Opinião sobre certificação

9 respostas
thinet

Olá amigos, como muitos aqui eu pretendo tirar a certificação também, porém gostaria de opiniões sobre quais rumos tomar.

Atualmente estou desempregado, estou cursando Sistemas de Informações (indo para o 5º semestre).

Minha idéia inicial seria fazer um curso na Caelum (FJ-11), no entanto vai ser meio apertado para mim nesse momento por conta de estar desempregado.

A minha dúvida é a seguinte:

Com a minha situação de pouca grana e bastante tempo valeria muito mais a pena tentar estudar em casa com livros (hoje tenho o use a cabeça e pretendo comprar o da Kathy sobre a certificação).

Ou me inforcar de vez e tentar o curso já mencionado e partir para a tentativa de certificação?

Grato pelas respostas!!!

9 Respostas

S

Cara , é uma questao meio dificil …

Mas hoje com mais experiencia…eu meteria as caras nos Livros e me dedicaria aos estudos…

Com Certeza se vc mandar bem , conseguira um trabalho legal e a situacao vai melhorar…

Um Curso seria bm…pois vai te dar um caminho a seguir…mas mesmo com o curso vc tera de estudar bastante…

Eu escolheria os Livros…o da Katy Sierra é bom…mas meu o Google(Pesquisa) é o melhor livro de Todos.

Bom é isso Valeu…

alanbrasil1984

Cara os livros eu acredito na minha opinião a melhor opção

o livro da sierra e uma otimo estudo e vc podera achar ele na internet muito facil mais em portugues poderá achar alguns detales melhores abordados por ser nossa lingua nativa

e o use a cabeça tbm e um otimo reforço para os estudos…

Blogs de pessoas que ja tiraram e uma otima opção tbm para seguir alguns padrões de estudo…

e pegar os Mocks como TestKiller … WizLabs que tudo pode ser encontrado na internet gratuitamente…

e finalizando bao sorte cara… e mete a cara que é o caminhoo

Att,

Alan Rodrigo.

thinet

valeu amigos!

T

Se o dinheiro é curto e você pretende fazer um curso básico, é melhor gastar seu dinheiro em livros (ou se você tiver paciência, ler os tais livros em PDF) - isso se você não achar uma alma caridosa que possa emprestá-los.
O custo desses cursos normalmente é um pouco alto - se você for perguntar, normalmente é alguma empresa que banca o tal curso para seu funcionário, portanto não são cursos baratos como aqueles cursos de inglês (ou de informática básica).

paulog

É perfeitamente possível você conseguir a certificação somente estudando. Não é aconselhável, mas é.
A condição ideal é que você trabalhe com Java para que possa tirar muitas questões de letras sem nem ao menos nem ler nenhum livro.

Como você está de alguma maneira sem dinheiro, te aconselho a estudar com livros emprestados e/ou tutoriais na Internet, fazer simulados e implementar pequenos programas com os assuntos aprendidos.
Lembre-se que tem que ser prazeroso esse estudo, afinal a certificação é mais para você adquirir conhecimentos sobre a linguagem Java do que simplesmente uma sigla no seu currículo.

tecnocrata

cara estudar por livros eh o caminho se vc nao tem uma empresa ( ou alguem pra te bancar esse curso) sao poucas as pessoas q fazem tirando a grana do propio bolso , caso esteja interessado podemos formar ai um grupo de estudo com mais alguns usuarios do guj pois to planejando fazer tbm :slight_smile:
abracos

LPJava

blog dar uma olhada na seção de certificação há algumas discussoes e dicas a respeito! :smiley:

P

alanbrasil1984:
Cara os livros eu acredito na minha opinião a melhor opção

o livro da sierra e uma otimo estudo e vc podera achar ele na internet muito facil mais em portugues poderá achar alguns detales melhores abordados por ser nossa lingua nativa

e o use a cabeça tbm e um otimo reforço para os estudos…

Blogs de pessoas que ja tiraram e uma otima opção tbm para seguir alguns padrões de estudo…

e pegar os Mocks como TestKiller … WizLabs que tudo pode ser encontrado na internet gratuitamente…

e finalizando bao sorte cara… e mete a cara que é o caminhoo

Att,

Alan Rodrigo.

Acho um absurdo que você, programador, seja a favor de uso de livros PDF. Justamente por não pagar direitos autorais.

Se for falta de grana, é só parcelar. Não tem como? Vai em uma casa de empréstimos e pede grana emprestada parcelada pra 10x pra poder comprar o livro.

Mas pdf é palha.

A

Prefiro não comentar.

Quanto a parcelar, parcele direto com a loja, muitas vezes você consegue sem juros, nunca entre nessa de pegar dinheiro com Agiotas (ou Casas de emprestimo).

Recomendo o seguinte: Na Amazon.com eles vendem livros usados e como os livros de certificação são utilizados por um periodo relativamente curto e depois da prova muitas vezes as pessoas teriam interesse em vende-los, é possivel comprar livros em estado de novo por menos de U$10.

Sem dúvida estude por conta própria, esses cursos são absurdamente caros e na minha opinião só compensam quando são pagos integralmente ou parcialmente pela empresa.

Abraços

Criado 18 de junho de 2008
Ultima resposta 2 de jul. de 2008
Respostas 9
Participantes 9