Na empresa em que trabalho, estaremos desenvolvendo um sistema pra WEB, que vai usar JSP + servlets + struts. Estamos com dúvidas sobre o que exatamente usar na hora de persistir os dados, sendo que precisamos unir facilidade de desenvolvimento e desempenho. A simplicidade é mais importante que a independencia de banco de dados… no nosso caso, esta não é essencial.
O que uso? DAO? Um hibernate da vida? Driver JDBC configurado no container e pronto?
Gostaria muito de ouvir opiniões de quem já fez projetos semelhantes… uns “casos de sucesso” não fariam mal! hehe
Sem sombra de dúvidas eu sugeriria um BD… :mrgreen:
(Ai como eu to divertido hoje!!)
Se tua aplicação tiver um tamanho considerável, sugiro o Hibernate. Caso for só banco>tela>tela>banco, um DAO creio que é mais que suficiente.
Mas é bem relativo isso tudo, sugeriria você dar uma testada no Hibernate e ver o que acha.
Basicamente, é banco -> tela -> tela -> banco. O volume de dados não é grande. Vou usar o SGBD Firebird.
Testei o hibernate com aplicacoes sem struts… mas a questão é que fiz apenas testes, não vi a coisa funcionando de verdade, em produção, entende? Por isso a vontade de ouvir opiniões…
O maior argumento para você usar Hibernate não é a independência do SGBD, embora isso seja um efeito colateral muito agradável, mas sim que você passará a programar com Objetos e não com entidades, isso torna o programa mais fácil de ser realmente OO e facilita a manutenção.
Mas o custo pode ser uma curva de aprendizado maior e alguns entraves se você precisa de muitos recursos específicos do banco, o feijão com arroz em ER é simples e rápido de fazer com o Hibernate.
Quanto a performance usando JDBC (DAO please) ou o Hibernate vc não deve notar diferença alguma.
então, basicamente, vocês dizem Hibernate. E na questão da dificuldade pro desenvolvimento? Pq eu não tive problema com testezinhos básicos… mas o básico é básico… e quando eu tiver um projeto grande?
Tenham por referência o fato de que sou programadora experiente, mas pouco experiente em Java, menos ainda na programação pra web e nada nada experiente em Hibernate hehe :mrgreen:
Use Hibernate
Use Hibernate
Use Hibernate
Use Hibernate
Use Hibernate
Use Hibernate :mrgreen:
O Hibernate só vai facilitar a sua vida, além de evitar que você tenha que escrever um monte de código SQL chato dentro dos seus DAOs, é só save(), update(), delete(), nada mais.
Pra persistir os dados use um banco de dados. :lol: Mas pra fazer a ponte Java-BD use Hibernate e seja feliz!!!
Você pode implementar DAOs usando Hibernate também, não posso* falar em quais aspectos isso é vantajoso ou desvatantajoso. Mas não seria um crime fazê-lo.