Opinião p/ iniciar um projeto do zero

Olá pessoal estou querendo desenvolver um projeto web e queria a opinião de vocês.
Hoje minha idéia é desenvolver um sistema que possua área de pessoal, folha de pagamento, controle de ponto.
Mas estou em dúvida se as ferramentas que irei utilizar irá suprir as necessidades, acredito que sim, mas vou deixar aqui pra vocês me auxiliarem ok? Segue o que estou em mente para utilizar:

IDE Eclipse
Plataforma Java Enterprise Edition 6
WebContainer Tomcat 7
Hibernate/JPA
Padrão MVC
Framework JSF ( Será que preciso do Spring?? )
Framework PrimeFaces
Facelets

Tenho conhecimentos nessas ferramentas a nível intermediário e acredito que uns dos desafios é entender os processos.
Abraço!

Não sei como vai ser seu controle de ponto, automatico ou o funcionário cadastra suas entradas e saidas, mas se for automatico, a partir de um aparelho de ponto, acredito que tenha q ter um aplicativo externo que ai coletará dados dele e inserirá no seu banco de dados do sistema web…

De qualquer forma, pra fazer a parte web, talvez nem precisa de JEE6 completo, poderia ser algo como (a grosso modo)

  • Tomcat
  • Spring framework
  • JSF
  • JPA/Hibernate
    e um Maven ou Gradle pra controlar as dependencias

[quote=igor_ks]Não sei como vai ser seu controle de ponto, automatico ou o funcionário cadastra suas entradas e saidas, mas se for automatico, a partir de um aparelho de ponto, acredito que tenha q ter um aplicativo externo que ai coletará dados dele e inserirá no seu banco de dados do sistema web…

De qualquer forma, pra fazer a parte web, talvez nem precisa de JEE6 completo, poderia ser algo como (a grosso modo)

  • Tomcat
  • Spring framework
  • JSF
  • JPA/Hibernate
    e um Maven ou Gradle pra controlar as dependencias[/quote]

Igor o ponto será automático e concordo que tenha um aplicativo para inserir no banco e dps a aplicação resgate esses dados. O problema é que eu nunca implementei o Spring e nem Maven o que sei sobre os dois é teoria.

Tranquilo pra usar EJB também então, já que tem mais conhecimento da especificacao JEE6.
Falei mais de Spring pra ficar mais leve mesmo e rodar em um web container, como tomcat.

Se for usar EJB, fica melhor então usar um JBoss ou Glassfish pra suportar tudo do EJB.
Acho que até da pra desenvolver um sistema com EJB e fazer o deploy em um tomcat, mas ai não vai poder usar vários recursos que um servidor de aplicação suporta, pos web container é só web container

É acho que vou usar Spring msm com tomcat. Valeu!!

[quote=marlondmelo]Olá pessoal estou querendo desenvolver um projeto web e queria a opinião de vocês.
Hoje minha idéia é desenvolver um sistema que possua área de pessoal, folha de pagamento, controle de ponto.
Mas estou em dúvida se as ferramentas que irei utilizar irá suprir as necessidades, acredito que sim, mas vou deixar aqui pra vocês me auxiliarem ok? Segue o que estou em mente para utilizar:

IDE Eclipse
Plataforma Java Enterprise Edition 6
WebContainer Tomcat 7
Hibernate/JPA
Padrão MVC
Framework JSF ( Será que preciso do Spring?? )
Framework PrimeFaces
Facelets

Tenho conhecimentos nessas ferramentas a nível intermediário e acredito que uns dos desafios é entender os processos.
Abraço![/quote]

Vc quis dizer Spring MVC certo? Pq Spring é altamente recomendável. Se é uma aplicação eu gosto do JSF pelo produtividade e usando com componentes como PrimeFaces melhora bastante já que não saco nada de design. Mas, nada que nao se possa fazer usando Spring MVC tb claro. Nesse caso seu usaria o JSF.

