recentemente surgiu, na nossa empresa, a idéia de adotarmos um EPR que fosse opensource. Dentre os ERPs encontrados, o que aparentemente melhores são: Compiere, ADempiere e o OpenBravo.
Gostaria da opnião de alguém que já teve algum contato ou andou realizando alguma pesquisa semelhante sobre estes 3 ERPs, e em relação a adaptação deles à legislação Brasileira. Sei que o Compiere recebeu um financiamento da Finep, órgão do governo federal, então provavelmente deve estar bem adaptado. O ADempiere é o “filho” do Compiere, na versão brasileira, ele está no mesmo nível de adaptação do Compiere?
O OpenBravo é bem falado fora do Brasil, mas ainda não pesquisei muito sobre ele e não sei se possui uma versão adaptada ou como está adaptado.
Eu já dei uma olhada no Freedom sim, mas não me convenceu muito… hehe
Aqui neste forum http://forum.kenos.com.br/viewforum.php?f=9 parece ter bastante informações sobre Compiere/Adempiere. Estou esperando a aprovação da minha conta para perguntar para o pessoal de lá qual seriam as diferenças entre ambos e qual eles recomendam. E depois também eu posto aqui o que eles me responderem.
[quote=rubone]Eu já dei uma olhada no Freedom sim, mas não me convenceu muito… hehe
Aqui neste forum http://forum.kenos.com.br/viewforum.php?f=9 parece ter bastante informações sobre Compiere/Adempiere. Estou esperando a aprovação da minha conta para perguntar para o pessoal de lá qual seriam as diferenças entre ambos e qual eles recomendam. E depois também eu posto aqui o que eles me responderem.
[/quote]
Bom ele tem muita coisa, mas da um trabalho danado entender tudo e tals devido a falta total de doc.
Entao tava la no site do compierebrasil, ai quando tu vai em download ele fala assim:
[quote]Ainda vamos disponibizar o download da nossa versão do Compiere, mas indicamos o download do Adempiere que tem mais funcionalidades que o Compiere e é o projeto que estamos trabalhando agora. Acesse http://www.adempiere.com.br.
Se quiser fazer o download mesmo assim, preencha o formulário abaixo e clique em enviar para fazer download do arquivo.[/quote]
Ai fiquei meio confuso hehe. Vou dar uma olhada neste forum que vc passou!
Ae galera, dei uma pesquisadinha no Open ERP que o Taz sugeriu. No forum deles tem um cara que diz ter experiência já com o ADempiere e o OpenBravo. http://openerp.com/forum/post27921.html?sid=c1a13704045dabf3660fbd7dd8ea0e38
Segundo ele o OpenERP é bem superior aos demais ERPs open source.
Porém há pouca coisa traduzida para o português e acredito que também pouca coisa, se não nada, adaptado à legislação brasileira.
De acordo com o que eu interpretei, do melhor ao pior estão:
1º OpenERP
2º ADempiere
3° OpenBravo (Não sei a razão, mas não foi muito bem falado)
[quote=gpecurto][quote=cs.santos0]Aqui na empresa, utilizam o Adempiere…agora que esta tudo instalado bunitinhu, num vi ninguem reclamar…
mas fui eu q instalei no server aki e posso dizer q o bixo é chato pra instalar/configurar…da um trampo do cacete e quase num tem resources…[/quote]
Oi, consegiu instalar com os menus opções e todo o interface em Portugues?
Já instalei, apliquei o Language pack e não muda o UI para Portugues…[/quote]
Não testei ainda, mas se seu Browser tiver em inglês, possivelmente não vai adiantar nada Coloque nas preferências dele - PT.
Trabalho no Ministério do Planejamento/Telebrás e estamos pesquisando ERPs Opensource.
avaliamos esses :
-Adempiere : acho que é o melhor , pois várias funcionalidades já estão tropicalizadas, inclusive a emissão de NFe. É em java , o desenvolvimento é realizado por dentro da própria aplicação.
-OpenERP: excelente usabilidade, mas com poucas funcionalidades tropicalizadas, quando comparado ao Adempiere
-ERP5: muito complicado para Instalar.
Transações automatizadas
E-commerce
Gestão de Recursos Humanos (H / R)
Funcionalidade Multi Moeda
Funcionalidade de Ponto de Venda (POS)
Gestão de Portfólio
Supply Chain Management
Preparação de impostos
Warehouse Management
Vocês que já trabalharam ADempiere; qué acreditam?
Muito obrigado!
Sou iniciante aqui no grupo e vi essa discussão que aconteceu há um bom tempo atrás.
Porém estou exatamente com as dúvidas semelhantes a que o pessoal colocou abaixo:
O ADempiere é realmente uma boa ferramenta e está adaptada a legislação Brasileira ?
Dou aula de processos em uma Faculdade e temos um ponto da disciplina onde avaliamos ERP com código aberto.
O OpenBravo sempre teve a melhor avaliação, mas estou com dúvidas, pois tenho lido sobre o ADempiere e parece que nas versões atuais atendem ao que precisamos na nossa legislação.
Alguém de algum ponto vulnerável quanto a legislação sobre esse ERP que poderia inviabilizar a implantação do mesmo em algum segmento ? Como Speds, tributos estaduais (ICMS), ST, etc ?
Também possuo cliente que teriam interesse em um ERP.
Também tenho interesse, porem aparentemente foi abandonado no Brasil devido ao alto custo da manutenção em Java, exceto meia duzia de empresas que persistem nesta ferramenta opem !
Estou bastante envolvido nesta área de ERP’s de código aberto pois trabalho em uma empresa que utilizou o Adempiere por 4 anos, e recentemente migramos para o iDempiere (nova versão, baseada em uma plataforma muito mais atualizada).
Sofremos muito no passado com o “amadorismo” dos projetos de localização (LBR), que tinham funcionalidades incompletas, e quase nenhuma empresa especializada que pudesse oferecer um suporte (pago) para quem estava usando o sistema. Em um determinado momento, quase desistimos de usar, até que por recomendação de um conhecido de faculdade, conhecemos o pessoal da devcoffee.com.br.
Foram super receptivos e profissionais, nos levaram para conhecer vários casos de sucesso e então fechamos um contrato de migração & suporte que temos até hoje. Nossa instalação hoje conta com mais de 50 usuários simultaneos, eu sou responsável por toda a parte de suporte dos servidores e aos usuários na parte funcional, e me arrisco com algumas coisas mais básicas em programação (Java), e o pessoal da devcoffee faz toda a parte “pesada” de atualização e desenvolvimentos.
Se alguem se interessar, me mandar mensagens inbox posso dar maiores informações.