Opinião de sistema usando Struts + Spring

Olá,

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre um sistema de autenticação que gostaria de fazer para praticar meus conhecimentos iniciais de struts e spring. Estou um pouco perdida, pois eu vi cada um deles separado e não sei como vou fazer para juntá-los, afinal, o spring framework também pode ser usado como MVC.

O que vocês recomendam?

Atenciosamente,

Kelly

Ola Kelly

o Spring se entingra muito bem com o Struts, apesar que achar que ja que voce vai estudar, comece pelo JSF.

Mais tudo bem.

Veja primeiro as funcionalidades basicas do Spring com o Struts como preenchimento de atributos de um Action atraves de uma arquivo chamado ApplicationContext, como classes Delegate’s ou ate memo parametros passados por um arquivo de configuraçao.

e o mais basico e o que voce provavelmente mais vai fazer uso.

O Spring voce pode usar para muitas coisas alem do MVC com o Spring Web Framework
Ai voce tem que decidir que framework vc quer aprender e investir um pouco de tempo no mesmo.

[quote=afamorim]Ola Kelly

o Spring se entingra muito bem com o Struts, apesar que achar que ja que voce vai estudar, comece pelo JSF.

Mais tudo bem.

Veja primeiro as funcionalidades basicas do Spring com o Struts como preenchimento de atributos de um Action atraves de uma arquivo chamado ApplicationContext, como classes Delegate’s ou ate memo parametros passados por um arquivo de configuraçao.

e o mais basico e o que voce provavelmente mais vai fazer uso.

O Spring voce pode usar para muitas coisas alem do MVC com o Spring Web Framework
Ai voce tem que decidir que framework vc quer aprender e investir um pouco de tempo no mesmo.[/quote]
Aí, brother, estou com esse problema…
Comprei algum material sobre desenvolvimento web, porque até então só havia desenvolvido para desktop (swing), mas tem tantos frameworks que fazem a mesma coisa que não sei por onde começar a estudar… Gostei pakas do JSF, principalmente pela integração dele no Netbeans com um editor visual… Muito irado… Mas o que você me aconselha?
Por onde começo?
Rola eu já começar com JSF?

Nao tem porque estudar outra coisa.

Mais sempre e bom estudar a base.

tipo, jsp, servlets, para voce nao se tornar um desenvolvedor que faz sem saber o que acontece.

para isso basta pegar o material para certificacao web e ler o mesmo.

assim caso na frente surja outro framework, a base que vc vai ter de conhecimento vai tornar muito mais facil absorver o novo modo de trabalho.
:wink:

Valeu, brother… Mas que material para certificação seria esse? Onde posso encontrar?
Estudei um pouco de JSP, até fiz alguns relatoriozinhos com JSP para minha aplicação swing rodando sob o Tomcat…
Aliás, é importante dominar servidores de aplicação? E, nesse caso, o que seria melhor dominar: Tomcat, Glassfish, ou outro?

O material da certificação você pode baixar no proprio site da Java, é a própria especificação da tecnologia.

lá tem tudo que você precisa saber.

vá por mim, esse conhecimento vai fazer uma grande diferença.

Valeu, maninho! Vou considerar os seus conselhos!
Muito obrigado!

Obrigada pelas respostas!

Acho que vou começar usando o struts para as actions e para os jsps e o spring para o delegate e inversão de controle.

Ola Linkel,

Se vc for trabalhar em uma grande empresa, nao precisa dominar tanto assim o Tomcat, porque sempre tem alguem que cuida disso la. Você so tem que estar atento a alguns pequenos detalhes.

Se for trabalhar em lugar pequeno, precisa sim. E eu, ao menos, sempre preferi o Glassfish. Sempre achei o Tomcat pesadão.

Outra coisa, sempre aprenda alguma tendencia de mercado. No caso, Struts2.

Roteiro pra estudar programacao web: Applets, Servlets, JSP, JSF, e ai por diante.

De estudo bom, tem a Caelum FJ21, a apostila é MUITO boa.

Valeu!

[quote=Sergio Figueras]Ola Linkel,

Se vc for trabalhar em uma grande empresa, nao precisa dominar tanto assim o Tomcat, porque sempre tem alguem que cuida disso la. Você so tem que estar atento a alguns pequenos detalhes.

Se for trabalhar em lugar pequeno, precisa sim. E eu, ao menos, sempre preferi o Glassfish. Sempre achei o Tomcat pesadão.

Outra coisa, sempre aprenda alguma tendencia de mercado. No caso, Struts2.

Roteiro pra estudar programacao web: Applets, Servlets, JSP, JSF, e ai por diante.

De estudo bom, tem a Caelum FJ21, a apostila é MUITO boa.

Valeu![/quote]
Sergio, eu sempre tive essa ideia sobre servidores de aplicações. Algumas pessoas mistificam demais e supervalorizam o domínio dessas ferramentas, na minha opinião. Contudo, nunca trabalhei em nenhuma empresa com desenvolvimento; trabalho em casa, em pequenos projetos desktop, até concluir a faculdade no final desse ano; moro no interior de Goiás e por aqui não tem grandes empresas de desenvolvimento, apenas algumas pequenas que só mexem com Delphi, VB, DataFlex (acredita?), e outras porcarias. Mas eu tenho muita curiosidade e vontade de dominar essas ferramentas, principalmente o Glassfish, pois pelo o que já lí a respeito é a ferramenta mais madura e com uma gama maior de recursos, apesar de ser pouco disseminada comparada ao Tomcat. E o JBoss??? Principalmente a galera que usa Eclipse fala muito de JBoss, talves pelo plugin parrudo, mas entra nessa balança?
No livro que comprei trata de Strut também, mas me parece que é o primeiro. Tem tanta diferença assim?
Já estudei um pouco de Applet, bem por cima porque acredito que não compensa aprofundar tanto em Applets, dependendo do caso de uso, mas para ter uma noção, estou estudando, nesse exato momento a estrutura de um Servlet e lendo alguma teoria sobre ele, que julgo ser importante também…
Já criei alguma coisinha com JSP e mesmo sem dominar nada de JavaEE me simpatizei muito com JSF, achei bem maduro comparado aos “concorrentes”, vamos dizer assim, rssrs…
Tinha baixado essa apostila da Caelum FJ21 há algum tempo, mas só hoje comecei a estudar ela… Enfim, vou investir tudo nisso!
Valeu pelas dicas!