[quote=marlondmelo]Olá pessoal estou querendo desenvolver um projeto web e queria a opinião de vocês.
Hoje minha idéia é desenvolver um sistema que possua área de pessoal, folha de pagamento, controle de ponto.
Mas estou em dúvida se as ferramentas que irei utilizar irá suprir as necessidades, acredito que sim, mas vou deixar aqui pra vocês me auxiliarem ok? Segue o que estou em mente para utilizar:

IDE Eclipse
Plataforma Java Enterprise Edition 6
WebContainer Tomcat 7
Hibernate/JPA
Padrão MVC
Framework JSF ( Será que preciso do Spring?? )
Framework PrimeFaces
Facelets

Tenho conhecimentos nessas ferramentas a nível intermediário e acredito que uns dos desafios é entender os processos.
Abraço![/quote]
Como pretende usar JEE com Tomcat, sendo que ele só implementa parte da especificação?
Eu sinceramente utilizaria algo action-based, como Struts 2 ou vRaptor ou Mentawai. A não ser que você tenha dificuldades com design, neste caso, opte direto por Primefaces ou Richfaces.
Spring Framework, apenas se você tiver um sistema grande mesmo.

Eu sugeriria:
MySQL
Tomcat 7
Hibernate 4.x
Struts 2 (Tem um ótimo desempenho com JSON)
HTML 5 + JQuery + CSS3

Essa pergunta é bem recorrente

http://www.guj.com.br/prepost/289073/1529014/arquitetura-e-frameworks-jee-6

Colega, MySQL com certeza está faltando em sua lista. Além disso como será a integração com periféricos? Leitores de ponto, biometria?

[quote=drsmachado][quote=marlondmelo]Olá pessoal estou querendo desenvolver um projeto web e queria a opinião de vocês.
Hoje minha idéia é desenvolver um sistema que possua área de pessoal, folha de pagamento, controle de ponto.
Mas estou em dúvida se as ferramentas que irei utilizar irá suprir as necessidades, acredito que sim, mas vou deixar aqui pra vocês me auxiliarem ok? Segue o que estou em mente para utilizar:

IDE Eclipse
Plataforma Java Enterprise Edition 6
WebContainer Tomcat 7
Hibernate/JPA
Padrão MVC
Framework JSF ( Será que preciso do Spring?? )
Framework PrimeFaces
Facelets

Tenho conhecimentos nessas ferramentas a nível intermediário e acredito que uns dos desafios é entender os processos.
Abraço![/quote]
Como pretende usar JEE com Tomcat, sendo que ele só implementa parte da especificação?
Eu sinceramente utilizaria algo action-based, como Struts 2 ou vRaptor ou Mentawai. A não ser que você tenha dificuldades com design, neste caso, opte direto por Primefaces ou Richfaces.
Spring Framework, apenas se você tiver um sistema grande mesmo.

Eu sugeriria:
MySQL
Tomcat 7
Hibernate 4.x
Struts 2 (Tem um ótimo desempenho com JSON)
HTML 5 + JQuery + CSS3[/quote]

É Machado eu me expressei mal, não quis colocar a plataforma JEE no tomcat por completo só algumas coisas. Você não trocaria o strutus 2 pelo jsf 2?

Amanda você tem razão eu esqueci de citar o banco que será realmente MySQL junto com o MySQL Workbench e DBDesign fork. Os periféricos e integrações de ponto pra ser realista eu nunca implementei e vou cair de cara nessa parte até pq será automática e não manual !

marlon

Da uma pesquisada na web sobre relógio de ponto biométrico Orion Prisma, eu estou fazendo uma implantação similar a isto aqui
no meu trabalho, este relógio facilita bastante, anteriormente estávamos e ainda usamos o relógio Orion 6, que vem com um software
chamado Henry que utiliza banco de dados firebird, porém é passivo de migração, este software fornece a interface de comunicação
com o relógio e é bem prático porque você pode manipular a base de dados dele via script no FB.

Me parece que neste Relógio Orion Prisma ele já vem com interface web e recebe os dados via pendrive(não tenho certeza).
Uma vez feito isto você fará a coleta das informações através de uma porta fiscal no próprio relógio usando um dispositivo móvel.

O relógio gera para você um arquivo de texto feito isto você só precisará mesmo codificar um programa que leia este .txt e trate as
informações.

Ai é com você a forma que será.
As ferramentas a serem usadas sigo as sugestões acima.

Espero ter ajudado.

