Boa Parte Gujeiros,
Gostaria de uma opinião do pessoal, estou querendo usar alguma framework MVC em um projeto que irei fazer via WEB.
Dei uma rápida analisada em alguns frameworks (Struts, WebWork e Spring).
Alguns detalhes deles:
Struts
:arrow: Ponto Positivo: é bem aceito no mercado, tem uma documentação legal, e empresas grandes como Oracle apoia.
:arrow: Ponto negativo: me parece que é mais complicado de usar que os outros. Não tem AOP e isso o deixa um pouco mais trabalhoso. Além de muitos falarem que ele não é legal (nao sei porque).
WebWork
:arrow: Ponto Forte: me parece o mais simples de trabalhar, e me parece muito produtivo. Algumas pessoas do GUJ falam muito bem dele (Smota, CV). Única coisa que vi na prática foi o artigo do Smota aqui, e achei até um certo ponto simples de entender.
:arrow: Ponto Negativo: Sua documentação é PÉSSIMA!!! Isso acho que queima muito a ferramenta. Complicado eu pendurar um software em cima de uma ferramenta que não tem documentação, e quando eu precisar de algo, não sei como irei recorrer (talves mandando email para os próprios desenvolvedores ou abrindo código fonte, enquanto com documentação seria mais simples). Acho que a falta de documentação pode prejudicar o futuro da ferramenta.
Spring
:arrow: Ponto Forte: Usa AOP e IoC igual o Webwork, assim tornando o trabalho mais simples, apenas que os Beans devem ser mapeados também (como o hibernate), mas não sei se existe alguma xdoclet para isso, ou algum plugin, sei lá. Sua documentação me parece ser show de bola, não cheguei ler inteira (é um PDF com mais de 100 páginas), mas me parece ser muito boa. Ela está sendo bastante comentada em outros sites relacionados a java, como o theserverside. Além de framework MVC, ela tem outras features, o que é um ponto positivo para uma futura manutenção.
:arrow: Ponto Negativo: Não achei nada em português relacionado. Ficar mapeonado Beans não é uma coisa legal (a menos que exista algum xdoclet para isso).
É mais ou menos isso que eu acho.
Agora gostaria da opinião do pessoal, para qual das Frameworks estudar para usar.
Eu sei que vai ter gente falando para usar as 3 e testar qual a melhor, mas o problema nisso é TEMPO!!! Claro que futuramente eu poderia estudar as outras, mas para início, gostaria de uma para poder implantar em um projeto.
Obrigado
Marcos Ribeiro