Opinião de um programador Delphi sobre Java

[quote=renato3110]vfpamp… Acho que conheço esse nick :smiley:
[/quote]

Renato3110 acho que não conheço esse nick :smiley: heheh

Aih é que está :D. Basta vc escolher não utilizar essas gambiarras :D. Ou desenvolver algo novo.

Na boa… eu sou geek, gosto de fazer as telas e todo o resto na mão… mas o IDEA já está me convertendo :smiley: Ainda mais agora que tem uma versão OS.

[Mais Off-topic que nunca]
O fogão eu não sei, mas o Timão está subindo (quem citar o Cianorte mata uma foca). :smiley:

Shoes, o que diabos é esse “Zahl” que você tanto cita?
[/Mais Off-topic que nunca]

[quote=vfpamp]Renato3110 acho que não conheço esse nick :smiley: heheh
[/quote]

Eu te compreendo!!! Abandonaste o JavaFree?? Heehehehehe

Então não usaria Java, ou inventaria o .NET ou adicionaria outra gambiarra como generics, anotações e inner classes sem nome hehehe.

É mesmo? Quais são as limitações? A versão OS é tão funcional quanto o NetBeans e Eclipse? Tem um link?

A limitação é que só é free pra ti desenvolver sistemas free!

GPL? Se for, não tem muito problema.

[quote=Paulo Silveira][quote=#@®®¡$]
Mudando de assunto, não sei se entendi bem essa colocação. Pensando dessa maneira, qual linguagem não seria um beco sem saída?[/quote]

mandou bem.

o james gosling ja disse que daqui a 10 anos ele nao gostaria de ver java ainda como A linguagem do mercado, gostaria de ver algo novo.
[/quote]

C nao foi um beco sem saida (ja que deu origem a Objective C, C++, Java, C#, e mais um monte de outras). Pode-se dizer que Java tambem nao foi um beco sem saida, pq deu origem a Groovy, JavaScript (apesar de isso ser meio discutivel), mas eu duvido um pouco que daqui X anos essas sejam linguagens populares.

[quote=cv][quote=Paulo Silveira][quote=#@®®¡$]
Mudando de assunto, não sei se entendi bem essa colocação. Pensando dessa maneira, qual linguagem não seria um beco sem saída?[/quote]

mandou bem.

o james gosling ja disse que daqui a 10 anos ele nao gostaria de ver java ainda como A linguagem do mercado, gostaria de ver algo novo.
[/quote]

C nao foi um beco sem saida (ja que deu origem a Objective C, C++, Java, C#, e mais um monte de outras). Pode-se dizer que Java tambem nao foi um beco sem saida, pq deu origem a Groovy, JavaScript (apesar de isso ser meio discutivel), mas eu duvido um pouco que daqui X anos essas sejam linguagens populares.[/quote]

Sei lá, NMHO, daqui a N anos, todas estas linguagens e as derivantes que elas gerarem estarão ultrapassadas. Basta ver os avanços na computação quântica.

Renato,

Fugindo do assunto… Não abandonei o JavaFree não… eu sempre respondi aqui pelo GUJ também, claro, não tanto quanto no JF. Gosto tanto daqui quanto de lá. Aliás, todo mundo devia fazer isso, é sempre bom ver opiniões diferentes dos grupos que estamos acostumados.

Voltando ao assunto…

Bom, ao meu ver, ainda da para adicionar uma série de coisas na linguagem para torna-la mais “escolhível”: Múltipla herança, AOP nativo, evoluções no “for”. Ex:

for (int i =0 : 10) {
  pq ele não funfa?
}

Não to dizendo para transformar a linguagem em uma Groovy da vida (eca).

Mas, como dizem as teorias matrixianas, vc já fez a sua escolha. :smiley:

É verdade, olha soh: http://www.javafree.com.br/forum/viewtopic.php?t=14750&highlight=intellij
Deixa os dois no chinelo. Da uma pesquisada no Google :smiley:

Olá

Acho que eu aqui em Paraty com acesso discado estou ficando burro. Para mim o cara só disse burrice e coisas preconceituosas. Me arrependo de cada segundo que perdi lendo esta besta.

