Pessoal estou dando uma olhada neste openBravo, me pareceu bem interessante alguem aqui trabalha com ele e tem alguma coisa pra dizer, dicas, links, opniões e etc.
Atualmente estou usando o FreedomERP mas estou bem descontente com o mesmo.
Pessoal estou dando uma olhada neste openBravo, me pareceu bem interessante alguem aqui trabalha com ele e tem alguma coisa pra dizer, dicas, links, opniões e etc.
Atualmente estou usando o FreedomERP mas estou bem descontente com o mesmo.
Aproveitando o gancho:
http://www.guj.com.br/posts/list/143571.java
Sou iniciante em Java e procuro informações sobre desenvolvimento de sistemas ERP e CRM, porém aqui no fórum não consegui encontrar uma luz. Somente mercado e valores para desenvolver um.
Gostaria de saber por onde começar a estudar e saber se existem livros sobre esse assunto e quais são indicados para um melhor desenvolvimento.
[]'s
MArcio
Estudei um pouco sobre OpenBravo ano passado, porém não gostei muito, não do sistema em sim, mais sim de como o projeto é mantido. O desenvolvedor que mantém o projeto raramente aceita contribuições da comunidade, e também não existe uma comunidade de desenvolvimento brasileira sendo que as empresas que desenvolvem e suportam o openbravo no Brasil divulgam poucas coisas e se mantêm fechadas para contribuições da comunidade.
De uma procurada pelo Adempiere, é um projeto mais aberto, tem uma comunidade já estabelecida e colaborativa no Brasil, um projeto de tradução adiantado e várias adaptações para a realidade brasileira. O projeto de “tropicalização” chama-se AdempiereLBR.
Esse OpenBravo é em que linguagem?
Openbravo ERP uses modern but proven technologies to meet the strict performance and scalability requirements of enterprise grade environments:
Java and Javascript
SQL and PL/SQL
XML
XHTML
Uma época estava pesquisando sobre ERP Livres, e cheguei a testar o Openbravo, o Compiere, o Adempiere(um fork do Compiere) e o FreedomERP. O que achei legal no Openbravo é ele ser web, enquanto os outros são desktop. Achei legal o Openbravo, mas achei o modelo de programação dele meio confusa. Não me aprofundei muito, mas pelo o que tinha visto, ele não usa nenhuma framework MVC. Ele é todo baseado em servlets e a impressão que me passou(repito que não me aprofundei), é não seria nada fácil uma customização grande nele. Se não me engano ele tem tradução para português, mas acho que ele não tem nenhum tipo de ‘tropicalização’ oficial, como já foi dito. E me lembro que na época(isso faz uns 2 anos já), eles estavam para lançar uma nova versão do Openbravo, que iria vir com todo um padrão para facilitar a criação e customização dos módulos. Mas não sei se isso realmente saiu e como foi.
Desculpem a demora.
Na epoca que peguei o FreedomERP eu olhei alguma coisa do Adempiere, na verdade baixei o compiere, mas como estava sem tempo nao mexi muito.
Voce trabalha com o Adempiere?? Sempre tenho vontade de testar o bixo, mas sempre fico perdido nos sites, eles ficam sempre oferecendo treinamento/implantacao e tals.
Tu tem o caminho das pedras ae pra iniciar como bixo? Acabo de achar este site que antes nao tinha: http://www.adempierelbr.com.br/
Com relação ao OpenBravo, ele parece ser bem completo, só nao sei para o Brasil como esta. Agora realmente parece bem complicado a maneira como foi desenvolvido.
Traduzimos o EGG CRM Open Source em português, adaptamos os campos de endereços, fizemos uma parceria para propor um modulo de NFE, e aceitamos muito bem o desenvolvimento da communidade!
Desculpe reviver o topico , é que hoje a realidade do openbravo é bem diferente , suportando cloud , deploys sem alterar codigo fonte (via interface) etc…
Estou com a necessidade de desenvolver/implantar um ERP em curto prazo e se tem estes varios open source porque me matar e começar do zero concordam?
O OpenBravo recebeu um investimento de 6 milhoes de dolares , e pelo que vi até agora compensa investir e modificar o mesmo.
Sobre as licenças GNU que o openbravo esta hoje eu poço modificar e distribuir , porem não licenciando mas ganhando na consultoria… No final das contas voce cobra por:
Implantação/Suporte/Treinamento e desenvolvimento de melhorias .
Ok…
este
EGG CRM Open Source
é Web? qual linguagem? ta no sorceforge?
alguem conseguio encontrar uma solução openSource de qualidade e que seja possível ‘tropicalizar’ …?
Pessoal, bom dia.
Gostaria de saber se o OpenBravo já tem “localização” ou “tropicalização” para o Brasil. Dos citados, atualmente, consideram o OpenBravo com diferencial entre o Compiere, FreedomERP ou AdempiereLBR?
Abraços!
Opa, não conhecia, parece massa.
Outro dia eu descobri por acaso foi um da fundação Apache chamado Ofbiz, já viu FredFerrão? http://ofbiz.apache.org/
Olá, boa tarde.
Em relação ao Ofbiz, eu trabalhei com o módulo Open Source E-Business / E-Commerce em 2006. Não foi muito aceito pela dificil manutenção / performance na época (equipe de 10 desenvolvedores), algo que não foi para frente apesar do alto investimento. Quem propos a arquitetura para o cliente nessa época foi o Bruno de Souza.
Abraços.
[quote=kicolobo]Opa, não conhecia, parece massa.
Outro dia eu descobri por acaso foi um da fundação Apache chamado Ofbiz, já viu FredFerrão? http://ofbiz.apache.org/[/quote]
[quote=kicolobo]Opa, não conhecia, parece massa.
Outro dia eu descobri por acaso foi um da fundação Apache chamado Ofbiz, já viu FredFerrão? http://ofbiz.apache.org/[/quote]
Opa kiko, entao, primeiro um detalhe, esta thread é de 2009
Na época não cheguei a ver este ofbiz não, os que vi foram os citados acima: Adempiere/Compiere, FreedomERP e OpenBravo, na época acabamos ficando com o FreedomERP mesmo, pq se mostrou o menos complexo de pegar e sair usando/implementando, como comentou o serathiuk, o OpenBravo usava(nao sei como é hoje) um framework/estilo proprio, não era um app java nos padroes mais usados, e que bastasse tu saber java que ja iria sair do lugar, parecia um novo conceito a ser aprendido, mas não posso falar muito pq realmente nao me aprofundei.
Bom o problema do FreedomERP, apesar de termos escolhido ele por ser um app swing padrao, é o fonte dele, MADRE DIO, pensa num código horrivel, o que pensei logo de cara é o cara, programador de 20 anos em delphi, pegou um livro daqueles “aprenda java em 21 dias” e fez o Freedom :twisted: , sério o cara nao se aguentou e implementou uma TABLE em java :shock: , era heranças from hell, e classes gigantes.
Mas eu nem estou mais envolvido com isto, falo nós escolhemos, mas na verdade era apenas eu de desenvolvedor e um amigo na parte comercial e de dominio do negocio, na época peguei o freedom, implementei a NFe nele, e implantamos em ± uma duzia de clientes.
Boa noite Pessoal,
Conheço OpenbravoERP a algum tempo e já existe tropicalização (tributação), NF-e, EFD’s etc…
Distribuidor Master no Brasil é a Disoft.
Inclusive eu ajudei no desenvolvimento rsrs
Qualquer duvida, estamos ai
Abs
Segue um link de uma config avançada de impostos para o Brasil
Abs