Opinião de um programador Delphi sobre Java

http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=645

Outro artigo do autor: http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=644

daniel, o q vc achou da opinião dele ?

Concordo em muitas coisas com ele.
O java não foi concebido para ser o que é hoje.
O que falta nesta plataforma é uma padronização de especificações e não
este monte de projetos paralelos que se tem hoje em dia.
Eu acho que para sistemas empresariais deveria ser utilizado mais abstração sim.
Um modelo de desenvolvimento mais produtivo e inteligente.
Mas se pensarmos em nível de linguagem o Java é absolutamente
imbatível hoje.
O que nós desenvolvedores temos que fazer é não ficarmos indo atrás
de “modinhas” e sim de soluções e padrões concretos.
Essa epidemia OO as vezes é um saco. O que falta é um bom censo geral
e uma maturidade maior.

Muita gente usa Java igual na época do VB. Tudo mundo está usando.
Sem nenhum critério. Hibernate, Struts, JSF, Tralalá…etc vão no mesmo
caminho…

Tratar eventos dos objetos assim como Delphi os implementa e não da forma ridícula como são feitos em Java.

Hahahaha! Nego é louco! Ele não sabe nem onde está.

[editado]Há! E tem um detalhe que ele simplesmente esqueceu: ele vai continuar desenvolvendo em Delphi pelo menos até quando a Borland continuar dando suporte. Por que o Kylix parece que já foi pro saco. O VB6 a MS já mandou pro inferno também. É uma beleza! Eu lembro bem em meados da década de 90, quando perdi quilos de código em Turbo Pascal pq a Sra. Borland sumiu com ele e o port pra um outro compilador pascal era inviável e todo mundo já estava com aquela sensação de que os programas para DOS acabariam logo, o que na prática não se confirmou. Minha bronca com Borland e Microsoft são essas – sem + nem - eles te soltam em queda e vc e seu investimento que se f*.[/editado]

Qual sua sugestão?

Conheço 4 pessoas que programam OO devidamente. Não sou uma delas :expressionless: Concordo com você que há uma epidemia de pessoas tentando programar utilizando OO (meu caso), e de um outro bom punhado que acha que está desenvolvendo projetos OO. Mas pessoas que fazem o treco direito são raras.

[quote]Muita gente usa Java igual na época do VB. Tudo mundo está usando. [/quote]Concordo completamente. Pessoal quer saber de fazer telinhas arrastando as coisas e conectar no banco.
Mas não entendi sua linha de raciocínio para chegar na crítica aos frameworks existente hoje em dia. Frameworks maduros são soluções concretas para problemas comuns, não vejo nada de errado no bom uso deles.
Por exemplo o Hibernate, que se tornou um padrão Java. Em que plataforma Microsoft uma equipe de desenvolvedores open source teria essa oportunidade? Como é possível alguém achar ruim ter um monte de opções para realizar uma mesma tarefa?

Nao sei como o Delphi trata eventos, mas sobre a parte de a implementacao do Java ser ridicula, eu concordo. Inner classes anonimas sao pavorosas quando se ve que, na verdade, o que eles queriam eram closures, mas nao teriam performance, e a JVM teria que sofrer adaptacoes em pontos meio dolorosos. A AWT, Swing e SWT pagam o pato por essa decisao ate hoje :?

[quote=danieldestro]http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=645

Outro artigo do autor: http://www.linhadecodigo.com.br/artigos.asp?id_ac=644
[/quote]

Sobre o segundo link, eu concordo em partes com autor. No que se refere a custo na minha concepção tudo tem um custo, desde que seje algo mensuravel e não absurdo que as grande empresas cobram por seus produtos.

A questão da garantia e uma coisa que “trava” o cliente de apostar num projeto open source e o fato de suporte/garantia prestado pra quem desenvolve o produto. O cliente se sente “seguro” quando uma empresa dar esse segurança de poder contar com ele (pelo o qual sabemos que isso e raro) no caso de problemas. Eu trabalho com manutenção de um ERP (SAP), onde existe um canal para esse tipo de suporte (que não e tão eficiente assim eu concordo). Embora existe um custo pra esse tipo de serviço. Precisamos quebrar esse esteriotipo que o software tem que ser o custo zero, pois precisamos valorizar o capital intelectual envolvido nas soluções. SL e uma oportunidade de inovar, uma forma de fortalecer empreendorismo quem vem de berço.

Enquanto ao ambiente ao acho que seria a junção de muitas coisas que
temos hoje. O problema é que as aplicações empresarias devem ser tratadas de uma maneira diferenciada de um aplicativo comum.
Por exemplo: um ERP tem uma estrutura própria que é diferente de um
Corel Draw.
O ambiente de desenvolvimento deve ser focado nas regras de negócio
não em APIs de baixo nível.

Não critico a qualidade dos frameworks, mas o uso sem critérios dos
mesmos. O pessoal diz: Vamos usar porque é bonito…

O que eu acho que falta é um maior controle e padronização.
Hoje em dia vejo que essa preocupação é maior, mas está longe do ideal.
Vejo com bons olhos a liberdade de desenvolvimento, mas cria-se muitas
redundancias e esforços que juntos poderiam dar mais resultado.

Concordo quando ele fala que Java é uma salada de um zilhão de soluções pro mesmo problema e que tem tanta coisa que você fica perdido sobre o que usar/aprender.

Na prática mesmo, a tratativa é similar. Vc tem eventos como OnClick e etc. Mas chamar o modelo de manipulação de eventos do Java de “ridículo” é muito forte. O modelo de tratamento de eventos do VB e no Delphi é porco e eu posso falar pq programei muitos anos em VB.

