Eu atualmente abandonei OOSD por essa metodologia http://www.kuro5hin.org/story/2005/1/28/32622/4244, agora sou muito mais produtivo e feliz no final do dia.
Se alguém abrir um Post criticando IoC, WebWork e Spring e falando bém de EJB, Struts e que um projeto deve ter no mínimo 20 patterns para ser um projeto de qualidade, aposto $30 de que o cv se manifestará e criará um novo Slogan para o GUJ!!!
[quote=pcalcado][quote=#@®®¡$]
Shoes, o que diabos é esse “Zahl” que você tanto cita?
[/quote]
Zahl é o deus escatológico da programação transcedental que atravessa o céu horizontalmente em seu compilador com patas de fogo.[/quote]
Aconteceu algo parecido aqui quando um colega, que está aprendendo alemão, nomeou um listener como MeinClass…
E é por isso que googlar por Zahl retornou tantas páginas em alemão. O legal foi quando eu googlei por ZahlScript. Se eu entendesse alemão, até ia ver o que era isso.
We’d better think about the things we say
we’d better think about the games we play
the world went round, around and round
Eu não amo Delphi, eu amo The Cranberries!!! Nunca disse que ele é uma super maravilha e nem disse que sabia como funcionava um botãozinho, eu disse que mesmo com as facilidades eu tinha uma idéia do que a IDE estava fazendo por trás o que pareciam estar acreditando não ser possível. Aliás nunca senti necessidade de entender o funcionamento interno de TButton, a não ser para colocar textos coloridos, mas já existem componentes prontos pra isso.
Huhauhauhahauha, o pior são aqueles programadores que fazem umas telas horríveis, desorganizadas e cheio de cores berrantes tipo ciano, amarelo. E eles conseguem clientes! É muito engraçado.
Ora bolas e onde você queria colocar? No registro do Windows? No dummy plug? No Magi? Todo código delphi fica em algum procedimento (exceto program), assim como todo código Java fica em algum método! O que você quis dizer é que as regras de negócio ficam misturadas com a interface gráfica não? Mas isso é o programador que faz!!! Em dois segundos eu posso inserir um botão e gerar um “action listener” para ele, mas o babaca sou eu que saio digitando minha lógica diretamente, não a ferramenta!!
Ae Vitor, eu fui na página de download do IDEA e só tem Trial, Commercial e Upgrade! Cadê a OpenSource!!
Eu vi teu tópico no JavaFree sobre o IDEA, parece que a montagem da tela não é via código, como no Thinlet. Bom eu acho essa coisa de montar o layout via código uma das piores porcarias do Java e parece que tem gente que não liga muito pra isso. Bom o Thinlet excetua-se um pouco disso porque as telas ficam no XML, mas acho que ainda há no quê evoluir. Eu tenho vontade de criar um mecanismo “xmlélico” como esse do Thinlet para outras APIs como Swing, AWT etc. Só que sem “psicodelizar” o código como acho que o Thinlet faz.
Renato, eu nao quero brigar com o assunto Lado A x Lado B por favor.
Mas o que acontece é que em Delphi (eu adoro programar em Delphi, dei curso basico na fauldade desta ferramenta e faço um monte de coisas legais nela. Acho que pra tudo existe sua aplicação.)
Mas o que o Thiago quis dizer é que a maioria das pessoas, e até hoje eu nunca vi ninguém que não faça desta maneira utiliza assim, inserindo as regras de negócio em Button1Click e mandando bala: lendo, gravando fazendo tudo em um lugar só, sem programação em camadas nem nada…
Eu me acostumei a fazer do modo porcão no delphi e no java não, aprendi a fazer de uma maneira um tanto quanto mais higiênica e, na hora que vou tentar aplicar isso no delphi é muito mais difícil, inegável que é…
O próprio fato da linguagem não possuir encapsulamento nos objetos da interface já dificulta… vc trabalha de um jeito e o cara de outro… fica phoda… Direto eu faço ProgressBar1.getPosition querendo fazer ProgressBar1.position.
Entendeu a posição??? É só isso…
[]'s
Ps.: Java ou Delphi? Se eu puder escolher fico com Java.
(aimeuzahlnaoacreditoquevoufazerisso)
Me diz qual a diferença entre:
public int position;
e
public int getPosition(){
return position;
}
Não vale dizer que como é um método você pode usar modificar a rotina, poruqe JavaBeans não foram feitos para isso.
Não estou defendendo atributos públicos, estou atacando a overdose de JavaBeans (a gente atacava o EJB, agora é hora do JB )
Aeh, Shoes, o lance é que tem muuuuuita gente que fala que Delphi é OO. Que os objetos de interface são OO. E na verdade não são.
Pelo menos já nasceu ferindo o critério encapsulamento, não???
Bom, programadores Delphi geralmente sabem que não programam com objetos.
Programadores Java viciados em beans enchem o sistema de registros/structs e acham que estão fazendo OO.
Não há diferença entre um bean mal usado e uma struct, e o que mais existem são beans mal usados.
E, por isso então, cair de pau nos Beans?
Particularmente eu não acredito que haja muita diferença, porque de qualquer forma você vai estar modificando o valor do atributo.
Porém reza a lenda que eu não devo acessar diretamente um atributo e sim através dos métodos do objeto, não é?
Olha só a incoerência…
JavaBeans têm sua função, são legais, mas são utilizados de forma errada em quase todos os projetos que já vi, produzindo código não-OO.
Delphi tem sua função, tem recursos legais, mas é utilizado de forma errada em quase todos os projetos que já vi, produzindo código não-OO.
A especificação e ambiente de Delphi induzem ao procedural (se você não souber mais que usar uma janela, vai fazer uma bela porcaria).
JavaBeans induzem ao procedural (se você não souber que não deve sair usando beans para tudo).
[quote=Rafael Nunes]
Porém reza a lenda que eu não devo acessar diretamente um atributo e sim através dos métodos do objeto, não é?[/quote]
O que você não deve fazer é expôr os atributos do sue objeto por aí
Não tinha um tópico sobre isso?
Não entendi Phillip,
Supondo que a maneira correta é acessar o atributo através do método, onde é que está exatamente o erro?Supondo também que os atributos do meu objeto serão todos privados.
Acessar um método para pegar um atributo não faz OO, é só um jeito mais lento de se pegar o valor de um atributo.
Dá uma olhada no tópico que linkei.
Não entendi. Pode explicar melhor?
Bom, sobre OO realmente estou começando a me convencer de que isso é filosofia matrixiana, ou então que terei que procurar o Mu para ele me ensinar a atingir o sétimo sentido, e assim estar conectado ao cosmos para poder alterar o meu estado mental para um transe, passando assim para um nível mais superior de existencialidade do sujeito, e assim poder deixar minha alma se transformar apenas em um fluído no espaço da realidade cósmica. Então nesse dia eu estarei programando OO.
[quote=renato3110]
Bom, sobre OO realmente estou começando a me convencer de que isso é filosofia matrixiana, ou então que terei que procurar o Mu para ele me ensinar a atingir o sétimo sentido, e assim estar conectado ao cosmos para poder alterar o meu estado mental para um transe, passando assim para um nível mais superior de existencialidade do sujeito, e assim poder deixar minha alma se transformar apenas em um fluído no espaço da realidade cósmica. Então nesse dia eu estarei programando OO.[/quote]
Sem querer descreditar os gurus supracitados, ler um bom livro de OO já ajuda bastante
É… concordo com o Philip no ponto de que assim como em Delphi, um programador mau instruido será induzido a programar com a idéia de beans ao invés de OO.
Bom… mas temos ainda uma ligeira vantagem.
Mas afinal é mais fácil fazer refatorar um monte de bean ou um monte de procedimento!!!
O fato agora não é mais IDE ou tecnologia, e sim a qualidade e compotência do bichinho que manipula a ferramenta.
Bom… vou viajar mais um pouquinho!!! (Mais Três exclamações para ajudar o cv a ganhar a aposta)
Quanto mais burocracia você colocar no código e no processo de desenvolvimento, de certa forma diminui a possibilidade de maus programadores fazerem suas inevitáveis cagadas! Quanto mais burocracia no código, mais fácil fica refatorar o código e arrisco dizer que a manutenção corre menos risco de ser impossível de ser realizada!
Não é assim que fazem nas grandes empresas e no governo?? Enchem tudo que tem de burocracia para manter o controle da situação.
É ai que entra os beans. É mais difícil fazer um código inconcertável usando beans do que usando procedures!!
Abraços!
obs:
(Contem quantos caracteres escrevi… talvez até de para ganhar $20 rsrs…)
Shoes, me fala de um? É um livro sobre filosofia ou Universo em Desencanto não? Hehehehehe