Opinião. Pós-Graduação?

Galera estou um pouco preocupado, este mês começo a pós optei por Engenharia de Software a base do curso é Java irei pagar no total do curso 12.600,00, vcs acham que vale a pena este investimento, no mesmo local tem o curso de Gestão de Projetos mais como estou atualmente como Analista resolvi um curso técnico, a minha preocupação é deste dinheiro não retornar, estava pensando em largar a pós e investir em um curso de SAP, o que vcs acham ?

Agradeço qualquer opinião…

Olhe Licuri.

Eu investiria na pós!
Pois, você terá conhecimento mais abrangente, podendo aprimiorá-lo!

Licuri,

Minha opinião, é que você faça o de Engenharia de Software (acredito que vá lhe acrescentar), e quando acabar se tiver como faça também o de Gerencia de Projetos.
Conhecimento nunca é demais, e você pode estar abrindo as portas mais tarde para ser um gerente de projetos realmente, pois terá um conhecimento e embasamento em modelagem e também em conceitos gerenciais.

Boa sorte.

concordo com o pessoal acima… eu to ainda no bacharelado… mais qdo terminar pretendo fazer uma pos… presencial e outra a distancia… vc fazendo essa pos em eng. de software caso quera futuramente fazer ate um mestrado na area… sera bem melhor…

Primeiro acho que você precisa definir com o quê realmente quer trabalhar: desenvolvimento Java, gerenciamento de projetos ou SAP?

Se tiver grana faz os três. :stuck_out_tongue:

valeu galera, esse tipo de opinião é muito importante.
O problema é que algumas empresas não vêm isto como um diferencial.

[quote=Roger75]Primeiro acho que você precisa definir com o quê realmente quer trabalhar: desenvolvimento Java, gerenciamento de projetos ou SAP?

Se tiver grana faz os três. :P[/quote]

hehe.boa.

Cara gosto muito de programar, o problema é que tambem gosto do dinheiro!! :lol:

Pós-graduação como um título para colocar no currículo não sei se abre as portas do mercado de trabalho. Eu acreditaria que não…

O conhecimento hoje não está nas universidades e sim livre na Internet, livros, comunidades (GUJ), etc.

Pós-graduação faz sentido se vc quizer seguir a carreira acadêmica.

Se quiser fazer uns contatozinhos também, pode ser uma boa, mas pelo preço que se paga com tempo e dinheiro, tenho lá minhas dúvidas se não é melhor ir nos eventos de Java e nos encontros da comunidade.

Vc fala inglês bem? Consegue ler um livro e/ou artigo técnico em ingles sem problemas? Se a resposta for sim vc já está matriculado na maior pós-graduação do mundo, chamada Internet.

Se a resposta for não, pega essa grana e investe num bom curso de inglês!

Eu também estou com essa dúvida rondando minha cabeça.
Gosto da tecnologia e também gosto de dinheiro. Quero continuar envolvido com os aspectos técnicos dos projetos mas também não quero ser um desenvolvedor eternamente (ficar fazendo mil telas, debugando código, etc). Também não quero ser um gerente de projetos (pelo menos agora não quero isso).
O que fazer? Me especializar fazendo uma pós técnica ou fazer uma pós com perfil mais “gerencial”, “administrativa”?
Trabalho há pouco tempo com software (2 anos ao todo, antes tinha uma profissão totalmente diferente). Trabalhei somente em duas empresas mas ambas têm papéis que misturam aspectos técnicos e gerenciais.
Na primeira, existem os seguintes cargos:

1. Arquiteto de Software : é o cara que entra num projeto na fase de concepção e pode ir até o final dele, se preciso. Ajuda na pré-venda e, se vendido, define todos os padrões arquiteturais da aplicação, implementa mecanismos-chave, lidera os projetistas (e desenvolvedores, conseqüentemente), ajuda o gerente no planejamento das fases do projeto (fazendo cronograma, etc). Pro cara ser bom ele precisa ter técnica e saber motivar, administrar, negociar, liderar, etc.
  2. Arquiteto de Sistemas : é um Arquiteto de Software “Power”, que trabalha em vários projetos, é responsável por todos os aspectos técnicos da empresa, etc. Também precisa exercitar muito bem as habilidades técnicas e gerenciais.

