Boas
Como é que posso aplicar texturas a uma esfera deste tipo
Glut.glutSolidSphere(60, 100, 100);
Obrigado e Boas Festas
Boas
Como é que posso aplicar texturas a uma esfera deste tipo
Glut.glutSolidSphere(60, 100, 100);
Obrigado e Boas Festas
O glut não vem com o mapeamento de texturas habilitado por padrão. Lementável, não?
Mas você pode fazer isso pela glu, eis um exemplo em JOGL:
[code] private void solidSphere(double radius, int stacks, int columns)
{
GLU glu = new GLU();
GLUquadric quadObj = glu.gluNewQuadric();
glu.gluQuadricDrawStyle(quadObj, GLU.GLU_FILL);
glu.gluQuadricNormals(quadObj, GLU.GLU_SMOOTH);
glu.gluQuadricTexture(quadObj, true); //Esse e o comando que falta na glu
glu.gluSphere(quadObj, radius, stacks, columns);
}[/code]
Basta dar o bind na textura desejada antes de chamar a função. Se você não tem noção de como se mapeia e aplica texturas, leia os artigos:
Ponto V! - Texturas Parte 1
Ponto V! - Texturas Parte 2
Eu estou a usar a biblioteca Tao.FreeGlut.
O GLU que está na linha 3 poderá ser trocado por Glut??
O que estou a tentar fazer é criar uma esfera há volta de um tabuleiro de forma a criar um ambiente mais proximo, de modo a definir limites, acha que é esta é uma boa maneira ou poderá existir melhores técnicas??
Obrigado
Não, mas pelo que li dessa biblioteca, deve haver a classe Glu por lá também.
Ela é padrão do OpenGL, acho muito pouco provável que não esteja lá.
Você não usou a função gluLookAt? É no mesmo local.
É uma boa. Essa técnica é chamada de SkyBoxing.
gluLookAt não estou a usar, eu sou novo ainda no OpenGL.
está-me a dar erro na criação do objecto
Glu glu = new Glu();
e nesta linha
Glu.gluQuadricTexture(quadObj, true);
as restantes ja nao dao erro
Já consegui resolver o anterior problema, mas agora surgiu o seguinte, já tinha aplicado uma textura a um cubo e agora com a da esfera passei a ter 2 texturas diferentes na área de desenho.
Só me está a desenhar a ultima que corre, como posso orientar que cada objecto fique com a sua textura??
Basta dar um bind para cada textura. Leia os tutoriais indicados acima, pois você precisa entender bem os conceitos antes de sair tentanto usa-los.
Tentei aplicar como me indicou no tutorial mas acontece o mesmo, uma textura está a ser substituida por outra.
Ola pessoal, estou desenvolvendo uma tv, e quero colocar a tela com alguma textura. Sou iniciante no Java, consegui compilar o código mostrado, mas minha pergunta é, isso é possivel fazer com um retângulo em 3d