No plano do desktop, as Actions fazem um trabalho muito bom de intermediar o tratamento de eventos entre a lógica e o view (um decouple razoável) sem ter que usar inner classes aos montes.

Resposta em http://br.lixo.org/2005/03/17/aprendendo :mrgreen:

Achei interessante quando criticaram o fato de existirem tantas ferramentas e frameworks para java.

O que acho mais esquisito, é por que surgiram tantas coisas novas agora!!!

Em minha opinião, antes dessa moda OO e quando o pessoal vivia de Delphi e VB, por ele ter tudo prontinho… onde você arrasta botãozinho pra lá e pra cá, clica duas vezes em cima dele e escreve o código de evento e blablá… acaba havendo muito pouco espaço para despertar a criatividade dos desenvolvedores…

Ou seja, o fato de hoje existir tantos frameworks para java, é por que o java da liberdade para que possamos utilizar a nossa criatividade à favor da tecnologia…

Não é a toa que hoje existe Hibernate, WebWork, Lucene, ant, maven e tantas outros frameworks e tecnologias por ai.

Também sou muitíssimo contra o excesso de padronização. Desenvolvimento de software não é a mesma coisa de se desenvolver alicate, carro, moto, móvel, avião ou etc… Desenvolvimento de software se assemelha mais com uma obra de arte como escrever livros, pinturas e etc… Afinal, cada um tem a sua própria solução… ninguém resolve o problema da mesma maneira. Se você escreve um código que não ficou legal, vc vai lá e edita ele. Se voce quiser desenvolver um software pelo final ou pelo meio, ao invés de iniciar pelo começo também é possível! Quando um autor escreve um livro não é assim também???

Bom, acho que OO e JAVA deram um pontapé no surgimento de muitas tecnologias novas… e a sua importãncia na realidade tecnológica de hoje é inquestionável!

Abraços!

Olá Galera

Concordo com o Thiago, e acrescento:

Depois que o Java apareceu e comecou a ficar famoso muita gente começou a repensar no que estava fazendo, se os conhecimentos que haviam adquiridos eram válidos, e etc. Como Thiago falou, o Java da liberdade aos desenvolvedores, permitindo-os pensar por si só, aumentando as críticas e a criatividade da galera.

Pelo menos aqui na minha região, o Java aumentou, ou está aumentando, o nível de conhecimento dos desenvolvedores, e aproximando a Ciência da Computação (totalmente acadêmica) e o mercado de trabalho. Hoje em dia, já não é mais tão remota a possibilidade de empresas estarem financiando pesquisas e desenvolvendo suas próprias tecnologias. Coisa que a um tempo atrás, não ocorria.

Eu gosto do Java porque ele é independente de tudo, pode-se escolher tudo, qualquer coisa é independente de qualquer coisa. Você pode programar procedural, OO, AOP, em outra linguagem, com scripts, compilar nativamente ou não, rodar em n! lugares, e tantas outras coisas que estamos cansados de fazer e decidir.

Livre ou proprietária, você escolhe com o que vc quer integrar, o que você quer fazer e o quão rápido isso deve ser.

Acrescento que o Java é um dos responsáveis pelo acréscimo de desenvolvedores livres no Brasil e no Mundo, é um dos responsáveis pelo uso de software livre pelo governo, e da evolução do linux para desktops de usuário final. O Brasil abriu a sua cabeça e já fez o mundo olhar para cá, várias vezes.

Sobre o artigo, acho que aquele cara não conhece o Intellij IDEA. :smiley: Se ele pagou para a Microsoft ou para a Borland, pode pagar uma IDE para Java também.

Resposta em http://br.lixo.org/2005/03/17/aprendendo :mrgreen:[/quote]

Mudando de assunto, não sei se entendi bem essa colocação. Pensando dessa maneira, qual linguagem não seria um beco sem saída?

[quote=#@®®¡$]
Mudando de assunto, não sei se entendi bem essa colocação. Pensando dessa maneira, qual linguagem não seria um beco sem saída?[/quote]

mandou bem.

o james gosling ja disse que daqui a 10 anos ele nao gostaria de ver java ainda como A linguagem do mercado, gostaria de ver algo novo.

vfpamp… Acho que conheço esse nick :smiley:

E NMO aumentando as gambiarras e fazendo o Java às vezes parecer com um T-Rex com artrose arrastando a barriga no chão.

Puxa esse IDEA deve ser bom mesmo. Mas não é só a IDE que facilita as coisas, a plataforma tem que colaborar. E o Java bem que podia melhorar em algumas coisas NMO!!!

Minha opinião sobre o outro artigo, sobre software livre, que postei lá:

É sério que vai rolar guerra santa mais uma vez mesmo?

Delphi é legal para o que se propõe (e era uma lingaugem com conceitos bem avançadinhos, pena que subutilizados pela sua comunidade), Java é lega para umas coisas (ok, bastante coisa), mas vocês não podem perder o lançamento da linguagem mais mais dos últimos cinco dias:

[size=24]ZahlScript[/size]

Gente… o cara no texto já falou besteira, a gente já falou besteira, o Lula vive falando besteira, o Giovanni falava besteira…

E o fogão, heim?

[quote=renato3110] E o Java bem que podia melhorar em algumas coisas NMO!!!
[/quote]

Por exemplo…?

Estou com preguiça de dar um exemplo quem sabe outro dia? hehehe

@adicionado:

DA última vez que você me pediu um exemplo não deu muito certo lembra? Heehehehehe :smiley: