e das suas mãos codificadoras, cuidado com a falácia do matemático, que resolve tudo mas não produz nada.

Open-Source é uma febre! Mas porque ao invés de criar projetos Open-Source as pessoas não se unem para criar empresas focadas no mercado, que ao invés da fama corram atrá do lucro?

Como todo mundo, eu tenho algumas idéias. Alguém se habilita ??? Ou vamos abrir mais um projeto lá no Java.Net ???

Um abraço,

Sergio Oliveira
http://www.smartjava.com.br/
http://space4j.dev.java.net/

Uma coisa pode muito bem levar a outra.

Suportando algum projeto open source, a tua empresa pode ficar bem conhecida e respeitada no mercado. Se voce for um desenvolvedor free-lancer, isso pode te ajudar a conseguir melhores empregos ou valores.
Tambem eh uma otima maneira de aprender e se manter atualizado com as coisas que estao acontecendo.

Rafael

Uhm…

Na última entrevista de emprego que fiz o entrevistador em questão me perguntou como eu poderia saber todas aquelas tecnologias no meu curriculum, já que elas não estavam diretamente relacionadas ao meus projetos devidamente registrados.

Como eu poderia saber coisas como prevalência, implementação de sistemas operacionais,assembly, freebsd e outros tendo trabalhado quase sempre com web?

Acho que a qualidade e utilidade de software livre em si já foi amsi que provada, então vamos nos concentrar no retorno do esforço. Ontem eue stava queimando um CD no K3B para meu irmão, enquantot entava explicar um pouco para um estudante de direito o que é código livre. Fácil, achei um bug no treco. Falei apra ele que se eu como programador fosse resolver aquilo, eu pdoeria mandar para o mantenedor do projeto e tal. Aí ele me perguntou “Ok, vc consertou o sistema, mas o que ganhou?”. msotrei para ele isso aqui. E lembrei que o K3B é livre.

Ok, eu uso um sistema profissional sem custos, conheço muitas tecnologias que nunca teria oportunidade de trabalhar [alguém conhece uma emrpesa brasileira que implemente sistemas operacionais de verdade?]. Siceramente, para mim basta. Além destes benefícios, aidna tem o fato de gostar muito de tecnologia, principalmente projeto e programação, então para mim é um prazer, aidna mais quando não tenho nenhum gerente insano no meu cangote.

Acho que não cabe muito a pergunta ‘por que deixar livre e não abrir emrpesas’. Linus Torvalds morava na Finlândia, longe para cacete dos seus colaboradores. Como um estudante finlandês e meia dúzia de estudantes americanos, todos duros e dependendo dos seus pais ou suas bolsas, motariam uma empresa? É claro qeu nada impede que linu abra hoje sua Torvalds Inc. e atue em base do seu SO, ou crie algo novo, sei lá. Mas naquele momento era impossível.

As empresas que entendem o ‘livre’, como o JBoss Group [ok, ok não é o melhor exemplo, mas o único que me ocorreu] não são tão abertas quanto uma comunidade. Olhem quantos estão usando o Eclipse M1, M2, M3… Estes ‘milestones’ do Eclipse têm uma qualidade suficiente para serem lançados como versões 3.0 por emrpesas, ams projetos OSS têm tendencia a produzirem software muito bom, não improtam pressões de mercado, então precisaram de 9 milestones para decidir que era hora.

Existe muito potencial comercial atrás do OSS, mas creio que o modelo de desenvolvimento deve ser totalmente aberto. A IBM lançou o Eclipse como um consórcio, permitiu que outros entrassem no projeto. Será que estaria esta festa toda se fosse um produto ‘da IBM’, aidna que ‘livre’?

Enquanto eu produzo meu plugin faz-tudo-que-newbie-gosta pro Eclipse, descubro a falha XYZ. Corrijo e ‘commito’ [argh!]. Depois vendo meu plugin por $$$$ a beça. Modelo de negócio muito bom, creio.

