Opiniao: sistema web 100% ajax/json vale a pena?

Opa pessoal,
Estou trabalhando num projeto web que, apesar de usar framework java o cliente insiste tem ter todas as chamadas feitas em ajax/json.

Eu não concordo com tal estrategia, pois subutiliza o framework java, alem do fato de que, se é interesse  utilizar 100% ajax/json, seria melhor escolher um framework javascript para isso.

Gostaria da opinião de voces a respeito disso.

Depende qual será o foco do site.

O SEO fica seriamente prejudicado, já que os motores de busca não conseguirão “enxergar” o conteúdo do site.

[quote=ivconte]Opa pessoal,
cliente insiste
[/quote]

1 - O cliente tem sempre razão
2 - Se você não concorda com o cliente, releia o item 1.

Brincadeira a parte …esta sua pergunta depende muito de qual tipo de sistema você esta desenvolvendo ? qual é a finalidade do sistema que você esta desenvolvendo ? utilizando as tecnologias que o cliente esta pedindo, em quanto tempo você vai concluir o desenvolvimento ? usando a forma que você acha que é o correto na sua visão , quanto tempo você vai concluir o desenvolvimento ?

O cliente muitas vezes desconhece a tecnologia, mas por outro lado conhece muito bem o negócio …caberá a você talvez convence-lo que a tecnologia x , y e z é melhor que json e java script …enfim …esta é a minha opinião …

Vc vai fazer uma app web, na app vc vai fazer o cliente e o server ?

Se for wepapp ai sim o ideal é usar um framework MVC JS client side tipo AngularJs. Se for sistemão clássico dependendo do caso pode ser preciosismo usar isso, prefiro framework MVC server side. Mesmo assim ambas solucoes postando via ajax.

Na verdade é um webapp classico. Estamos desenvolvendo

Estava com a duvida a respeito do excesso de json, pois tinha ouvido falar ha algum tempo atras, que json nao deveria transportar muita informação, pois fica muito lento. Essa informação ainda procede?

[quote=ivconte]Na verdade é um webapp classico. Estamos desenvolvendo

Estava com a duvida a respeito do excesso de json, pois tinha ouvido falar ha algum tempo atras, que json nao deveria transportar muita informação, pois fica muito lento. Essa informação ainda procede?[/quote]
“webapp” eu quis dizer aplicativozinho que usa HTML, como por exemplo para mobile, ou estilo gmail, aplicações mais contidas, não sistema web “clássico” com muitas telas variadas e complexas. Sobre ajax/json com certeza é mais rápido do que dar post inteiro na página, não entendi sua pergunta. Você não falou o volume de informação que vai trafegar num pior caso, então não dá pra saber qual melhor solução sem essa informação. Especifique melhor necessidade para saber qual melhor tecnologia, não coloque a tecnologia na frente de tudo.

[quote=ivconte]… o cliente insiste tem ter todas as chamadas feitas em ajax/json.
Eu não concordo com tal estrategia[/quote]
Procure descobrir por que ele quer isso! Funcionalmente o que ele espera dessa abordagem? Que tipo de aplicativo é esse? Conversando vocês chegam em um acordo…

É normal hoje em dia uma página transformar seu estado inteiramente por chamadas ajax, sem nunca submeter formulários ou recarregar… mas navegar para funcionalidades diferentes usando essa solução é no mínimo estranho.