Open-Source => 1% ajudam / 99% copiam

21 respostas
saoj

Open source é isso aí mesmo. De uma maneira ou de outra o seu código, sua idéia, seu pulo-do-gato vai ser surrupiado.

Parece que a galera do JavaBB manda melhor em negócios e a galera do JForum manda melhor em Java.

Vendo essa briga toda, percebo que Open-Source é um saco. Pode ser bom para ganhar fama na comunidade e talvez arranjar um emprego, mas fora isso não serve para muita coisa.

Quem faz projeto open-source tem que se contentar com pouco mesmo, não pode ter nenhum envolvimento emocional com o código, tem que ser desapegado.

Eu uso o JExt e há pouco tempo atrás li uma mensagem do autor falando que ele tinha cansado de tudo aquilo e que estava abandonando o projeto. A mensagem pra mim é essa: Não espere nada de um projeto open-source, pelo contrário, tenha certeza que as pessoas vão copiar isso sem nem se importar se vc gastou horas ou dias codificando aquilo.

Eu já coloquei um post aqui há algum tempo atrás. Eu condordo com tudo dos projetos open-source, menos com o fato de o código ser aberto para todo mundo. O código deveria ser aberto para quem o mantem, e não para quem quer copiar.

21 Respostas

cbelleza

Isso e uma bobeira de dummie mesmo…

Qdo o codigo e aberto para todos, todo mundo evolui não so o criador…

Se o projeto e ruim mesmo, ninguém vai querer mexer e continuar!!
Isso se chama evolução e qdo e para morrer vai morrer de qualquer jeito…

aborges

Como o saoj disse, apenas 1% evolui. Os outros 99% sao apenas chupins de codigo !

Jair_Rillo_Junior

Mas esse 1% geralmente é o criador e os colaboradores, e essa evolução para eles já é um grande lucro, pois conhecimento é algo que ninguem tira de você e você “quase” nunca perde

saoj

O porém é que para haver espertos tem que haver bobos. Uma coisa não existe sem a outra !!!

Por isso que os meus códigos estão muito bem protegidos e obfuscados e quando começo ou participo de um projeto open-source já parto da premissa que estou doando o código pra quem quiser.

Não sei se no caso do JForum, dá para ter um produto GRATUITO, mas de código FECHADO/OBFUSCADO. Mas certamente teria sido algo que eu consideraria.

cbelleza

Amigos,

Um bom hacker como eu, não há codigo FECHADO/OBFUSCADO que não possa crackear…

Desculpa em lhe dizer isso, mas é para vc não ficar chateado depois qdo ver a sua aplicação rodando na minha com algumas coisas a mais… ahaha

Abraços
:twisted: :twisted: :twisted: [/b]

Ironlynx

Vc disse tudo…para alguem ganhar,alguem tem q perder…lei numero 1 da natureza…

Não existe nada seguro em informática…pois da forma q pode ser construido,pode ser desconstruído.Esse paradigma só mudará um pouco com o advento da computação quântica,pois a forma de manipulação dos dados eh diferente da forma tradicional…(acabando o pf eu escreverei no jablo sobre o assunto!)

cbelleza

Isso me parece historia da carochinha… tudo sempre vai ser crackeado e hackeado…

Ingenuo e o que pensa o contrario!
:lol: :lol: :lol: :lol:

Luca

Olá

Esperteza no dicionário não é sinônimo para falta de ética, ausência de escrúpulos, má índole, desvio de conduta e outros termos associados com roubo.

Um conselho muito importante a todos: isto aqui é um fórum público. Não fiquem alardeando que estão aptos a praticar atos que manchem seu nome pelo resto da vida. As vezes um garoto se acha o máximo porque sabe ler hexadecimal ou coisa semelhante e comete atos infracionais. Só para saberem minha opinião, ao contratar alguém a principal característica que busco é a qualidade do ser humano, sua ética e honestidade. Conhecimentos são fugazes e se esvaem com o tempo, mas bom nome é para a vida toda.

[]s
Luca

louds

Qual o problema de xupinharem o código? Qual o problema???

Open Source é isso, se a licensa permite fazerem oque quiserem, vão usar desse direito sim.

É ignorância achar o contrario. As pessoas usam, e não vejo problema nisso, o software da melhor forma que lhes é permitida.

Aquilo que o pessoal do JavaFree não foi legal em termos de politica de boa visinhança, de resto, que eu saiba, tá ok…

Rafael_Steil

“louds”:

Open Source é isso, se a licensa permite fazerem oque quiserem, vão usar desse direito sim.

É ignorância achar o contrario. As pessoas usam, e não vejo problema nisso, o software da melhor forma que lhes é permitida.

Aquilo que o pessoal do JavaFree não foi legal em termos de politica de boa visinhança, de resto, que eu saiba, tá ok…

Bingo.

Rafael

sergiolopes

“louds”:

bingo 2 :wink:

saoj

Rafael,

Tinha como fazer e distribuir o JForum de uma forma gratuira mas sem abrir o código ou isso era inviável ???

Além de vc, quem mais trabalha no código ???

Rafael_Steil

“saoj”:
Rafael,

Desculpe se a pergunta for idiota, mas havia algum jeito de fazer e distribuir o JForum de uma forma gratuira mas sem abrir o código ou isso era inviável ???

Inviavel nao eh. Ele apenas seria menos conhecido, eu teria deixado de conhecer pessoas fantasticas e varias funcionalidades nao estariam tao boas como estao atualmente devido a nao-contribuicao de codigo de terceiros.

Eu vejo o open source como um otimo cartao de visitas. Uma vez que vc faz algo de qualidae e que agrade as pessoas, vc associa uma boa imagem a voce e a / ou a sua empresa, o que pode facilitar negocios em muitos casos.

Rafael

Daniel_Quirino_Olive

É mesmo? Prove!

vamorim

É mesmo? Prove!

Se esta estatística fosse verdade, a reutilização de código teria chegado a um nível fantástico! :wink:

V

A coisa mais legal do mundo é quando você faz um código(pacote, classe, etc), publica na internet e algum estranho, qualquer dia, te manda um email agradecendo por você ter disponibilidado o código pois isso facilitou o trabalho dele. Independente de ele contribuir com o código ou não… é mó legal

[]´s

Hempx

Tbm acho super normal ser assim… geralmente quem trabalha em projetos open-source ama programar… quer ajudar a construir uma grande base de conhecimento publico aonde todos possam usar e os que quiserem ajudar a evoluir… que ajudem… os que nao… nao ajudem… muhaeuheauheauheauhae… e com certeza dinheiro não é sua principal ambição.

Quer dinheiro? Fama? vai trabalhar na globo…!!!

V

“Hempx”:
Tbm acho super normal ser assim… geralmente quem trabalha em projetos open-source ama programar… quer ajudar a construir uma grande base de conhecimento publico aonde todos possam usar e os que quiserem ajudar a evoluir… que ajudem… os que nao… nao ajudem… muhaeuheauheauheauhae… e com certeza dinheiro não é sua principal ambição.

Quer dinheiro? Fama? vai trabalhar na globo…!!!

ou não…

Aqui no fórum não falta exemplos de caras que trabalham com projetos open-source conhecidos e dâo consultoria em empresas que desejam usá-los

E

não há nada na vida em que você perde tempo e esforço sem ganhar conhecimento e experiência. Será que o cara que fez o Kazaa e o Spyke se preocupou tanto em obfuscar, esconder, se proteger, se defender… ele fez e pronto :shock:

Hempx

“Vegetto”:

Aqui no fórum não falta exemplos de caras que trabalham com projetos open-source conhecidos e dâo consultoria em empresas que desejam usá-los

quem???

Daniel_Quirino_Olive

(Post com cara de portfólio do GUJ)
:arrow: Carlos Villela (Prevayler, Webwork e mais alguns aí). Trabalha na ThoughtWorks, em Londres :wink:
:arrow: The Silveira Bros. (vRaptor, GUJ2, GUJ-Chat, PicoContainer*). São donos de uma empresa se mentoring e consultoria, a Caelum.
:arrow: Rafael Steil (JForum, Aspects#). Esqueci onde ele trabalha (EDITA AQUI, RAFAEL!), mas trabalha!

De cabeça, estes são os únicos que me lembro. Sei que tem mais gente por aqui, mas estes já são um bom começo :wink:

Criado 3 de novembro de 2004
Ultima resposta 4 de nov. de 2004
Respostas 21
Participantes 14