Bom, eue stou satisfeito. Aquela entrevista me deu meu atual emrpego, hoje estou trabalhando com estruturas de dados compelxas para sistemas de tempor eal. Sinceramente, eu não aprenderia nada sobre este tipod e coisa fazendo JSP e Servlets, se não fosse o Space4J e o prevayler…

Ah sei lá. pr variar falei demais e não falei nada :stuck_out_tongue:

[]s

Realmente não seria fácil pra eles naquele momento abrir uma empresa. Como falei, abrir uma empresa e vender um produto no mercado é difícil pra baralho !!! Muito mais difícil que começar um projeto open-source no Java.Net ou SourceForge. Muito mais difícil que fazer um programa complexo em Java. :slight_smile:

Mas não é impossível e há exemplos por aí. Por exemplo: Eu sempre achei shareware uma piada, até conhecer um brasileiro que estava ganhando 2000 mil dólares por mês com o seu programinha em delphi. Ele me disse: Fazer o programa é fácil, qualquer pessoa mediana pode fazer um programa em Delphi, já distribuí-lo, vendê-lo, fazer o marketing, etc é difícil pra caramba.

Concluindo: Eu sei que é difícil pra caramba, eu mesmo já quebrei a cara algumas (várias) vezes tentando. Mas se metade do esforço para Open-Source fosse direcionado para algo mercadológico, quem sabe?

Hoje em dia a comunicação e colaboração via Internet é maravilhosa. Vide esse forum e o site do GUJ. No tempo do Linux acho que isso não existia. Era mIRC no máximo… hehehe

Bom, o ponto é que software livre se desenvolve melhor em comundiade do que em emrpesas. Hoje o Linxu tem uma comundiade produzindo e emrpesas vendendo [e apoiando a comundiade]. A própria red Hat têm duas versões, e só as tem porque quem realmetne produz o que rpesta é a comundiade, que não ia concordar em colaborar com algo que não pudessemt er gratuitamente.

Modelos existem, são viáveis e tal, mas o conceito de ‘comunidade’ no desenvolvimento é muito importante. Projetos livres com ‘donos’ não tem, na minah opinião, muito futuro.

Nada, usenet e olhe lá. Po, e IRC é muito maneiro!!!

[]s

Quais são suas idéias?

[quote]Fazer o programa é fácil, qualquer pessoa mediana pode fazer um programa em Delphi, já distribuí-lo, vendê-lo, fazer o marketing, etc é difícil pra caramba.
[/quote]
Fazer programas eh tentativa,erro,competência(ou não…)e resultado!
Daí a distribuir e vender…ugh!Realmente é soda mesmo… :roll:

Olá Pessoal

Sobre a dúvida de empreendedorismo

Tenho uma simples opinião.

Se eu estudei a vida toda, programação, desenvolvimento, modelagem, gerência de projetos, linguagens, tecnologias e plataformas de desenvolvimento, metodologias e especificação de requisitos de software, qualidade e padrões ISO/IEEE CMM e tudo mais.

Por que vou me meter numa administração de empresa sendo que eu não estudei para isso?
Por que vou me transformar em um administrador se eu sou muito mais produtivo como Desenv, Suporte, Consult ou Gerência de Projetos? (Tá certo, eu nunca tentei adm para dizer isso :slight_smile: )

Fica ai a minha opinião sobre a razão das pessoas não investirem em empreendimentos.

[quote=“vfpamp”]
Fica ai a minha opinião sobre a razão das pessoas não investirem em empreendimentos.[/quote]

Que eu concordo, e resumiria em: cada macaco no seu galho :wink:

[]s

O problema do cada macaco no seu galho é o limite. Limite este que é alcaçado quando tu ta numa grande empresa, com um bom salário e fazendo o que tu estudou a vida toda (ou alguma outra coisa do tipo que possa ser dito como “limite”).

Mas ai é que está o problema. Eu acho ruim esse limite. Por mais que eu ganhe bem nessa situação, sempre vai ter um empreendedor que ta ganhando meu salario X 5 (ou X 50) em cima do meu trabalho, e ele ta “” administrando.

Isso tem haver com:
:arrow: não gostar de “limites”
:arrow: coragem
:arrow: correr riscos
:arrow: dar a cara pra bater
:arrow: trabalhar beeem mais do que como empregado
:arrow: conhecer muita gente
:arrow: ter boas idéias
:arrow: colocar as idéias em pratica

Uma coisa importante. Hoje, o sucesso das grandes empresas de tecnologia não está por traz de grande conhecimento tecnológico. Está por traz de grandes vendedores. Podem ter certeza disso.

Interessante…
outro dia li, não lembro onde, sobre como as pessoas mais tímdias são obrigadas a se tornarem extrovertidas, porque este é o padrão de bom empregado.

