Opinião de um programador Delphi sobre Java

Interessante sua afirmação!

HEhehehe

[quote=Thiago Senna]Quanto mais burocracia você colocar no código e no processo de desenvolvimento, de certa forma diminui a possibilidade de maus programadores fazerem suas inevitáveis cagadas! Quanto mais burocracia no código, mais fácil fica refatorar o código e arrisco dizer que a manutenção corre menos risco de ser impossível de ser realizada!

Não é assim que fazem nas grandes empresas e no governo?? Enchem tudo que tem de burocracia para manter o controle da situação.[/quote]

Humm… interesante!

Bom cara não entendi isso!! Do quê você está falando? Eu posso criar beans no Delphi na hora que eu quiser, e ainda posso fazer melhor, encapsular isso numa propriedade:

Evangelion.Pilot := Asuka

Veja que estou atribuindo um campo, mas por trás dos panos um método como SetPilot é chamado.

Ahhh, só um bom livro de OO não tem graça…

Um - Object-Oriented Software Construction - Bertrand Meyer
Dois - Object-Oriented Design Heuristics - Arthur Riel
Três - Fundamentals of Object-Oriented Design in UML - Meilir Page-Jones
Quatro - Domain-Driven Design: Tackling Complexity in the Heart of Software - Eric Evans
Cinco - Refactoring Improving the Design of Existing Code - Fowler et All
Seis - AntiPatterns: Refactoring Software, Architectures, and Projects in Crisis - William J. Brown et All
Sete - UML Components - John Cheesman & John Daniels
Oito - Design Patterns: Elements of Reusable Object-Oriented Software - GoF
Nove - Expert One-on-One J2EE Design and Development - Rod Johnson
Dez - Effective Java Programming Language Guide - Joshua Bloch

Good point.

1 - Você pode encapsular numa propriedade em Delphi, não em java
2 - JavaBeans mal construídos são uma gambiarra para passar por cima da falta de recursos como propriedades
3 - Objetos com propriedades indicam falta de encapsulamento e information hiding
4 - Tanto beans mal feitos quanto objetos com propriedades em Delphi estão fora de ume scopo OO

A coisa mais legal nessa discussao até agora foi saber que alguém gosta de Evangelion… ((;

olha soh… vcs jah estao se repetindo… jah falaram q o cara pode fazer M** em qualquer linguagem, q umas facilitam e tal… e jah eh a nonagésimatrilhonésimaquadragézimaoitava vez que isso é discutido…

Caramba!!! Eu não tenho dinheiro pra comprar tudo!!! Qual o seu preferido?

[quote=pcalcado]3 - Objetos com propriedades indicam falta de encapsulamento e information hiding
4 - Tanto beans mal feitos quanto objetos com propriedades em Delphi estão fora de ume scopo OO[/quote]

3 - isso é ruim?
4 - Objetos com propriedades como no Delphi são ruins? Por que?

é pq hoje é sexta e toda sexta precisa de um papo assim mais polemico… :stuck_out_tongue:

O primeiro, ams aviso logo: tem quase mil páginas :slight_smile:

Ou comrpa o Page-Jones que é muito bom tb.

[quote=renato3110]
3 - isso é ruim?
4 - Objetos com propriedades como no Delphi são ruins? Por que?[/quote]

3 - Sim, isso fere completamente todos os benefícios que se tem usando objetos. Google.
4 - Sim proque causam o item 3 :wink:

vm tomar uma cerveja?? auhauaha…
a gente pode discutir tudo no buteco… ((;
aki em BH tem pelo menos 2 em cada esquina…

Acho que você precisa olhar o SwiXml e outros que já fazem isso pra Swing, SWT e AWT.

Ih alá!!! Acho que acabo de ganhar um colega!!!

Bom na verdade acho que vou mudar a minha assinatura, porque eu amo Evangelion também, e Genocyber é muuuuuuiiiiiittttttoooo bom!!!
Ontem estava vendo Death and Rebirth…

huahuhauha

Ih alá!!! Acho que acabo de ganhar um colega!!!
[/quote]

mais ou menos renato… eu ODEIO cranberries… hehehehe…

• os meus favoritos são Akira e Ghost in the shell

é impressão minha ou estamos desviando do tópico de novo?? heheheeheh… :twisted: :twisted:

Daniel muito bom saber, espero que as IDEs como Eclipse e NetBeans começem a usar coisas como essas, assim em vez de gerar códigos para montar layout, elas gerariam arquivos de configuração.

O legal dele é que ele usa a API javax.swing e não uma própria API tipo SwingGambiarrizadaParaCarregarDeXML, como acho que acontece com o Thinlet.

bandrade, Vi só o filme do Ghost in the Shell e do Akira, gosto muuuuiiito de Akira e o outro achei legal também.
Mas pra mim Eva é o melhor anime dos que eu já ví, é a minha história preferida. Até vai virar filme!!

Bom se você odeia The Cranberries, tudo bem!!!

Tudo duma vez entao:

:arrow: Nao eh o que acontece com o Thinlet. O Thinlet usa AWT e XUL.

:arrow: Sim, voces desviaram do topico de novo. E Evangelion rula. Mas eu nao tenho saco de ler/assistir.

:arrow: Ainda ta valendo os $10 meus e $20 do louds.

:arrow: “Eu nao tenho grana pra comprar tudo isso de livro” - mas tem tempo de ler? Entao passa numa biblioteca boa. Ou pega um salario melhor, pq vc ta ganhando pouco pra sustentar a sua propria profissao. De qualquer forma, os 3 primeiros sao bons. Recomendo qualquer coisa do Booch tambem.

:arrow: Se a linguagem suporta properties ou nao, a diferenca no fim eh pequena. Nao da pra botar a culpa na arma, afinal de contas.

:arrow: Confiar na competencia do desenvolvedor, pra uma empresa que ta dando manutencao nos sistemas que outros desenvolvedores fizeram pra ela, eh mais ou menos como pular de um aviao e torcer pra alguem ter amarrado um para-quedas. Sinto muito, mas esse argumento (e essa analogia que eu bolei, tambem) foi horrivel.

:arrow: Maniazinha esquisita de brasileiro de usar Delphi. Vai entender. Da proxima, tentem bater boca entre Java e Python, ou Ruby, que eu juro que troco de time e meto o pau em Java o quanto for necessario. Mas comparar uma linguagem extremamente ruim a uma linguagem feita pela Borland eh sacanagem.

[quote=pcalcado]O primeiro, ams aviso logo: tem quase mil páginas :slight_smile:

Ou comrpa o Page-Jones que é muito bom tb.

[/quote]

Eu prefiro um em Português :cry:

Pessoal, resumindo a confusão com os JavaBeans, aqui uma máxima que eu aprendi conversando bastante com o shoes e cv, bem como lendo muito mais artigos/livro do que programando. Ao invés de pedir uma informação pra um objeto para poder fazer uma tarefa, mande o objeto que tem a informação fazê-la.

Aviso: bom senso se faz necessário :hunf:

E Evangellion é muito bom @.@ eu vi todos … direto … 12h … falo japonês … e decorei a letra de entrada @.@

Tem Page-Jones em português, mas (pra variar) a tradução é una mierda

[quote=pcalcado]Acessar um método para pegar um atributo não faz OO, é só um jeito mais lento de se pegar o valor de um atributo.

Dá uma olhada no tópico que linkei.
[/quote]

Na resposta do Rafael mostra exatamente porque nao faz diferenca usar um metodo ou um atributo publico se o desenvolvedor nao tomar certos cuidados. O encapsulamento vai pro espaco.

]['s

[quote=cv]
:arrow: Maniazinha esquisita de brasileiro de usar Delphi. Vai entender. Da proxima, tentem bater boca entre Java e Python, ou Ruby, que eu juro que troco de time e meto o pau em Java o quanto for necessario. Mas comparar uma linguagem extremamente ruim a uma linguagem feita pela Borland eh sacanagem.[/quote]

Falou tudo cv… comparar java com Delphi é sacanagem…

Agora vamos cutucar o cv!!!

Por que a galera do phyton não gasta da turma do JAVA??? O que a gente fez para eles???

Não conheço phyton, mas me tire uma curiosidade. Essa coisa ai é multiplataforma também??? (Perdoem-me a ignorância)rsrs…

O que o phyton e o Ruby tem de tão excepcional que faz vc até mudar de time???

Abraços!!

Vocês acreditam que em um ambiente distribuído funciona essa coisa de ter as operações nas classes que contém as informações.

ex:

class Pessoa
{
private int codigo;
private String nome;

// setters and getters

public void salvar()
{
// o que eu faço agora em um abiente distribuido ?
// passo eu mesmo como parâmetro para um serviço ?
}
}