OpenJDK

Qual o impacto que, vocês acham, que a plataforma Java vai sofrer com a abertura do código pela Sun (OpenJDK)? A plataforma corre o risco de fragmentação, com diversos “sabores” do Java por ai?

Eu acho ótimo porque isso vai forçar features polêmicas - closures, continuations etc. - a serem implementadas se protótipos GPL delas forem adotados pela comunidade.

Acho é que o OpenJDK vai acabar “matando” aqueles projetos (gcj, kaffe etc.) e os forçando a nichos específicos (gcj para compilação de código nativo com front-end jikes, kaffe para dispositivos embarcados etc.)

Não acho isso bom. O java deve crescer de forma ordenada, sem ninguém “forçando” a inclusão de features. Se a comunidade quer closures e outros, que entrem no JCP e o façam.

Também não acho q surgirão vários sabores de java, já que java é uma especificação, e para ser java de verdade tem que estar dentro da especificação.

:wink:

Não é tão simples assim… hehehe

Além do que, de um bom tempo para cá a maior parte das jsrs famosas surgiu por pressão do mercado (com produtos opensource alternativos).