Pessoal… eu estou estudando java, já peguei a matéria java orientada a objeto… no meu curso só programamos usando console, eu queria ter alguma experiência mexendo com interface gráfica… coisa que nao fiz no curso ainda… então eu queria tentar desenvolver algum programinha que seja bacana e ao mesmo tempo nao seja um programa profissional… eu quero fazer mais para pegar experiencia com interface grafica…
Opinião para o primeiro programa em java
10 Respostas
Eu quando comecei a estudar interface gráfica comecei com calculadoras e jogos básicos como jogo da forca e jogo da velha que não exigem muita coisa a calculadora por exemplo é só da uma olhada em JTextField, JButton, JFrame e ActionListinei o básico do básico
veras que interface gráfica não é nem um bicho de set cabeças
até!
esse JTextField fica em Swing é?
o que é bom para aprender interface gráfica? estudar swing, awt ?
olha eu prefiro sempre usar Swing e aprendi direto com ele mas acho que não tem muita diferença na hora de aprender!
e pra você ir se familiarizando vai um exemploimport javax.swing.JFrame;
import javax.swing.JLabel;
public class Janela {
public static void main(String[] args){
JFrame janela = new JFrame();
janela.setTitle("Janela Graafica");
janela.setDefaultCloseOperation(JFrame.EXIT_ON_CLOSE);
janela.setSize(500, 500);
JLabel rotulo = new JLabel("Essa é minha primeira janela grafica");
janela.add(rotulo);
janela.setVisible(true);
}
}
acho que não é necessário comentar mas caso precise é só valar!
até!
Concordo com InSeOfKn.
O swing é um bom primeiro passo para interface grática.
Eu recomendo utilizar o NetBeans e sua interface gráfica. Com ele será possivel criar interface utilizando o método arrastar e colocar no local os jTextField, JLabel etc…
com isso no modo código você pode verificar como ele gera os códigos dos objetos e assim aprendendo com o IDE.
Com ela é possível criar eventos dos botões com facilidade, utilizando a parte gráfica da IDE.
Acho interessante.