OpenGl - aplicar textura a sphere

Boas

Como é que posso aplicar texturas a uma esfera deste tipo

Glut.glutSolidSphere(60, 100, 100);

Obrigado e Boas Festas

O glut não vem com o mapeamento de texturas habilitado por padrão. Lementável, não?

Mas você pode fazer isso pela glu, eis um exemplo em JOGL:

[code] private void solidSphere(double radius, int stacks, int columns)
{
GLU glu = new GLU();

    GLUquadric quadObj = glu.gluNewQuadric();
    glu.gluQuadricDrawStyle(quadObj, GLU.GLU_FILL);
    glu.gluQuadricNormals(quadObj, GLU.GLU_SMOOTH);
    glu.gluQuadricTexture(quadObj, true); //Esse e o comando que falta na glu
    glu.gluSphere(quadObj, radius, stacks, columns);
}[/code]

Basta dar o bind na textura desejada antes de chamar a função. Se você não tem noção de como se mapeia e aplica texturas, leia os artigos:
Ponto V! - Texturas Parte 1
Ponto V! - Texturas Parte 2

Eu estou a usar a biblioteca Tao.FreeGlut.

O GLU que está na linha 3 poderá ser trocado por Glut??

O que estou a tentar fazer é criar uma esfera há volta de um tabuleiro de forma a criar um ambiente mais proximo, de modo a definir limites, acha que é esta é uma boa maneira ou poderá existir melhores técnicas??

Obrigado

Não, mas pelo que li dessa biblioteca, deve haver a classe Glu por lá também.
Ela é padrão do OpenGL, acho muito pouco provável que não esteja lá.

Você não usou a função gluLookAt? É no mesmo local.

É uma boa. Essa técnica é chamada de SkyBoxing.

gluLookAt não estou a usar, eu sou novo ainda no OpenGL.

está-me a dar erro na criação do objecto
Glu glu = new Glu();

e nesta linha
Glu.gluQuadricTexture(quadObj, true);

as restantes ja nao dao erro

Já consegui resolver o anterior problema, mas agora surgiu o seguinte, já tinha aplicado uma textura a um cubo e agora com a da esfera passei a ter 2 texturas diferentes na área de desenho.

Só me está a desenhar a ultima que corre, como posso orientar que cada objecto fique com a sua textura??

Basta dar um bind para cada textura. Leia os tutoriais indicados acima, pois você precisa entender bem os conceitos antes de sair tentanto usa-los.

Tentei aplicar como me indicou no tutorial mas acontece o mesmo, uma textura está a ser substituida por outra.

Ola pessoal, estou desenvolvendo uma tv, e quero colocar a tela com alguma textura. Sou iniciante no Java, consegui compilar o código mostrado, mas minha pergunta é, isso é possivel fazer com um retângulo em 3d