[]s
Luca

:shock: Herança múltipla? Vc não falou sério né?

:shock: Herança múltipla? Vc não falou sério né?[/quote]

Sério…

Embora muita gente odeie ela, eu gosto da agilidade que ela cria.

http://www.javafree.com.br/forum/viewtopic.php?t=10008&highlight=heran�a+multipla

É uma escolha, se vc souber usar fica tranquilo :smiley:

:shock: Herança múltipla? Vc não falou sério né?[/quote]

Sério…

Embora muita gente odeie ela, eu gosto da agilidade que ela cria.

http://www.javafree.com.br/forum/viewtopic.php?t=10008&highlight=heran�a+multipla

É uma escolha, se vc souber usar fica tranquilo :D[/quote]

Sei que já estou fugindo do tópico, mas definitivamente querer justificar herança múltipla para reutilização de código não acho uma boa idéia. Prefiro interfaces, que ao contrário do que dizem por aí não é uma gambiarra da linguagem para suportar herança múltipla. Como diz a célebre frase: “Program to an interface, not an implementation”.

Tem esse ótimo post do Luca falando sobre interfaces:
http://www.guj.com.br/posts/list/15056.java

Como eu disse, questão de escolha… Nada melhor do que você gostar do que estiver fazendo, seja com o que for.

Ueh… tem gente que usa Delphi com Paradox para desenvolver ERP distribuído, porque eu não posso usar o Prevayler com Multipla Herança? :smiley: Quem sabe acessando alguma coisa de CSP ou RE. Sei lá… tem tantas loucuras por aih a fora que múltipla herança acaba sendo só um detalhe.

:stuck_out_tongue: :stuck_out_tongue:

Afe, vcs tao mudando mais de assunto do que em vestiario feminino, ta loco (olha quem fala!) :mrgreen:

Heranca multipla (onde voce pode ter mais de um pai, e todo pai eh igual), do jeito que o C++ fazia nao foi uma das ideias mais brilhantes da historia da computacao, mas eu gosto do jeito Python de fazer a coisa: toda classe tem um pai (extends Foo), mas pode “importar” o codigo de diversas outras classes. Sempre tem um super so, mas varios outros metodos dos mixins pra dar uma forcinha. O ActiveRecord (http://ar.rubyonrails.com) nao seria nada sem isso :smiley:

marcelo,

Não há nada de errado com itnerfaces nem com herança múltipla. Você pode usar os dois.

Existem abstrações que são muito difíceis de serem implementadas sem herança múltipla, e acabam criando arquiteturas doentes. Não existem uma massa clamando por herança múltipla em Java porque a maioria das pessoas usa programação procedural usando javaBeans em vez de programar com objetos de verdade.

Zahl é o deus escatológico da programação transcedental que atravessa o céu horizontalmente em seu compilador com patas de fogo.

Tá, menos viagem. É uma piada coorporativa que eu ampliei.

[historia chata]

Trabalho numa empresa alemã, com algum código em alemão. Outro dia, analizando o código de um rpocesso, um amigo achou:

int zahl=0;

E começaram as especulações sobre o que seria um zahl (evidentemente o programa nãod ava nenhuma pista).

“Vocês devem derrota o maligno Zahl, na torre negra!”
“Zahl é elefante branco em alemão”
“Eu poderia te dizer o que eh Zahl, mas teria que te matar depois…”

E esse monte de baboseira.
Dai alguém pegou um dicionário e viu que zahl significa “número”, aí piorou, né, uma droga de variável com uma droga de identificador genérico desse… mais chacota
[/historia chata]

Eu falei que a história era chata :stuck_out_tongue:

E ai renato, blz??? Eu também me lembro do seu nick!!! Você não é um daqueles usuário Delphi??? hehehe!!! Me lembro perfeitamente de como você ama Delphi quando entrou em uma discussão dizendo que o Delphi era uma super maravilha… e que vc sabia detalhadamente como funcionava um botãozinho… hehehehe!!!

