Pessoal… eu estou estudando java, já peguei a matéria java orientada a objeto… no meu curso só programamos usando console, eu queria ter alguma experiência mexendo com interface gráfica… coisa que nao fiz no curso ainda… então eu queria tentar desenvolver algum programinha que seja bacana e ao mesmo tempo nao seja um programa profissional… eu quero fazer mais para pegar experiencia com interface grafica…
Opinião para o primeiro programa em java
10 Respostas
Eu quando comecei a estudar interface gráfica comecei com calculadoras e jogos básicos como jogo da forca e jogo da velha que não exigem muita coisa a calculadora por exemplo é só da uma olhada em JTextField, JButton, JFrame e ActionListinei o básico do básico
veras que interface gráfica não é nem um bicho de set cabeças
até!
esse JTextField fica em Swing é?
o que é bom para aprender interface gráfica? estudar swing, awt ?
olha eu prefiro sempre usar Swing e aprendi direto com ele mas acho que não tem muita diferença na hora de aprender!
e pra você ir se familiarizando vai um exemploimport javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JLabel;
public class Janela {
public static void main(String[] args){
JFrame janela = new JFrame();
janela.setTitle("Janela Graafica");
janela.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
janela.setSize(500, 500);
JLabel rotulo = new JLabel("Essa é minha primeira janela grafica");
janela.add(rotulo);
janela.setVisible(true);
}
}
acho que não é necessário comentar mas caso precise é só valar!
até!
Concordo com InSeOfKn.
O swing é um bom primeiro passo para interface grática.
Eu recomendo utilizar o NetBeans e sua interface gráfica. Com ele será possivel criar interface utilizando o método arrastar e colocar no local os jTextField, JLabel etc…
com isso no modo código você pode verificar como ele gera os códigos dos objetos e assim aprendendo com o IDE.
Com ela é possível criar eventos dos botões com facilidade, utilizando a parte gráfica da IDE.
Acho interessante.
Que antes dele utilizar as facilidades do netbeans, fizesse o código na mão grande para aprender como se faz de modo manualmente.
Logo em seguida iria para uma ide.
Acho interessante.
Que antes dele utilizar as facilidades do netbeans, fizesse o código na mão grande para aprender como se faz de modo manualmente.
Logo em seguida iria para uma ide.
Concordo… Acho que a maioria faz isso…
Eu particularmente não gosto do NetBeans acho os códigos gerados por ele inlegível.
Em questão de criar interfases arrastando e soltando prefiro o Visual Editor do Eclipse pois com ele da de tando criar arrastando e soltando como editando o código e até os dois simultaneamente alem do código gerado ser 100% legível (foi o que notei nas poucas interfases gráficas que fiz arrastando e soltando)
Mas no inicio sem duvida fazer tudo na mão!!
até
Como conselho, antes de começar ae mexer com interface gráfica compre o livro Use a Cabeça Padrões de Projeto por 3 motivos:
- Ele vai te ensinar os padrões básicos, principalmente o Observer que base no swing para comunicar os eventos, assim você vai entender como o click de um botão ou qualquer outro evento da interface notifica sua classe.
- Ele te dar uma base de MVC, assim você não vai acoplar seu código a visualização, como todo mundo faz, podendo reutiliza-lo posteriormente em outra visualização
- Você vai se tornar um programador muito melhor e não vai precisar quebrar a cabeça e reinventar a roda toda vez.
Eu particularmente não gosto do NetBeans acho os códigos gerados por ele inlegível.Em questão de criar interfases arrastando e soltando prefiro o Visual Editor do Eclipse pois com ele da de tando criar arrastando e soltando como editando o código e até os dois simultaneamente alem do código gerado ser 100% legível (foi o que notei nas poucas interfases gráficas que fiz arrastando e soltando)
Mas no inicio sem duvida fazer tudo na mão!!
até
Concordo em ter que fazer tudo na mão pra aprender. Eu estou aprendendo java e particularmente sou a favor de no ínicio, pra pegar o básico de sintaxe, utilizar o notepad++ (já fui xingado no curso por causa disso, kaspekpeaksaep). Acho que só se deve mudar pra utilizar um eclipse ou netbeans depois de um tempinho já mexendo com a linguagem, claro que em questão de produtividade, todos ou pelo menos a grande maioria dirá que é melhor se utilizar o eclipse e o netbeans, mas pra quem está aprendendo, é muito melhor fazer na mão. ;D
Mas cada opinião é uma opinião, na minha, código na mão é a melhor coisa ;D
[]´s