Olá a todos.
Resolvi criar esse tópico para tomar uma decisão a respeito do rumo que devo tomar nos meus estudos.
Conclui a pouco uma etapa de um projeto que estou desenvolvendo em uma aplicação desktop, tudo isso a nivel de estudo, não é nada comercial pois estou aprendendo.
O que pude constatar é que a ferramenta Netbeans pode auxiliar e muiton a utilização do swing no java, todavia isso tem um preço a pagar que é a geração de códigos automáticos (muitos códigos) e isso creio eu está me prejudicando.
Estou pensando em refazer o módulo que iniciei no texto mesmo e na unha tentar fazer as cordenadas, porém não quero perder tempo com algo que talvez não seja usual.
Minha pergunta é:
Desenvolvimento usando swing, tentando desenvolver telas complexas usando dos recursos MDI e várias outras funcionalidades deve ser feito usando os recursos de arrastar e colar do netbeans? Isse recurso é o mais utilizado por profissionais da área ou é feito tudo na unha?
Lendo o livro Use a Cabeça, ficou bem claro que o border layout é um desafio enorme no modo visual de desenvolvimento da sua GUI, fico pensando se não é exaustivo e inutil tentar fazer a GUI por linhas de código mesmo que isso deixe o código enxuto.
Por favor, preciso da opinião de vocês e se possivel um tutorial simples de desenvolvimento de algum pequeno projeto, pode ate ser aqueles basicos de sistema de locadora, ou algo do tipo como encontramos para delphi e VB.
Desde já agradeço aos colegas que sempre estão dispostos a ajudar.
T+