Sicneramente? Eu gosto de amrketing, business, etc., mas como observador. Odeio enganar alguém, e comércio é basicamente mentir melhor que o concorrente. Prefiro escrever um relatório dizendo que o sistema vai explodir em quinze dias para meu chefe e deixar ele mentir pro cliente.

Limites? Acho qu todo mundo almeja CIO, eu, por enquanto, não. Acho que se achar que em algum momento uma emrpesa não me dá mais desafios, eu procuro outra. Por que eu tenho que ser ‘administrador’? Isto é uma evolução para o técnico?

Não consigo ver esta questão de crescer como se tornar um businessman. Que mal tem em ser o melhro técnico de uma emrpesa de 1500 funcionários? Não é realização suficiente? Dane-se o salário do diretor ser 15x o meu, desde que eu ganhe bem.

Eu não quero fazer MBA. Até faria por gostar um pouco do ramo, mas sem pretensões de trabalhar. Eu sou engenheiro de software, e é isso que me atrai. Não sou vendedor, administrador, gerente geral… não estudo para isso.

Para mim dinheiro não é tudo. Ambição monetária não é tudo. Eu gosto de desafios. Se dá pra aturar o salário e os desafios são interessantes, eu estou adorando.

Mas são opiniões…

[]s

Sim, não tem mal nenhum, e a MAIORIA das pessoas trabalha assim, sem se importar com o salario dos outros “desde que ganhe bem”. Isso não tem problema nenhum e talvez seja até o mais recomentado para se ter uma vida mais tranquila :D. A questão é, se você esta disposto a ganhar mais mas ao mesmo tempo ter muito mais problemas.

Essa é uma questão pessoal e não existe melhor nem pior, eu acho que cada um tem que estar satisfeito com seu trabalho. Eu realmente sou meio louco e não fico satisfeito muito facilmente! hehe Mas atualmente sou empregado, ganhou razoalvelmente bem e por enquanto estou satisfeito :smiley:

O que eu disse no post acima foi sobre o proposto no tópico. Eu vejo muita gente que não está satisfeita com seu trabalho e pensa em abrir uma empresa. Nesse caso tem que se preparar para o pior, muito trabalho, pouco dinheiro, e tentar fazer tudo certo para que o esforço seja recompensado!

Mais problemas que a conversão de 1GB de código legado C?

Mais problemas que fazer algo que 5.000 velinhos com aposentadoria maior que meu salário anual usem?

Os problemas são diferentes, mas a quantidade é equivalente.

[]s

[quote=“marcelomartins”]Mas ai é que está o problema. Eu acho ruim esse limite. Por mais que eu ganhe bem nessa situação, sempre vai ter um empreendedor que ta ganhando meu salario X 5 (ou X 50) em cima do meu trabalho, e ele ta “” administrando.
[/quote]

Suas palavras foram perfeitas !!! Parabéns !!! Precisamos conversar urgente: anota meu MSN Messenger e me chama para trocarmos umas idéias: oliveira_sergio@hotmail.com 8)

Ninguém vai ser maluco de largar emprego e salário garantido pra tentar a sorte abrindo empresa. A não ser que o cara não precise de grana, que certamente não é o meu caso. :lol: (A mega-sena tá acumulada !!!)

A pergunta é: Se as pessoas conseguem se organizar e trabalhar no seu tempo vago em projetos open-source, será que elas tb não conseguem se organizar e trabalhar numa coisa mercadológica. Quando falo mercadológica eu quero dizer uma coisa que possa ser claramente vendida no mercado, como um serviço por exemplo?

Eu sei que é difícil pra kacete fazer uma coisa profissional e comercial no tempo vago, mas se algumas cabeças (e mãos) se unirem quem sabe? Eu já tentei umas 20 vezes e não consegui, mas estou disposto a tentar outras 20 vezes se for necessário. Na maioria das vezes eu tentei sozinho, e já confirmei várias vezes um velho ditado popular: “Uma andorinha sozinha não faz verão !!!”

Me chama no msn messenger que a gente troca umas idéias:

oliveira_sergio@hotmail.com

[quote=“saoj”]
A pergunta é: Se as pessoas conseguem se organizar e trabalhar no seu tempo vago em projetos open-source, será que elas tb não conseguem se organizar e trabalhar numa coisa mercadológica. Quando falo mercadológica eu quero dizer uma coisa que possa ser claramente vendida no mercado, como um serviço por exemplo?[/quote]

O que é uma coisa mercadológica, Sérgio?