Vou fazer a pós no ano que vem, mas até agora o que eu decidi foi o seguinte:
Quero guiar a minha carreira pra Arquitetura, implementando pontos-chave do sistema, casos de uso cabulosos, fazer análise, discutir arquitetura, etc. Mas também quero liderar equipes, negociar prazos, enfim, participar das decisões gerenciais e estratégicas dos projetos (que é onde tá a grana).
Pra isso decidi fazer uma pós com perfil gerencial no ano que vem. Este ano, vou me dedicar e dar um gás no inglês e tentar tirar pelo menos 2 certificações (3 seria o ideal).
Acho que assim consigo me capacitar pra atingir esses objetivos…

Me matriculei segunda-feira vou fazer duas vezes por semana segunda e quarta e a pós de terça e quinta, ja pensei nisso também fazer o inglês todos os dias da semana e quando terminar fazer a pós.

Pós poderia ser bom se vc quer desenvolver um projeto com orientação de um professor.

Já os cursos que eles ministram na pós-graduação, pelo que eu conversi com alguns amigos que fazem isso, tem uma tendência de serem muito teóricos e pouco práticos. É claro que cada caso é um caso, mas por essa grana tem que ficar atento ao verdadeiro CUSTO-BENEFÍCIO da coisa…

Eu acho que pós graduação ajuda, sim. Mesmo porque, a primeira análise é a do currículo e as empresas tendem a dar preferência ao mais graduado para o cargo.

Quando você lê um currículo, sabe que pelo menos quem tem pós está buscando o aprimoramento. Essa pessoa tem mais chances de ser alguém satisfeito com a área do que quem não tem pós nenhuma.

Veja bem, estou falando da análise de um curriculo. Estou falando de uma pessoa ter “mais chances” de gostar. Não dela efetivamente gostar. Quando uma grande empresa faz seleções, ela recebe dezenas de curriculos e um dos critérios para eliminação é esse.

Agora, eu concordo com o que foi dito aqui em uma coisa. Embora a pós seja um adicional, inglês é fundamental. Se você não tem um bom inglês, gaste esse dinheiro aprendendo. No caso de informática, o inglês é mais importante que o espanhol. Mas ambas as linguas vão abrir portas.

Creio que a pós é muito interessante, desde que vc tire proveito dela. Eu comecei a fazer uma em “Análise Orientada a Objetos”. Caramba, o cara vinha com o lado teórico do que eu faço todo dia! Pulei fora, não estou interessado em diploma. Hoje eu prefiro mais um MBA por causa da visão de negócio.

A Internet é fascinante, só que hoje eu acho que as pessoas aprendem menos sobre um determinando assunto justamente porque têm uma facilidade muito grande de encontrar respostas. O problema são os variados pontos de vista. Nem todo ponto de vista é ponto final.

Como o pessoal disse, inglês é a base, embora eu não me sinta confortável com isso (caramba, sou brasileiro, hehehehe). Mas, antes mesmo do inglês, o que vc precisa saber é onde quer chegar. E tente ser o melhor nisso! Inglês, pós, etc, são apenas meios. Às vezes vc quebra a cara mesmo (como aconteceu com a minha pós).

Como já foi citado aqui, depende da área que pretende seguir.
Se for Desenvolvedor, acho que uma pós pouco acrescenta, o que vale mesmo é a experiência e certificações.
Se for uma carreira Gerencial ou Acadêmica, ai sim uma Pós conta e muito.
Eu até pretendo fazer uma…mas quando tiver lá meus 30,31 anos, por enquanto(26), pretendo me especializar no que eu faço, que é desenvolver sistemas e pra isso ainda prefiro investir em livros e certificações…

É verdade saoj, acho que o melhor que tenho a fazer é ficar bom no inglês, portanto ao invés de fazer o inglês duas vezes por semana vou fazer 4 vezes. :slight_smile: