Opinião faculdade

Olá, tenho 20 anos e estou no 4º período de SI(quero ser desenvolvedor), faço na Universidade Veiga de Almeida do RJ. Recentemente, um amigo que também fazia lá
decidiu mudar para um curso tecnólogo(ADS) a distância na Estácio.Lá ele conseguiu aproveitar algumas matérias, e a mensalidade é muito mais barata.

Pensando em fazer o mesmo(Estacio ou AIEC), decidi procurar nesse fórum e em outros lugares a opinião dos desenvolvedores mais experientes, pois já li que EAD sofre um certo preconceito, mas já me disseram que se você tiver no seu CV uma pós graduação em lugares de renome, ou muitas certificações, o problema é relevado.

Nessas questões, gostaria de saber a opinião de vocês, pois me basearei nela para decidir se vale ou não a pena mudar de curso.
Como disse, quero ser desenvolvedor, e como faria à distância, teria muito mais tempo livre para programar em casa e desenvolver minhas habilidades.
Obrigado.

Eu sei não o porquê de contratantes brasileiros gostarem tanta de curso superior e pedaços de papel com seu nome escrito.

Quando eu trabalho para estúdio americanos ninguém quer saber onde eu aprendi ou se eu cursei faculdade mais sim dos meus projetos no meu portfólio.
O mesmo vale para os designer e artistas que trabalharam comigo.
Sinceramente não acho que os anos e dinheiro desperdiçados valham o networking que é o única coisa que você pode realmente aproveitar de uma faculdade quando a diversos cursos online de profissionais na indústria mundial e centenas de documentação, tutoriais e livros acessível com um clique (caso saiba inglês) e até cursos de melhor qualidade como as da Cealum com menor duração e melhor fluxo de aprendizagem (o que é realmente difícil com essas empresas de cursos profissionalizantes hoje em dia).
E não adianta falar que informação online tem menos prestígio porque qualquer profissional no ramo de TI sabe que isso é só uma desculpa para tentar fazer as crianças de afastarem do computador.

Desde que você deixe de perder tempo no Facebook, saiba procurar constantemente por fundamentos e informação para melhorar suas habilidades e desenvolva projetos pessoais para o portfólio, curso superior é irrelevante.
Mas é triste a lista de requerimento para vagas de emprego por aqui então apenas escolha uma em que você pode concluir rapidamente e desperdiçar menos dinheiro possível.

Obrigado pela dica, concordo 100% com você.
Tudo que aprendi até hoje foi pesquisando na web(em Inglês, o material é muito melhor), portanto o que quero mesmo é só o diploma, pra poder conseguir cargos melhores mais rápido.
Mas ai vem o problema, não sei se uma faculdade com má reputação(Estácio) e ainda por cima EAD “estragaria” o CV.

Ia falar mais ou menos o que o amigo aí de cima falou.

Coloque uma coisa na sua cabeça: empresas realmente boas querem saber o que você faz e fez e se você é realmente bom naquilo.

Quer fazer uma faculdade, tem vontade, dinheiro e tempo? Faça.

Não tem paciência para fazer um curso de 4 anos que tem 5 matérias que realmente te interessam e 20 que são um pé no saco? Faça como eu e estude somente o que você quer através de livros e/ou cursos online. Opções não faltam: https://www.udacity.com/, https://www.coursera.org/, https://www.edx.org/,https://www.khanacademy.org/.
Não fala inglês? Aprenda. Você pode até ser um ótimo desenvolvedor não falando inglês, mas você vai se limitar em vários aspectos.

Não tem saco pra fazer uma faculdade de 4 anos mas ainda assim quer fazer só pra “ter o diploma”? Faça uma dessas baratas mesmo, pode ser EAD.

Um dos melhores programadores que eu conheço e amigo meu está indo trabalhar no Soundcloud em Berlin semana que vem. Ele não é formado em nenhuma faculdade. E lá no Soundcloud, o Philip Calçado(brasileiro também) que é diretor é formado pela Estácio: ou seja, isso não significa nada cara.

