Opinião, qual framework/mvc você recomenda?

Pessoal, estou precisando criar um sistema web em java. Estou perdido entre usar, struts, spring, jsf, vraptor, hibernate, etc. Preciso que a aplicação tenha um desempenho de view excelente, será praticamente um “ecommerce”. De começo iria utilizar hibernate+spring+jsf. Mas já me falaram para utilizar JSF+vraptor e também utilizar somente spring. Esotu meio perdido entre as vantagens e desvantagens de cada. O que você usaria ? Obrigado.

Já surgiram vários tópicos sobre isso. É um tema batido e já foi bem discutido no fórum. Use a busca e veja por si mesmo.

Qualquer coisa menos JSF :slight_smile:

JSF + VRaptor? Isso não funcionaria. Como o pessoal disse existem vários tópicos sobre o assunto.

Para o seu cenário, realmente jsf não seria uma boa.

Você pode utilizar

Vraptor(MVC) + spring ou guice (para DI) + hibernate(Persistência)

e utilizaria o bootstrap (http://getbootstrap.com/2.3.2/getting-started.html) pra ajudar na criação do client

• 1

E como Ataxexe falou, pesquise pois existem tópicos atuais sobre esse assunto, se fossem antigos tudo bem criar outro. Alguns:

http://www.guj.com.br/java/304275-programacao-web-quais-ferramentas-seguir
http://www.guj.com.br/java/304426-quais-tecnologias-sao-mais-adequadas-para-este-projeto

Obrigado a todos.

De acordo com o que vocês falaram e minha busca no fórum e alguns estudos recentemente,estou pensando no seguinte:

vraptor+mongodb(conterá apenas dados para a view principal, buscando agilizar a visualização)+spring + hibernate.

O que acham ? É uma boa ?

Obrigado!

Tema batido mesmo, tem até outro tópico bem próximo disso que foi postado ontem.

http://www.guj.com.br/java/304426-quais-tecnologias-sao-mais-adequadas-para-este-projeto

[quote=godinez]Obrigado a todos.

De acordo com o que vocês falaram e minha busca no fórum e alguns estudos recentemente,estou pensando no seguinte:

vraptor+mongodb(conterá apenas dados para a view principal, buscando agilizar a visualização)+spring mvc + hibernate.

Obrigado![/quote]

O Spring você usaria para Injetar dependências, já que o VRaptor já é um MVC !!

[quote=godinez]Obrigado a todos.

vraptor+mongodb(conterá apenas dados para a view principal, buscando agilizar a visualização)+spring mvc + hibernate.

Obrigado![/quote]

Não! Me parece que você adotou NoSQL porque quer agilizar a visualização do sistema. Se for isso mesmo, repense sua escolha.

Ah! E o Spring MVC não é necessário, já que você vai usar o VRaptor (mas note que você ainda pode usar o Spring).

O VRaptor já tem injeção de dependência (com Spring, Guice ou Pico). Se for algo pra “brincar” e aprender pode ir de mongoDB. Pra algo sério analise melhor a situação. Dá uma navegada no blog do Kiko que tem posts interessante sobre o assunto. http://www.itexto.net/devkico

Pelo o que vi, busca de dados com NoSQL, é muito mais rápido que a consulta em um banco relacional. Me corrija se estiver errado.

A ideia é usar todo o sistema em um banco relacional, e somente na tabela especifica, irei “jogar” os dados para o mongodb(os mesmos dados da tabela relacional) para fazer apenas essa consulta na página inicial. Não é uma boa ? Não compensa ? Estou viajando ? rsrsrs

Vlww

[quote=godinez][quote=Ataxexe]
Não! Me parece que você adotou NoSQL porque quer agilizar a visualização do sistema. Se for isso mesmo, repense sua escolha.
[/quote]

Pelo o que vi, busca de dados com NoSQL, é muito mais rápido que a consulta em um banco relacional. Me corrija se estiver errado.[/quote]

Sim, é mais rápida. O problema é justamente o porquê dela ser mais rápida. O NoSQL não é uma alternativa às bases relacionais e, sim um complemento, posto que existem vários tipos de banco de dados (inclusive, vários tipos de bancos NoSQL).

[quote=godinez]A ideia é usar todo o sistema em um banco relacional, e somente na tabela especifica, irei “jogar” os dados para o mongodb(os mesmos dados da tabela relacional) para fazer apenas essa consulta na página inicial. Não é uma boa ? Não compensa ? Estou viajando ? rsrsrs
[/quote]

Você vai ter que garantir que os dados nos dois bancos estejam iguais e um commit em duas fases será terrível de implementar (visto que os bancos NoSQL não garantem o ACID).

Se você tiver um tráfego de dados do tamanho do Twitter, por exemplo, pode se preocupar em fazer otimizações malucas na sua infraestrutura (e, mesmo assim, diferentes da que você quer fazer). Como eu garanto que esse não é o seu caso, desconsidere usar NoSQL.

[quote=Ataxexe][quote=godinez][quote=Ataxexe]
[/quote]

Pelo o que vi, busca de dados com NoSQL, é muito mais rápido que a consulta em um banco relacional. Me corrija se estiver errado.[/quote]

Sim, é mais rápida. O problema é justamente o porquê dela ser mais rápida. O NoSQL não é uma alternativa às bases relacionais e, sim um complemento, posto que existem vários tipos de banco de dados (inclusive, vários tipos de bancos NoSQL).

[quote=godinez]A ideia é usar todo o sistema em um banco relacional, e somente na tabela especifica, irei “jogar” os dados para o mongodb(os mesmos dados da tabela relacional) para fazer apenas essa consulta na página inicial. Não é uma boa ? Não compensa ? Estou viajando ? rsrsrs
[/quote]

Você vai ter que garantir que os dados nos dois bancos estejam iguais e um commit em duas fases será terrível de implementar (visto que os bancos NoSQL não garantem o ACID).

Se você tiver um tráfego de dados do tamanho do Twitter, por exemplo, pode se preocupar em fazer otimizações malucas na sua infraestrutura (e, mesmo assim, diferentes da que você quer fazer). Como eu garanto que esse não é o seu caso, desconsidere usar NoSQL.[/quote]

Show suas explicações, me convenceu (por enquanto, rsrsrs) a não utilizar o NoSQL nesse caso.
Vou utilizar mesmo vraptor, spring(se necessário) e hibernate.

Com o tempo, depois do sistema pronto, irei “implementar/testar” o NoSQL para fazer testes reais de desempenho e pesar vantagens x desvantagens.

Obrigado!

Na boa? Pare de ir atrás de “nomes” de framework e faça uma pesquisa rápida e veja como eles trabalham.

Faça um Hello world de cada exemplo e veja o que você quer investir seu tempo.

Um pode falar jsf ou vraptor ou spring mvc, mas vc tem que entender em que a ferramenta é mais forte e se ela é adequada para seu caso de uso.

É importante pedir opnião, mas também é importante você ter a sua baseada em seus estudos.

Repara que você disse apenas tecnologias e um monte de gente saiu falando oq vc deveria utilizar… mas quais são seus requisitos? isso também influencia…