Olá amigos, estou aqui para pedir uma opinião sincera de voces. Na empresa onde trabalho existem dois sistemas um ERP Financeiro contabilidade e etc e um outro de atendimento que necessita de comunicação/interação com catracas e sistema de biometria alem de captura de fotos, empresa parceira que desenvolve os sistemas adotou javaweb para desenvolvimento de um novo projeto para os dois sistemas, eu conheço muito pouco do java, só desenvolvi pequenos programas desktop, as minhas peguntas são:
DESENVOLVIMENTO:
é viável?
eles irão infrentar muita dificuldade no desenvolvimento?
comunicação com catraca e desenvolvimento de sistema biometrico seria complexo?
A utilização do javaweb para sistemas complexos é aconselhaves?
UTILIZAÇÃO:
não vai dimunuir produtividade no trabalho, já que os usuários vão ter que usar muito o mouse?
Como há a comunicação/interação com catracas e sistema de biometria já descartaria o sistema ser web. Exceto se o sistema tiver duas partes, uma que tem comunicação/interação com catracas e sistema de biometria e uma outra que é só consultar, emissão de relatórios, etc. Esta última até poderia ser web usando JSF sem maiores problemas.
a) Comunicação com dispositivos (por exemplo, catracas) não é muito fácil em ambiente Web porque é preciso deixar isso segregado em applets assinadas. Eu acho que é sempre um pouco chato trabalhar com applets assinadas que usam código nativo, mas espero que isso seja apenas minha opinião pessoal. Para esse tipo de coisas especializadas, talvez seja melhor deixar o sistema como desktop mesmo, mas usando Java Web Start (o que possibilita a instalação e atualização via browser, o que é bem mais fácil).
b) Se a aplicação Web for bem testada e tiver bastante Javascript para poder aceitar todos os atalhos de teclado que vocês precisam, talvez não perca tanta produtividade assim.
E ai cara, eu acho que sua visão deve ir alem disso, o tempo não diz se o projeto ira ou nao atender oq ue vc necessita, todos dizem que o mundo se tornou web, pois eu digo EM PARTES, posso estar errado, obviamente o desenvolvimento web se torna um pouco mais lento e trabalhoso devido a união de varias tecnologias e taus, ja desktop e mais simples eu sinto isso, pare e analsie se web seria interessante, se serviria para um futuro compartilhamento em outras filiais ou outros locais e por ai vai…tipo de precisa compartilhar uma aplicação pense em web, agora se quer algo que fique ali, dependente de um cliente para viver, ai mande ver desktop, ja o JSF eu nunca fiz um projeto com ele mas creio que falicite muito, eu sou a favor de fazer tudo na mãe usndo bibliotecas js como EXT, YUI e prototype sou a favor disso torna tudo muito flexivel e portatil, facilita muito na hora de ter que fazer algo diferente porem continuo trabalhando com java na parte server, mas se quer algo rapido e mais durão pode optar por um Frame …como JSF vc e quem tem que pesquisar e ver o que sente por ai…
Se tiver q ser web e usando o teu contexto recomendo para interface client o Adobe Flex, os Applets assinados para acessar os periféricos e no lado server Java + Hibernate.