É possível ser autodidata? É sim. Mas nem por isso, a faculdade deixa de ser importante, ou deve ser desprezada. O fato de ser possível ter sucesso sendo autodidata não significa que isso seja fácil, ou seja sequer recomendável. Para cada autodidata de sucesso, é muito fácil citar outros 10 caras que não são, e tiveram sucesso também.

Além disso, o critério de contratação cabe somente ao contratador. Há empresas que não valorizam faculdade, mas há também as que valorizam (e nem por isso são más empresas). Há políticas de RH ligadas a faculdades e cursos. E as próprias faculdades não oferecem cursos de especialização para autodidatas.

Se você tem condições, faça uma boa faculdade. Ela vai te cortar caminhos, vai melhorar teu networking e vai acelerar muito um processo de aprendizado que poderia levar muitos anos. Se vai se ferrar para aprender sozinho, comece a se ferrar já, com ajuda de professores, com o contato de colegas e dê o seu melhor com a infra-estrutura que a faculdade já te oferece.

Concordo em partes com os colegas. Não faça a faculdade pelo diploma. O diploma é só uma consequencia, um detalhe, não um objetivo. Faça a faculdade pelo fato de que, nela, você tem muito mais estrutura para acelerar seu aprendizado e a colocação no mercado de trabalho. E vai ter um currículo sólido, que te permita flexibilidade no futuro do seu trabalho.

Esqueci de colocar no final que a opinião é minha e baseada na minha experiência de vida.
Você pode se encaixar no mesmo perfil que o meu ou não, isso depende de você.

E outra coisa que também é opinião minha e eu acho que náo me expressei muito bem(como o Vini notou aí em cima): não é porque a empresa valoriza faculdade que ela é uma empresa ruim(ou vice-versa).
O que eu quis dizer é o seguinte: para o MEU perfil, geralmente empresas que valorizam muito faculdade, certificações e etc são empresas ruins para eu trabalhar. Eu disse geralmente, porque não são todos os casos que são verdade.

Exatamente.

O ruim são as empresas que colocam isso como o centro das suas prioridades. Eu também não gosto de trabalhar nessas.

Entretanto, algumas multinacionais (por exemplo) tem planos de cargos e políticas atrelados a titulação. E são ótimas empresas para se trabalhar. Uma das que trabalhei (Siemens) não tinha como política contratar com cargo superior a técnico os quem não tivesse diploma. A nossa própria legislação trabalhista estimula que empresas criem políticas desse tipo.

Outro ponto a ser levado em conta é a mobilidade no mercado de trabalho. Com a faculdade, fica fácil no futuro tentar ir para a área acadêmica, bastando cursar um mestrado. É mais vantajoso ir para o serviço público, pois os salários são maiores para os diplomados, e não é raro um concurso que pontue por titulação.

Eu, particularmente, sou contra esse tipo de reserva de mercado. Mas não se pode fechar aos olhos para o fato dela existir.

Enfim, pode não estar em seus planos hoje, mas lembre-se que o seu título vale para a vida toda, e não só para seu primeiro emprego. Você nunca sabe com o que vai querer trabalhar daqui a 10 ou 15 anos.

Eu fico impressionado com algumas posturas e opiniões, embora as respeite.
Conheci muita gente boa que não fez faculdade. Mas, por outro lado, quantas vezes ouvi comentários, como: imagine se fulano tivesse estudado, conhecesse tais e quais assuntos, o que poderia evoluir e fazer. Isso não foi, de um ou de outro, diversos e comentários de outros tantos.
Portanto, o melhor conselho continua sendo, fazer a melhor faculdade que puder, seja pelo valor da mensalidade ou da dificuldade de entrar ou se manter nela. Não se limitem. E, ainda mais, para quem está começando.
Deixar de estudar e conhecer tópicos que não gosta ou não achar importante pode fazer falta no futuro.
Que fique bem claro: não sou contra o autodidatismo. Boa parte do nosso conhecimento vem mesmo do auto-estudo. Outra coisa, uma faculdade não forma um profissional pronto para o mercado, cada empresa tem suas necessidades específicas, daí a necessidade dos estágios e programas de trainees.
O conhecimento prático, no fundo, é o que vai fazer a diferença, mas sem uma faculdade, fica muito mais difícil ter uma oportunidade.

