Opinião de vocês sobre meu problema

Oi pessoal,

Frequento o fórum quase que diariamente a um tempinho, e sempre consegui resolver meus problemas lendo os tópicos aqui e com uma pesquisa no google, mas agora gostaria de fazer uma pergunta para saber a opinião de vocês. Estou querendo sair da área de TI e gostaria de fazer um novo curso superior, porém essa transição é suave, não posso largar a àrea da noite para o dia, ou seja, preciso continuar trabalhando e conciliar os estudos, porém o curso seria diurno, logo precisaria pedir no trabalho para conseguir liberação de algumas horas durante a semana para que eu possa ir fazendo as matérias. A minha pergunta é, o que vocês como gerentes ou donos da empresa achariam de um funcionário que faz um pedido desses? E, como fazer esse pedido? Estou na empresa atual há 2 anos, e acho que meu problema não se resolveria simplesmente mudando de empresa, sou formado a 4 anos e já troquei de empresa algumas vezes pra saber se o problema era esse. Atualmente trabalho em uma empresa que tem projetos em várias linguagens diferentes, desde ASP, sim o asp antigo antes do .NET, até Java.

O ideal seria procurar um curso noturno para continuar trabalhando.
Acho muito difícil alguma empresa te liberar em alguns horários para que você faça um curso que não tem nada haver com suas atividades na empresa.

Eu também acho difícil eles liberarem o horário durante o dia. Aqui eu também estou mudando de área, estou indo para as Ciências Sociais. Eu nem comento isso na empresa onde trabalho.

Você faz o seu curso noturno na UFJF? O meu também é em uma universidade pública, porém o curso só existe durante o dia, para fazer noturno só em particular e eu não tenho essa grana…

Também acho difícil uma empresa ceder um tempo a um funcionário que vai estudar outra coisa.
Só por curiosidade, por que vc vai sair da área?

naum sou dono de nada, alias estou a 1 ano de me formar e largar de vez meu emprego publico pra ingressar em empresas privadas de TI e axo q vc esta na contramão da historia (saindo de TI pra qq q seja a área) pq no nosso ramo existem inúmeras oportunidades (por ex, trabalhar sem sair de casa(HomeOffice), que área tem isso?) mas se realmente for seu intuito e se existir isso q querer ira ganhar menos, pense em outras alternativas, opinião…

Desviando um pouco a intenção do tópico, noto que constantemente postam por aqui, muitas pessoas que querem sair da área de T.I . Ae batem as perguntas: a área está tão desvalorizada assim? É por ser tão cansantiva?

O problema é um pouco mais simples. Tem gente que se engana quanto à nossa área! Nossa área não é ruim, mas também não é melhor que nenhuma. É só mais uma área. Dá dinheiro? Dá sim. E muito. Cansa? Dependendo da sub-área e do trabalho, cansa pra caralho. Mas o problema é que muitas pessoas entram pra área pensando só nas oportunidades e no dinheiro. Pensam apenas no emprego. Aí, descobrem que a área de TI não é bem o que pensavam, se frustram e querem sair.

Sinceramente, se você tá querendo sair porque não gosta da área, vai fundo. A pior coisa que você vai fazer com sua vida é ficar trabalhando em uma coisa só por dinheiro. Ao trabalhar assim, você não será feliz, não vai se dedicar o suficiente, não vai crescer e vai chegar aos 50 anos olhando pra tras e perguntando que merda fez da sua vida.

Dinheiro, a gente perde e ganha. Tempo a gende só gasta.

Procure uma área pela qual seja apaixonado. E se dedique a ela. Se não conseguir estudar à noite, procure um trabalho noturno pra ficar com o dia livre.

Agora, como empreário, eu te digo: nenhum vai te liberar de dia pra fazer uma faculdade sabendo que vc quer sair da área. Te liberar assim representa um custo pra empresa. E como você vai sair, não vai dar retorno. Melhor vc fazer um concurso público primeiro.

Mas se quer mesmo sair, não desista só por causa do dinheiro. Mas também se prepare. Se a área alvo não for tão boa quanto a nossa, melhor que vc seja muito bom nessa área.

Obrigado por responderem e desculpem pela demora…

Você acha que não liberariam mesmo se eu continuar trabalhando 8 horas por dia? Ou mesmo que eu ficasse menos tempo e meu salário diminuísse proporcionalmente?

[quote]
O problema é um pouco mais simples. Tem gente que se engana quanto à nossa área! Nossa área não é ruim, mas também não é melhor que nenhuma. É só mais uma área. Dá dinheiro? Dá sim. E muito. Cansa? Dependendo da sub-área e do trabalho, cansa pra caralho. Mas o problema é que muitas pessoas entram pra área pensando só nas oportunidades e no dinheiro. Pensam apenas no emprego. Aí, descobrem que a área de TI não é bem o que pensavam, se frustram e querem sair. [/quote]

Atualmente eu vivo somente para o trabalho, porém não ganho dinheiro suficiente e isso não está me permitindo planejar um futuro melhor, não moro em nenhum grande centro, o salário das empresas daqui é muito baixo, tenho certeza que um cara com 1 ano de experiência em São Paulo ganha muito mais do que eu. Mas além de não ganhar bem, eu simplesmente nunca consegui me empolgar com as tarefas que fiz nos projetos em que eu participei até hoje.

Obrigado por darem a opinião de vocês.

Conforme seu último relato, talvez seja a hora de você procurar outra empresa para trabalhar e não radicalizar trocando de área.
Agora se realmente não gosta da área, vai fundo e se prepara para outra que tenha mais haver com você.

pluckduck,

Não sou empresário, mas colocando-me na posição de um empregador, provavelmente eu aceleraria seu processo de mudança de área. :twisted:

Faria isso pois você deixou claro que só quer ficar na empresa pra ter uma renda para sobreviver pois motivação no trabalho você não tem nenhuma.

=)

Cara, pode ser que o problema seja apenas a emrpesa onde você trabalha e as onde você trabalhou.

Bem, digamos que você deseje um emprego maiis “emocionante” em computação. A primeira pergunta é: em qual área do desenvolvimento de software vc gostaria de trabalhar?

Banco de dados? WEB? frameworks Java? Linguagens dinâmicass? Mobile? Tv Digital? Micro dispositivos? Web services? Modelagem de prosses? Testes?

Responda a essa pergunta, e passe ao próximo passo: o meu currículo hoje me permite mudar para essa carreira? Se não, o que preciso aprender? Em quanto tempo posso aprender?

Fase 3: quanto vou receber quando entrar nessa nova área? Qual a perspectiva de crescimento? O que posso fazer pra ganhar mais?

Monte seu plano e siga-o. Eu passei por isso alguns anos atrás. FIz meu plano e segui. E pra minha surpresa, o mais divertido não foi a chegada, mas o caminho. Estudar, me preparar, ter uma meta, chegar onde queria… tudo isso é extremamente motivador e entusiasmante. Hoje, trabalho sempre assim. Traço objetivos e metas. Estabeleço um plano. Sigo o plano e comemoro a chegada. E começo tudo de novo. Desdde então, o trabalho nunca mais perdeu a graça.

Concordo também ! :smiley: