Opinião sobre ferramenta - Meu projeto de mestrado

Oi pessoal, boa tarde.

Hoje coloquei no ar a primeira versão “usável” da ferramenta que estou desenvolvendo no meu projeto de mestrado.

O meu projeto consiste em portar a ferramenta (que é uma aplicação desktop) para web. Eu estou reescrevendo a ferramenta do 0 e ainda tenho muuuuuuita coisa para fazer. Gostaria que vcs dessem uma olhada em como está ficando e se possível me digam o que acharam.

O Cognitor é uma ferramenta para criação de material didático para educação a distância e meu trabalho, além de reescrever a ferramenta, é estudar a possibilidade de se aplicar conhecimento de senso comum, coletado pelo projeto OMCS-Br (http://www.sensocomum.ufscar.br/), no apoio à contextualização cultural do material gerado, aplicando esse conhecimento principalmente na criação da estrutura do material didático bem como no preenchimento de seus metadados.

Quem tiver interesse de dar uma olhada e criticar o endereço é http://lia.dc.ufscar.br:8080/CognitorWeb

Como falei, está no início do desenvolvimento e tem vááááários bugs. Já vem com um usuário preenchido para autenticar.

Está rodando muito bem no Chrome e no Firefox, entretanto no Firefox tem horas que o navegador não dá conta…

Aguardo suas críticas :wink:

[]´s

Boa tarde davidbuzatto.

Cara, gostei do visual e do principalmente da ideia. Sou professor e isso vai ser uma otima ferramenta. No momento estou estudando java para melhorar minha base para fazer minha certificação em janeiro.

O produto está legal. Mas não muito usual. Sei q está em fase de teste. Por isso parabenizo você.

Abraço :lol:

[quote=lazaropj]Boa tarde davidbuzatto.

Cara, gostei do visual e do principalmente da ideia. Sou professor e isso vai ser uma otima ferramenta. No momento estou estudando java para melhorar minha base para fazer minha certificação em janeiro.

O produto está legal. Mas não muito usual. Sei q está em fase de teste. Por isso parabenizo você.

Abraço :lol: [/quote]

Oi lazaro, obrigado pelos apontamentos.
Quando vc fala de usual vc quer dizer que não é uma aplicação web normal ou que não está usável? Eu entendi como uma quebra de paradigma e realmente uma das intenções é essa mesmo :wink: Trazer o desktop para a web (RIA).

[]´s

Olá,

Achei muito legal, a interface rica e bonita. Só achei “muita informação” junta lá no topo, onde não dava nem vontade de olhar de tanta coisa junta.

Ah isso ai é GWT né? O sistema fica todo em sessão? ou request?

Um abraço

Achei interessante a disposição dos elementos, a forma como a interface com o usuário está organizada está bem legal, fácil de localizar as informações. Só uma dica: não coloque uma grande quantidade de informações nas telas, pois poderá prejudicar a legibilidade das informações.
Um abraço, parabéns, tudo de bom! :wink:

Parabéns, a interface é muito bonita, parece realmente uma aplicação desktop. Agora só falta consertar os bugs e deixar o projeto funcional mas analisando o que está pronto, está realmente muito bom!

Oi pessoal, primeiramente obrigado.
Agradeço os apontamentos!

Então, respondendo às perguntas e justificando as críticas:

pavei:
Não é GWT não. É ExtJS. ExtJS + jQuery para interfae gráfica, ajax, etc. Hibernate + Spring para persistência. Servlets puro para controle. JSPs para apresentação e dados ajax.
Realmente tem bastante coisa na GUI e esses detalhes ainda precisam ser revistos, mas é que a ferramenta tem muitas funcionalidades. O que deixa muito polido é o editor de texto, acho que algumas funcionalidades dele vão ser removidas.

Marcio_Nogueira: Mesmo problema que o pavei disse. Realmente está um pouco poluida… Ainda precisa melhorar.

OliveirakunJava: Obrigado! Espero que a ferramenta se torne um produto final e assim exterminar a maioria dos bugs.

Abraço a todos e obrigado novamente!

Oi,

Tentei rodar pelo Mozilla FireFox/Internet Explorer e não funcionou…

Mozilla:
Cliquei no button e o máximo que apareceu foi alguns quadros (sem informações) e 2 botões

Internet Explorer:
Cliquei no button e não carregou nada…

Poderia verificar?
Obrigada

Tchauzin!

[quote=lina]Oi,

Tentei rodar pelo Mozilla FireFox/Internet Explorer e não funcionou…

Mozilla:
Cliquei no button e o máximo que apareceu foi alguns quadros (sem informações) e 2 botões

Internet Explorer:
Cliquei no button e não carregou nada…

Poderia verificar?
Obrigada

Tchauzin![/quote]

Oi Lina,

Aqui está ok. Tente de novo.

Obrigado :wink:

Oi,

Continua não aparecendo nada =( Só quadros com cor branca e azul…

Vou tentar na minha maquina de casa…

Tchauzin!

Dei uma olha na ferramenta e achei bastante legal. Funcionou perfeitamente aqui no meu Firefox/Ubuntu 9.10.

No entanto, fiquei pensando no objetivo do seu mestrado. Portar a ferramenta, com todas as funcionalidades, para web, parece ser bastante trabalho. Normalmente, portar algumas funcionalidades e fazer um estudo de caso, seria mais adequado, ao meu ver. Já vi algumas ferramentas desenvolvidas com este objetivo(mestrado) bastante toscas, mas que, elucidava o estudo principal. Sua ferramenta tem muitas funcionalidades, com interfaces ricas que lhe tomará bastante tempo de desenvolvimento. Em fim… de qualquer forma, parabens pelo trabalho! :thumbup:

[quote=asobrab]Dei uma olha na ferramenta e achei bastante legal. Funcionou perfeitamente aqui no meu Firefox/Ubuntu 9.10.

No entanto, fiquei pensando no objetivo do seu mestrado. Portar a ferramenta, com todas as funcionalidades, para web, parece ser bastante trabalho. Normalmente, portar algumas funcionalidades e fazer um estudo de caso, seria mais adequado, ao meu ver. Já vi algumas ferramentas desenvolvidas com este objetivo(mestrado) bastante toscas, mas que, elucidava o estudo principal. Sua ferramenta tem muitas funcionalidades, com interfaces ricas que lhe tomará bastante tempo de desenvolvimento. Em fim… de qualquer forma, parabens pelo trabalho! :thumbup: [/quote]

Olá,

Então, o objetivo mesmo é usar o conhecimento de senso comum no apoio ao preenchimento dos metadados dos materiais e dos componentes que os formam (chamados de objetos de aprendizagem). Na minha pesquisa, a implementação não vai valer quase nada, pois como vc falou, o “importante” é o conceito e a esmagadora maioria dos projetos de mestrado não tem nenhum incentivo (ou mesmo pressão) dos orientadores para que seja criado algo de verdade, que funcione. E a desculpa é sempre que é um projeto de mestrado, é um protótipo, uma prova de conceito. Só que ao escrever artigos, o pessoal fala que a ferramenta X ou Y é a melhor coisa que existe para um determinado problema. Mas a realidade é na maioria das vezes diferente. Vc mesmo falou que as ferramenta são toscas :D.

Eu tomei como desafio pessoal desenvolver a ferramenta e fazer dela algo usável de verdade e como falei, todo o meu trabalho de desenvolvimento, no final das contas, não vai valer quase nada como pesquisa. Mas eu não me importo. Quero fazer o negócio funcionar e quando for vender o peixe, vender algo de verdade e não um protótipo.

Realmente o tempo que está demandando é muito grande, mas acredito que até o final de janeiro eu tenha terminado a ferramenta. Não vou fazer tudo funcionar 100%, mas quero que pelo menos seja algo que possa ser utilizado.

Enfim, entendo a problemática, mas como falei (e como falo para minha orientadora) quero fazer a ferramenta ser útil e não um monte de conceitos enfiados dentro de um protótipo.

Obrigado pelos apontamentos!

[]´s

[quote]
Realmente o tempo que está demandando é muito grande, mas acredito que até o final de janeiro eu tenha terminado a ferramenta. Não vou fazer tudo funcionar 100%, mas quero que pelo menos seja algo que possa ser utilizado. [/quote]
Rapaz, o visual tá bacana, parabéns.
Uma pergunta para vc: Vc tá usando o Ext minificado(sem comentários e gorduras extras), pq eu tenho net de 1Mbits e achei um pouco lento para carregar.Depois põe a vesão de cada componente que vc tá usando(ExtJS 2.02,Spring tal…).

[quote=Ironlynx][quote]
Realmente o tempo que está demandando é muito grande, mas acredito que até o final de janeiro eu tenha terminado a ferramenta. Não vou fazer tudo funcionar 100%, mas quero que pelo menos seja algo que possa ser utilizado. [/quote]
Rapaz, o visual tá bacana, parabéns.
Uma pergunta para vc: Vc tá usando o Ext minificado(sem comentários e gorduras extras), pq eu tenho net de 1Mbits e achei um pouco lento para carregar.Depois põe a vesão de cada componente que vc tá usando(ExtJS 2.02,Spring tal…). [/quote]

Olá Ironlynx.

Então, estou usando o minificado sim, mas os meus arquivos javascript já estão bem grandinhos e muita coisa é carregada ao mesmo tempo. Para a versão final eu pretendo acoplar algum builder de projetos javascript. Já tentei o JSBuilder, mas não ficou muito bom dentro do NetBeans.

Quanto aos frameworks e bibliotecas que estou usando:
Hibernate 3.3.1
Hibernate Annotations 3.4
Hibernate Validator 3.1
Commons Collections 3.2.1
Commons DBCP 1.2.2 (Talvez troque pelo c3p0)
Commons Email 1.1
Commons File Upload 1.2.1
Commons IO 1.4
Commons Logging 1.1.1
JSTL 1.1
Log4J 1.2.15
MySQLConnector 5.1.7
Spring 2.5.6 (usando para apoio na persistência)
XML-RPC 2.0 (a versão mais nova não funciona para consumir os “servicos” da API de senso comum)
XStream 1.3.1 (para criar XML da estrutura de objetos que representam os metadados de um dado objeto de aprendizagem).

Não estou usando nenhum framework MVC. Uso servlets puro. Para este projeto achei mais conveniente não ficar amarrado a mais configurações de mais frameworks além de ficar mais transparente o uso do ExtJS.

Para os componentes de interface:
ExtJS 3.0
jQuery 1.3.2 (criei alguns “componentes” como o de abrir um material por exemplo, além de algumas funcionalidades para i18n e é claro manipulação do documento)
Uso jsps para fornecer alguns dados para requisições em ajax, além de dados para i18n. Infelizmente não consegui criar arquivos .properties com um encoding customizável, sendo assim, optei por fornecer as propriedades dentro de jsps que são consumidos pelo módulo de i18n (http://lia.dc.ufscar.br:8080/CognitorWeb/i18n/TabelaStringsApplication_pt.jsp e http://lia.dc.ufscar.br:8080/CognitorWeb/i18n/TabelaStringsApplication_en.jsp.
Ainda quanto aos jsps “ajax”, criei também algumas taglibs para obter dados, realizando consultas usando o hibernate, etc.
O editor WYSIWYG é o TinyMCE com um plugin para rodar junto com o ExtJS.

Os relatórios serão implementados usando Jasper Reports, mas esta não é uma preocupação ainda.

Eu já peguei a manha de trabalhar com o Ext e tem sido muito produtivo, o que realmente tem me incomodado é a complexidade que o projeto está alcançando. Tenho que refatorar o código (principalmente o js) de tempos em tempos. E fazer tudo isso sozinho tem me tomado muito tempo, mas está legal :wink:

A idéia é distribuirmos a ferramenta como open source. Mesmo que essa não fosse a idéia original, precisaríamos mesmo assim, pq o ExtJS é GPL e não temos verba para comprar uma licença.

Acho que é isso. Se tiver mais alguma dúvida de como as coisas funcionam, é só perguntar :wink:

[]´s

Parabens cara, entrei e está muito bacana!! A unica coisa que digo que pode melhorar em aspecto visual é o logo ( :smiley: )
O Resto de Visual está muito bonito!

PS: Aqui ficou bastante tempo carregando…

Parabens novamente.

[quote=GabrielCardelli]Parabens cara, entrei e está muito bacana!! A unica coisa que digo que pode melhorar em aspecto visual é o logo ( :smiley: )
O Resto de Visual está muito bonito!

PS: Aqui ficou bastante tempo carregando…

Parabens novamente.[/quote]

Obrigado Gabriel.
Hehehe acho que não vou mudar o logo :smiley:
Realmente o carregamento demora um pouco, acho que vou colocar algo animado (talvez o logo) durante a carga p/ o usuário perceber que está acontecendo algo e que a carga não parou. Por ficar parado, parece que travou não é? Mudar somente o que está carregando não está surtindo tanto efeito.

Obrigado :wink:

[]´s

Olá David,

Só uma pergunta: Porquê não usou Flex na view? Bem, pelo que vi planejam uma versão Desktop (ao menos a tela de about menciona algo). Se tivesse usado Flex, era dois clicks(em tese) pra converter pra Desktop. Sem contar que o desempenho e segurança de AMF fica sendo muito melhor do que WebServices, e companhia.

Sei que o foco do final não é o visual, mas bem, teria sido uma boa…
[]'s e bom projeto!

[quote=AUser]Olá David,

Só uma pergunta: Porquê não usou Flex na view? Bem, pelo que vi planejam uma versão Desktop (ao menos a tela de about menciona algo). Se tivesse usado Flex, era dois clicks(em tese) pra converter pra Desktop. Sem contar que o desempenho e segurança de AMF fica sendo muito melhor do que WebServices, e companhia.

Sei que o foco do final não é o visual, mas bem, teria sido uma boa…
[]'s e bom projeto![/quote]

Olá. Desenvolver Flex sem o Flex Builder acho que pode ser um pouco complicado não? Já existe uma versão desktop repleta de bugs (muitos mesmo). Estou portando para web. Estou reescrevendo tudo do zero (o código da versão desktop é muuuuuito ruim). Até pensei em Flex, mas acabei decidindo não usar. Ainda acho muito sofrível trabalhar com Flex.

[]´s

Olá David,

Se você for acadêmico (como é o seu caso) voce ganha a licença do Flash Builder.

Sofrível é, depende de como voce faz e o que voce faz. Mas bem, eu tenho muitas dicas pra deixar a coisa sem ficar sofrível. Se quisesse, só falar. :slight_smile:

[]'s

[quote=AUser]Olá David,

Se você for acadêmico (como é o seu caso) voce ganha a licença do Flash Builder.

Sofrível é, depende de como voce faz e o que voce faz. Mas bem, eu tenho muitas dicas pra deixar a coisa sem ficar sofrível. Se quisesse, só falar. :slight_smile:

[]'s[/quote]

A é? Não sabia que podia pedir uma versão acadêmica. Não ando atualizado com a tecnologia. Há algum tempo atrás até tentei dar uma olhada, mas todos os exemplos e tutoriais que achei eram muito superficiais. O tutorial implementava N camadas para algo simples e no fim o exemplo não era algo muito útil. Sei que para aprendermos de fato algo a gente tem que usar em alguma situação real. Enfim, o Flex ainda vai ficar para uma próxima.

Se vc tiver alguma referência de livro de Java + Flex eu agradeço. Mas não vou ter tempo de mexer com isso até q eu termine a implementação do Cognitor.

Grande abraço!