Bom… toda linguagem tem um fim né… mas acho que java deixaram algumas sequelas inesquecíveis!!!

Agora deixe-me mais uma vez dar uma agulhada no Delphi e no VB e recomeçar a guerra evangelista!!!

No princípio era nossos bisavôs chamado C e Cobol. Até hoje C é utilizado em softwares de missão crítica. Cobol ninguem usa mais, mas foi cobol a linguagem usado em grandes sistemas corporativos, não foi??? Tipo, quantos bancos e empresas robustas não usam cobol até hoje??? E o pior é que cobol foi muito usado, e nunca foi uma línguagem fácil de usar. Não tinha botãozinho, drag and drop e nem porra nenhuma.

Depois surgiu uma tecnologia super bonitinha…chamda Delphi e VB. Tem drag and drop, arrasta botãozinho pra lá e pra cá… e blá blá blá!!! Os sistemas corporativos feitos em cobol continuaram em cobol. Os sitemas críticos feitos em C, continuaram em C. Em um caso ou outro VB e Delphi foram usando em sistemas grandes ou foram integrados com grandes aplicações… mas sinceramente não conheços nenhum caso… afinal isso para eles é uma proesa… muito difícil de acontecer, mesmo com toda a facilidade que Delphi e VB proporcionava!!!

Mas também não vamos dizer que VB e DELPHI é um lixo… Eles foram muito importantes para nossa sociedade. Pelo menos hoje quando vou no Dentinsta, padaria, quitanda e etc, eu sempre vejo um programa feito em Delphi ou VB nos caixas ou com a secretária… ai imprime uma notinha fiscal porca de tudo. Não é verdade???

Depois surgiu o JAVA. Uma linguagem para criar Applets. Ela foi crescendo até que explodiu!

Hoje você vê muitos sistemas em JAVA se integrando com grandes sistemas corporativos que foram feitos em COBOL, C e etc… E pior ainda, com o J2EE mais uma vez foi ressucitado o desenvolvimento de grandes softwares corporativos. O pior, é que em java você não fica arrastando botãozinho pra lá e pra cá e blá blá blá!!! É uma línguagem difícil e ainda por cima, cheio de bisarrices… como alguns disseram…

Ué, Delphi e VB não tem bizarrice??? Vc cria um procedimento e coloca toda lógica de negócio lá dentro… ECA!!!

Daí inventaram até um tal de dotNet pra pegar carona com o JAVA… mas como não tem ninguém aqui para falar bém do dotNet, não sou eu quem vai falar mau… hehe!!!

Resumidamente, quando Java não tiver na moda mais, ainda seremos obrigados a conviver com o avanço tecnlógico que o java proporcionou e conviver com os sistemas que foram desenvolvidos com ele. Se a próxima geração for mais um fracasso como VB e Delphi, ai sistemas para Dentistas e quintandas entraram na moda novamente!!!

Abraços!!!

“Zahl” tem mesmo jeitao de nome de deus de mitologia viking. Ou mitologia nerd, ninguem liga muito pras origens dessas coisas a nao ser fa de Cavaleiros do Zodiaco :mrgreen:

Mas, voltando ao topico (uau!), pra quem quiser conhecer melhor o que se passa pela cabeca do Ivan Bosnic, autor do primeiro artigo linkado, eis o blog: http://bosnic.blogspot.com

Alias, esse post eh sensacional: http://bosnic.blogspot.com/2005/01/java-versus-net_14.html (SIM! Java versus .NET!).

Tem uns erros fatuais fantasticos, como por exemplo “E o Java existe desde 1997 e nem por isso diziam que era uma revolução.”, ou afirmacoes quase inacreditaveis de tao boas, como “O que não falta na Internet são classes poderosas, open source, que você poderá usar em seus sistemas e que vão lhe poupar muito tempo e dinheiro. E o melhor de tudo, você vai poder usar APACHE com TOMCAT.”

Aposto $10 que ninguem consegue achar um post do Thiago Senna que nao tenha pelo menos uma exclamacao.

E $20 se tiver menos de 5.000 caracteres. ;o)