Estou cursando ADS agora mas se eu soubesse da importância teria feito antes. Um curso superior lhe dá uma visão diferente que muitas vezes a correria da deixa ver, por exemplo eu focava meus estudo na tecnologia, mas agora eu tenho a noção que me dedicar à estrutura de dados por exemplo, vai me tornar um desenvolvedor melhor que apenas um programador de uma tecnologia.

Olha eu fazia S.I. e depois de ter pegos umas DPs e ter que para por causa de $$$$, resolvi mudar de facul e curso, transferi pra ADS e fiz uma boa escolha, não tanto pela faculdade, mas o curso, achei mais direto e objetivo… aprendi mais na pratica, SI tem algumas matérias muito teóricas… e hoje me formei no meio do ano… posso dizer, o curso me deu uma base…
Pense antes de tomar uma decisão… valor $$$ e tempo … E sobre EAD, tem que ser bem centrado e organizado pra poder aprender online…

[quote=A H Gusukuma] Eu fico impressionado com algumas posturas e opiniões, embora as respeite.
Conheci muita gente boa que não fez faculdade. Mas, por outro lado, quantas vezes ouvi comentários, como: imagine se fulano tivesse estudado, conhecesse tais e quais assuntos, o que poderia evoluir e fazer. Isso não foi, de um ou de outro, diversos e comentários de outros tantos.
Portanto, o melhor conselho continua sendo, fazer a melhor faculdade que puder, seja pelo valor da mensalidade ou da dificuldade de entrar ou se manter nela. Não se limitem. E, ainda mais, para quem está começando.
Deixar de estudar e conhecer tópicos que não gosta ou não achar importante pode fazer falta no futuro.
Que fique bem claro: não sou contra o autodidatismo. Boa parte do nosso conhecimento vem mesmo do auto-estudo. Outra coisa, uma faculdade não forma um profissional pronto para o mercado, cada empresa tem suas necessidades específicas, daí a necessidade dos estágios e programas de trainees.
O conhecimento prático, no fundo, é o que vai fazer a diferença, mas sem uma faculdade, fica muito mais difícil ter uma oportunidade.
[/quote]

Comparado com outras áreas é fácil conseguir oportunidades em TI sem precisar de uma faculdade, desde que você tenha como comprovar conhecimento.

Se a pessoa não pode comprovar é porque provavelmente não tem, neste caso a faculdade serve pra convencer essas pessoas sem conhecimento que elas são especiais assim mesmo.

[quote=lkbm][quote=A H Gusukuma] Eu fico impressionado com algumas posturas e opiniões, embora as respeite.
[/quote]

Comparado com outras áreas é fácil conseguir oportunidades em TI sem precisar de uma faculdade, desde que você tenha como comprovar conhecimento.

Se a pessoa não pode comprovar é porque provavelmente não tem, neste caso a faculdade serve pra convencer essas pessoas sem conhecimento que elas são especiais assim mesmo.[/quote]

Existem cargos que exigem formação específica, títulos como pós, mestrado, doutorado, phd, etc. Então, quem não tem os referidos títulos, ficam automaticamente excluídos do processo seletivo. É claro, também, que não estou falando de um cargo de um simples programador. Quem opta por não ter uma formação superior, está limitando e delimitando o futuro. Nada contra.

Para pensar assim, ou não fez uma faculdade ou não aproveitou a que fez…