Isso envolve deixar de ser livre? Código-fechado orbigatório?

[]s

Não tenho uma definição clara na minha cabeça, mas o que sei com certeza é que é uma coisa que vc possa vender facilmente.

Não tenho certeza, mas acho que o Resin tem código aberto e é vendido. Mas o resin é um produto. Acho mais fácil pensar em serviços. Que tipos de serviços eu poderia vender pela Internet ???

Vc disse q jah tentou umas 20x tocar uma idéia…

O q nao deu errado, o tempo para desenvolvimento ou a idéia propriamente dita?

Venho buscando 1 ( uma ) ideia pra tentar me dar bem faz tempo. Desenvolver eh o de menos, nem q eu tenha q juntar a galerinha no FDS…

Minahs experiências com prestaçãod e serviços agregados a produtos e trabalho fixo é terrível.

Se você prestar um serviço tipo ‘na madruga’, só vai conseguir cleintes pequenos. Se rpestar um 24x7 via celular e e-mail, alguém na sua emrpesa vai xiar. Fora o stress da jornada dupla.

Mas sim, prestação de serviços é o modleo de negócios mais comum para aplicação OpenSource. Você poderia, por exemplo, prestar suporte à programação com o S4J, que é livre. Ao mesmo tempo, continuaria desenvolvendo o produto, junto com uma comundiade. Um carinha lá da casa do cacete começa a te ajudar, e ele também repsta serviço de suporte lá [quem sabe um dia vocês não viram uma multinacional :wink: ]. A questão é: a comunidade existe, ela desenvolve, você presta serviços como uma emrpesa.

Isto é um modelo viável que mantêm o software livre. Que digam dead Rat, conectiva, Novell, IBM…

[]s

[quote=“aborges”]Vc disse q jah tentou umas 20x tocar uma idéia…
O q nao deu errado, o tempo para desenvolvimento ou a idéia propriamente dita?
[/quote]

Aí vai minha opinião pessoal:

Todo mundo está tendo idéias a todo momento, mas entre a intensão e o ato há um abismo. Uma em cada um milhão de idéias dá certo. Não porque uma idéia é melhor que outra, mas porque algumas pessoas são mais empreendedoras do que outras. E ser empreendedor como todo mundo sabe é difícil para caramba. Pelo menos pra mim é, e minha opinião pessoal (posso estar enganado!) é que isso acaba sendo uma regra para os programadores e cientistas, que gastam muita massa encefálica no seu dia-a-dia de trabalho.

Eu suspeito que um dos motivos que minhas idéias não viraram $$$, mas apenas fama e reconhecimento é o ditado:

Uma andorinha sozinha não faz verão !!!

Essas coisas dão trabalho pra caramba !!! Precisa de tempo, dedicação e tesão constantes. Se não a andorinha (e o projeto) morrem bem antes da praia. E como networking tb não é o meu forte (muito pelo contrário), eu sempre enbarquei nesses projetos sozinho mesmo. Já cheguei a conclusão que por esse caminho não vai rolar. Trabalho em grupo é chave da questão, eu acho. :smiley:

Vejam no site da minha empresa que há alguns projetos lá muito maneiros, como o Lohis:

http://www.smartjava.com.br/lohis.jsp

O meu amigo aqui que recebe por mês um cheque de 2000 dólares da SWREG vendendo shareware permitiu que eu publicasse o site dele:

http://www.fairlogic.com

PS: Minhas idéias não viraram grana DIRETAMENTE, mas INDIRETAMENTE deram bastante lucro, pois graças a elas que eu consegui bons empregos. Mas aí voltamos ao início, e o objetivo desse post é exatamente o contrário disso. hehehe

[quote=“pcalcado”]Minahs experiências com prestaçãod e serviços agregados a produtos e trabalho fixo é terrível.
[/quote]

Quem vai prestar o serviço é o seu sistema, não vc. Vc (e eu) presta um serviço para o seu empregador e isso não pode mudar, a não ser que vc ganhe na mega-sena.

É difícil pra caramba mesmo e beira a utopia, mas vou continuar tentando… :smiley: