Open Source m Empresas

Ola

Gostaria de saber a opiniao de todos quando ao Open Source, sera que vale a pena prestar serviços nessa área no Brasil? ter uma empresa rodando a Linux, postgreSql, php e tal…

existe clientela pra uma empresa que presta esse tipo de serviço?
eu ainda é muito descriminado pelos diretores de empresas?

alguem pode me passar links de sites de empresas especializadas nesse foco? alguem trabalha em alguma dessas empresas?

obrigado

Open Source é o futuro!

Pelo q euvejo só não é mais explorado por questões de cultura.

Quando uma empresa contrata uma empresa especializada em serviços de informática talvez os diretores da empresa possam ter essa discriminação mas, afinal de contas, somos nós que conhecemos a tecnologia, não eles, cabe a nos orientar a decisão.

O Open Source não tem propaganda, por isso é menos difundido entre pessoas de fora da área, mas nada que uma boa exposição e argumentação dos pros e contras de ambos os lados não resolva.
E sem a necessidade de puxar a sardinha para nenhum lada, o Open Source é muito mais vantajoso.

Tudo bem que tem pessoal cabeça dura, mas sabendo argumentar acho q o Open Source leva vantagem de longe.

Se você chega para um dono de empresa , conversa com ele mostra gráficos de quanto ele vai conseguir diminuir seus custos usando Open Source sertamente ele vai querer trocar o problema e que muitas pessoas que oferecem isso não sabem como por exemplo chega numa empresa e fala que vai colocar o OpenOffice lá no lugar do Ms Office , o dono da empresa vai amar sabendo que e free , o problema ocorre com os usuários em si que tem medo imagine eles tão acostumados a ir naquelas escolas fazer curso para aprender usar uma ferramenta e chega na empresa vc quer empurar outra , você tem que saber persuadir essas pessoas. Infelizmente aqui na empresa não utilizam ainda software open source pq os donos são loucos por aquele monopolista americano .

eu trabalho em uma empresa onde usamos apesar soluções open source.

A aceitação do mercado é muito maior do que parece.
Quanto a essa historia de usar simplesmente pq o custo é muito menor, quem faz isso, por favor pare! Vc não vai usar OSS pq é di-gratis, mas pq é 1 solução muito melhor que a proprietaria, o custo é apenas um dos muitos argumentos.

O grupo votorantin tem 1 monte de servidores linux, e pode apostar que não é pq sai mais barato que colocar Windows/Solaris/AIX/etc pq eles tem 18milhões ao ano de verba para investir em informatica.

Me desculpe se não fui claro! oq quis dizer é que existem empresas que pensam mas se e livre para quem irei pedir suporte e coisas parecidas entende. Já que voce trabalha numa empresa da area gostaria de saber se existe alguma empresa que voce conheça que tenha implantado linux nos desktops ?

realmente existem muitos mitos que precisam ser derrubados:

-Software Livre não significa software gratuito. Se eu quiser queimar 1 CD com, sei lá, todo ambiente LAMP, eu posso! E cobro quanto eu bem quiser!
-Software Livre e aplicações comerciais fechadas podem coexistir perfeitamente. Ok, ok, sem sempre…
-Desenvolver Software Livre não signifca desenvolver pro teu concorrente de graça.
-Software Livre possui suporte sim, pela comunidade ou por empresas privadas e funciona quase tão bem ou melhor que o equivalente privado.

Existe um monte de empresas que suportam linux em desktop, a mais conhecida é a Ximian, queima o iso do XD2, muito show. Aqui no Brasil são realmente poucas.

Posso falar de mim e da minha afinal, auto-promoção rola solto aqui;eu, junto com um associado meu, estamos desenvolvendo uma distribuição cunhada para ser usada pela rede administrativa de uma das maiores universidades do pais. A empresa qual trabalho atualmente desenvolveu e intregrou estações Linux com servidores Windows em 1 hospital paulista de medio porte.

Ok, ok, ok, Vamos la…

É muito bonito falar em OS e tal, tem muitas vantagens e realmente muitas eu concordo com os amigos.

Mas business são business, grana, money, e isto sim é a principal preocupação, e ninguém quer perder.
Então eu deixo uma questão:

Porque empresas gigantes de varios setores, invesetem grana em produtos pagos na área de tecnologia?

São inocentes e seus CIos ainda não enxergaram estas “vantangens”?

Agradeço esclarecimentos.

não, por que existem diversas soluções muito boas open source, e diversas soluções pagas.
se você estiver pagando tecnicos realmente bons, você vai poder utilizar o melhor dos dois mundos.

OSS não é a solução para todos os seus problemas, nem o software pago é :slight_smile:

por exemplo, ainda não consegui reproduzir as mesmas funcionalidades do exchange com OSS, ja o ISA Server, não chega aos pes de um firewall linux :slight_smile:

[quote=“dukeman”]Ok, ok, ok, Vamos la…

É muito bonito falar em OS e tal, tem muitas vantagens e realmente muitas eu concordo com os amigos.

Mas business são business, grana, money, e isto sim é a principal preocupação, e ninguém quer perder.
Então eu deixo uma questão:

Porque empresas gigantes de varios setores, invesetem grana em produtos pagos na área de tecnologia?

São inocentes e seus CIos ainda não enxergaram estas “vantangens”?

Agradeço esclarecimentos.
[/quote]

Por 1 milhão de motivos não se usa OSS. Dentre os mais comuns, posso citar:

-desconhecimento, o cara sempre usou windows e nunca foi atraz de saber oque é esse tal de linux.

-ignorancia, leia meu post anterios sobre os mitos.

-marketing, quantos comericiais da microsoft e da oracle voce ja viu? e quantos relacionados a OSS de qualquer outra empresa?

-politica e/ou falta de ética, sistemas são caros, então pq não comprar aquele sistema daquela empresa que vc tem uma divida e falar por cara superfaturar a nota no valor da tua divida?

-cultural, ainda existe puro e simples reconceito contra OSS.

Sem duvida para muitos casos OSS não tem solução, imagine que vc tem 1 massa de dados de 5 teras e precisa processar 20mil transações por minuto, não adianta que nem mysql, nem postgresql, nem outro banco livre vai aguentar o tranco, vc vai precisar rodar um oracle, db2, sybase, etc…

Ahh,

Tem uma desvantagem, a qual acredito ser a principal, que não permite uma maior aceitação do OS nas empresas: responsabilidade.
Uma empresa grande que vai montar, por exemplo, sua área de armazenamento, está disposta a dispender uma grande quantia em troca de confiabilidade. Eles não estão interessados em economizar neste aspecto, já que querem que a empresa contratada se responsabilize caso algo saia errado. Seria mais ou menos: “Se ferrar tudo, temos quem processar”. Por isso ainda a Microsoft fecha contratos milhionários, usando software ruim e caro.
Mas isso está mudando, pois as maiores concorrentes estão apostando no software livre, na tentativa de derrubar a hegemonia da Micro$oft.

Acredito que isso eh um mito e tem mais a ver com o preconceito ja citado. :slight_smile:

Entao… mas o que isso tem a ver com software livre (ou OSS)? Se a IBM da (hipoteticamente) a mesma garantia que a Microsoft, mas usando Linux, qual o problema? :slight_smile:

O que acontece, a meu ver, eh que existem preconceitos como:

Linux e software livre eh coisa de nerd e academicos. Ninguem se responsabiliza se der pau.

Claro! Ninguem esta pagando para que eles se responsabilizem… pague para alguem e cobre deste alguem.

A GPL (e outras licencas livres) nao me da nenhuma garantia.

Claro. Agora leia a EULA do MS-Windows e veja que garantias voce tem. :slight_smile:

As pessoas menos informadas “acham” que ninguem esta por tras do software livre… mas a coisa nao tem a ver com software livre.

Se voce tem uma consultoria que cuida das coisas para tua empresa, tanto faz se ela usa software livre ou proprietario, nao? Basta que tudo funcione a contento.

Se voce nao tem uma consultoria e vai fazer tudo “na mao” e sozinho (de repente vc soh quer colocar um servidorzinho web para rodar na sua pequena intranet), pois bem - voce esta sozinho e por sua conta, tanto usando Apache quanto usando IIS. Ninguem da suporte de graca. Claro que usando software livre voce esta em vantagem: existe uma comunidade inteira que pode te dar uma forca… :slight_smile:

Ou seja, a questao de responsabilidade nao influencia, na minha opiniao. Tente processar a Microsoft ou qualquer outra empresa por bugs em seus softwares e voce tera certeza disso.

O argumento que eu aceito que possa ser utilizado contra a utilizacao de software livre eh o argumento tecnico. Exemplo: voce tem zilhoes de transacoes no seu site por minuto e precisa de um super servidor multi-processado e etc, que tem um melhor desempenho usando um UNIX tradicional (AIX, HPUX, Solaris, etc) do que o Linux ou FreeBSD (ou outro sistema livre). Otimo, fazer o que? O Linux/FreeBSD/etc ainda nao atende tua necessidade. Sera necessario investir num sistema mais robusto.

Agora, isso nao tem a ver com o software ser livre ou nao.

Eh isso. Apenas meu R$ 1,68. :wink:

Marcio Kuchma

uehuehuehuehuehue… voces sao tristes hein… eu NAO escrevi isso… :smiley:

Marcio Kuchma

responsabilidade?

que tal falarmos de responsabilidade das empresas tradicionais de software?

Oracle 9i UNBREAKBLE, SEIS empresas independentes de analise de segurança validaram TODO o oracle de ponta-a-ponta. Mesmo assim não encontraram nenhum dos SEIS BUGS de buffer overflows que rendiam o oracle por completo ao atacante.

Microsoft NT4, a MS disse que não iria mais atualizar esse OS pq não tinha capacidade técnica para tal.

SunOS 2.5/2.6, para melhorar a perfornance do seu SO como servidor de NFS a SUN concientemente introduziu um bug na implementação de UDP, o SO por padrão não calculava o checksum dos datagrams.

Quer mais algum exemplo de responsabilidade das grandes empresas?

A diferença no OSS é que voce contrata empresas associadas ao desenvolvimento de um determinado software para prover o suporte.

Eu acho que OSS vai dominar, por um simples motivo: a própria existência de OSS.

Mais dia, menos dia, alguém vai desenvolver um software livre que roube um nicho de mercado, deixando pra trás os concorrentes pagos. E o que acontece com o nicho? Fica “Livre”? Quem vai pagar 600 dólares por um software, quando pode baixar um equivalente de qualidade pelo seu link de banda larga e ter total tranquilidade?

A própria existência de software livre fará com que as pessoas deixem de pagar pelo software. O que grande parte das empresas de hoje faz, é vender um produto desenvolvido em cima de várias tecnologias gratuitas. Se for um produto de sucesso, alguém vai desenvolver um equivalente gratuito algum dia.

Qual a saída? Vender serviços! A Aberium, empresa onde eu trabalhava, tem um produto fortíssimo pra fazer gateway: é um Linux com uma configuração básica e um configurador web. Só tem os pacotes essenciais, um apache e um configurador em PHP. Deu um trabalhão pra fazer, mas e aih? Dá pra vender isso?

Dá, por enquanto. Depois, o que vai valer mesmo pra quem compra é a garantia de ter updates pro seu software, funcionalidades pertinentes (como um anti-spam, que vai sair nessa próxima versão) agregadas, e suporte. Ou seja, um serviço em cima do software que é vendido. Vender o conteúdo do CD é ridículo e dura pouco.

[]s