[quote=joaoabi]marlon

Da uma pesquisada na web sobre relógio de ponto biométrico Orion Prisma, eu estou fazendo uma implantação similar a isto aqui
no meu trabalho, este relógio facilita bastante, anteriormente estávamos e ainda usamos o relógio Orion 6, que vem com um software
chamado Henry que utiliza banco de dados firebird, porém é passivo de migração, este software fornece a interface de comunicação
com o relógio e é bem prático porque você pode manipular a base de dados dele via script no FB.

Me parece que neste Relógio Orion Prisma ele já vem com interface web e recebe os dados via pendrive(não tenho certeza).
Uma vez feito isto você fará a coleta das informações através de uma porta fiscal no próprio relógio usando um dispositivo móvel.

O relógio gera para você um arquivo de texto feito isto você só precisará mesmo codificar um programa que leia este .txt e trate as
informações.

Ai é com você a forma que será.
As ferramentas a serem usadas sigo as sugestões acima.

Espero ter ajudado.[/quote]

João muito boa essa sua informação irei pesquisar sobre isto valeu mesmo!

[quote=marlondmelo][quote=joaoabi]marlon

Da uma pesquisada na web sobre relógio de ponto biométrico Orion Prisma, eu estou fazendo uma implantação similar a isto aqui
no meu trabalho, este relógio facilita bastante, anteriormente estávamos e ainda usamos o relógio Orion 6, que vem com um software
chamado Henry que utiliza banco de dados firebird, porém é passivo de migração, este software fornece a interface de comunicação
com o relógio e é bem prático porque você pode manipular a base de dados dele via script no FB.

Me parece que neste Relógio Orion Prisma ele já vem com interface web e recebe os dados via pendrive(não tenho certeza).
Uma vez feito isto você fará a coleta das informações através de uma porta fiscal no próprio relógio usando um dispositivo móvel.

O relógio gera para você um arquivo de texto feito isto você só precisará mesmo codificar um programa que leia este .txt e trate as
informações.

Ai é com você a forma que será.
As ferramentas a serem usadas sigo as sugestões acima.

Espero ter ajudado.[/quote]

João muito boa essa sua informação irei pesquisar sobre isto valeu mesmo![/quote]

Olá, sistemas de portaria 1510 são bastantes interessantes de se trabalhar, porém não sei se é de conhecimento que existem vários fabricantes destes dispositivos, logo as integrações são diferentes pois os firmwares são diferentes. Acredito que se você quer seguir em frente com o desenvolvimento de softwares que controlam este tipo de informações é necessário verificar junto com o fabricante do REP o guia de desenvolvimento que eles disponibilizam.

O arquivo que é retirado da portal fiscal é conhecido como AFD e nele está todas as marcações de ponto eletrônico, seja por biometria ou por qualquer outro tipo de input como cartões MiFare ou via teclado do dispositivo.

Desenvolver este tipo de software precisa seguir algumas normas que o MTE (ministério do trabalho) disponibiliza em seu site. Pesquise por Portaria 1510 e você irá achar as informações.

A integração mais comum que fiz com REPS foi com a DIGICON que possui um WebService que disponibiliza vários serviços que você pode interagir e o próprio WebService conversa diretamente com o dispositivo, tornando-se assim um Middleware.

Boa sorte na empreitada, eu sou novato com JAVA mas tenho certa experiência com controle de ponto e controle de acesso, pois faço alguns trabalhos referente a isto na empresa que sou contratado. Caso tenha alguma dúvida posso tentar lhe ajudar!

Vai pela sombra.

Pedro,

Sim sim, você esta correto é necessário que observemos as normas do Ministério, porém existem casos e casos,
por exemplo num hospital existem escalas de médicos, enfermeiros e técnicos de laboratório que têm horários diferenciados
sem falar nas trocas de plantão que são constantemente realizadas por estes profissionais.

Sendo assim eu preciso tratar estas informações, de forma diferenciada, o próprio MT,permite que isso seja feito
porém se eu tentar tratar um ponto de um Médico da mesma forma que trato de um funcionário administrativo
que trabalha de segunda a sexta de 08:00 às 17:00 eu terei grandes problemas, no fim do mês.