Open source é isso aí mesmo. De uma maneira ou de outra o seu código, sua idéia, seu pulo-do-gato vai ser surrupiado.
Parece que a galera do JavaBB manda melhor em negócios e a galera do JForum manda melhor em Java.
Vendo essa briga toda, percebo que Open-Source é um saco. Pode ser bom para ganhar fama na comunidade e talvez arranjar um emprego, mas fora isso não serve para muita coisa.
Quem faz projeto open-source tem que se contentar com pouco mesmo, não pode ter nenhum envolvimento emocional com o código, tem que ser desapegado.
Eu uso o JExt e há pouco tempo atrás li uma mensagem do autor falando que ele tinha cansado de tudo aquilo e que estava abandonando o projeto. A mensagem pra mim é essa: Não espere nada de um projeto open-source, pelo contrário, tenha certeza que as pessoas vão copiar isso sem nem se importar se vc gastou horas ou dias codificando aquilo.
Eu já coloquei um post aqui há algum tempo atrás. Eu condordo com tudo dos projetos open-source, menos com o fato de o código ser aberto para todo mundo. O código deveria ser aberto para quem o mantem, e não para quem quer copiar.