Gostaria de uma opinião de vocês, estou trabalhando atualmente numa empresa que em 11 meses fui promovido de analista de sistemas junior para pleno. Trabalho com visual basic, ainda por cima um sistema muito antigo e mal estruturado só que gosto da equipe que trabalho e de meus superiores. Apareceu uma oportunidade com java, linguagem que trabalhei por 1 ano e sempre gostei bastante ofereceram um pouco menos que ganho atualmente mas com os benefícios ultrapassa os meus rendimentos atuais. Pedi a conta da empresa atual que trabalho atualmente dizendo que era apenas uma troca de emprego por gosto de tecnologia e não pela parte financeira, agora já recebi diversas cantadas para continuar na empresa com um aumento de salário bom (diferença de 25% a 30% do meu salario atual). Gostaria de ouvir opiniões sobre o que é melhor, investir numa tecnologia que tem mais futuro e que tenho gosto, ou ficar numa empresa que te valoriza financeiramente e te trata muito bem como pessoa mas trabalhar com uma tecnologia antiga e chata.
Eu trabalhava com Delphi antigamente (durante 7 anos) e o emprego que estava me pagava muito bem obrigado por conta da escassez de profissionais.
Logo que surgiu uma oportunidade para sair mesmo ganhando menos (relação redução de salário x aguentar as despesas), eu fui.
Não me arrependo pois o mercado que se abriu foi excelente.
No meu caso foi SOA, e no seu lugar eu largaria a mão do VB pelo Java, não só por ser uma tecnologia mais de mercado como pelo que se pode aprender com a troca.
Bem, já que pediu uma opinião, se fosse eu ficaria nessa de Visual Basic mesmo, pois vai ter aumento no salário e ainda por cima está num ambiente que aparentemente é bom. E não é porque a empresa só trabalha com essa tecnologia “ultrapassada” que você não possa tentar implementar sistemas com Java, C#, etc.
Se for pensar, em termos de mercado, um profissional java leva de dois a 3 anos para passar de jr para pl e mais uns 3 anos para ir de pl a sr.
Ou seja, você não só foi promovido em tempo bem menor, como também, é bem quisto pela empresa.
Eu me perguntaria qual é a oportunidade que a médio e longo prazo me dê mais oportunidades de crescimento.
A opinião dos camaradas anteriores é perfeita. Há casos em que você sai de um lugar e o mundo se abre. Outros em que você fica e consegue, pouco a pouco, inserir novos horizontes.
Outro ponto, benefícios não podem fazer parte da composição salarial.
Você paga pelo VR, VT, plano de saúde, odontológico, etc.
Empresas que oferecem benefícios como parte do salário são gambiarras e eu não acho uma boa entrar em uma destas.
Só uma dica, empresa boa contrata coo CLT 100%, não complementar ou 50%.
Se é PJ, aí é outra história.
fique na empresa atual, se você pedir demissão, você perde tanta coisa…R$, além de férias que você ja vai tirar daqui 1 mês…
Só vale a pena sair da empresa se o salário for maior que 25 ~ 30% que o salário atual
claro, leve também em consideração itens como (localização da empresa, plano de carreira, transporte, posição da empresa no mercado, superiores) caso queira sair mesmo assim…
é complicado propor mudar de tecnologia por uma série de motivos, claro que dependendo do ambiente… as vezes para a empresa aquele legado em <coloque aqui alguma tecnologia antiga> funciona bem, os custos com manutenção são baixos, da pouco problema… e em contrapartida se fosse trocar teria-se que ter uma equipe capacitada nesta tecnologia nova, provavelmente passará por um período de maturação do software até ele ficar redondinho, passará por vários bugs muitos deles ja resolvidos na versão antiga, uma parte considerável da equipe atual não conhece a tecnologia nova… enfim, para a empresa pode-se ter vários problemas para mudar para a tecnologia nova e isso ainda seria mudar um time que está jogando bem para um outro que dizem que joga bem mas você ainda não treinou e não está entrosado…
mas respondendo a pergunta do tópico… eu me manteria na equipe em questão sim… aceitaria esse aumento considerável… a maioria do que o pessoal reclama ai no mercado de trabalho é que os patrões reclamam que o funcionário sai mas não fazem uma contra proposta que valha a pena para ele ficar… ao que parece não é o seu caso…
Agradeço muito cada opinião feita, estou pensando muitos nos pontos levantados alguns que não tinha pensado ainda. Estou pensando ainda, sistemas novos com outras tecnologias é meio descartado no momento porque no sistema antigo há muitas regras definidas por áreas de negocio e no momento a empresa está com foco em aumentar o lucro imediato e arrumar a casa do que investir fortemente no futuro(motivo: o resultado do ano passado foi prejuízo, considerando o lucro de outros anos e o tamanho da empresa nada preocupante).
Muito obrigado a todos, realmente me ajudaram muito.
Eu trabalhava com ASP antigo( :shock: ) mas tinha uma situação estavel com emprego em CLT, porém eu tive uma oportunidade para mudar para ser Analista de NEgocios a principio,porem acabei aprendendo diversas coisas. O passo atras que eu dei se refletiram em 3 a frente logo depois.
Amigo, eu estou fazendo o aviso prévio aqui na empresa mas o meu novo emprego é em outra cidade, bem maior, o custo de vida é bem mais elevado e hoje eu moro com os pais, mas vou me casar e vou morar com minha futura esposa. Vendo pelo lado que eu vou ter que me tornar pai de família e ter a obrigação de pagar contas, pelo salário que vou ganhar não compensaria. Mas a empresa é muito maior do que a que estou hoje, tem muito mais oportunidade de crescimento para mim. A curto prazo pode não ser vantagem mas a longo prazo concerteza será! Analise as duas empresas e não a tecnologia, essa é minha dica!
Eu tambem ficaria na empresa atual, como ja disseram, o ambiente parece bom e o salario e melhor. Se vc quer trabalhar com java, tente sugerir essa tecnologia para algum novo projeto que venha a surgir; alem disso, porque nao comeca a fazer parte de algum projeto open source que utiliza java ou desenvolver algum projeto proprio utilizando essa tecnologia depois do seu horario de trabalho por exemplo! Assim, vai matar essa vontade de trabalhar com Java que vc parece ter. Finalizando, nao acho que Java esteja com essa bola toda, todo mundo quer trabalhar com Java, o mercado esta cheio de profissionais e os salarios ficam cada dia piores. Procure ser um bom profossional da area (IT), nao pense em ficar ligado a apenas essa ou aquela tecnologia.