Galera, estou começando o estudo em J2EE, jah to pegando o jeito com JSP, onde é misturado o html com a linguagem java, bom agora dei um passo a frente e estou estudando o JSTL, o que eu notei foi uma dificuldade enorme pq os comandos são bem diferentes do java normal, o comando if é consfuso, para não ficar repetindo códigos devo montar outras paginas jsp e chamalas, ou seja não gostei muito, prefiro o modo antigo do jsp onde vc usa linguagem java pura no meio do html.
Minha pergunta é, é de extrema importancia o uso do JSTL? vcs tb tiveram dificuldades no inicio? quais as vantagens do uso do JSTL?
Estou com esta duvida pq é realmente algo chato de aprender mas não sei se é necessario, então pra noão perder tempo em estudar algo qeu talvez não vou utilizar, Valeu!!!
tipo eu tive que procurar no livro ou na internet pra ver aquele método rowsByIndex, pq não aparece os metodos da variavel rs caso eu coloque um "." e dei crtl+space, ou seja achei mais complicado, mas é tudo questão de se acostumar.
há aproveitando esta dando um erro nesta sql que eu fiz ele não entra no sql simplemente pula tudo depois do </sql:query>
E
eclipse_lunarPJ
A melhor coisa que vc tem a fazer é nao utilizar sql ou fazer conexões com o banco de dados dentro da jsp .
G
Guilherme_MelloPJ
Quem realmente tem interesse em utilizar JSP da forma correta deve pensar em taglibs. A JSTL oferece um excelente ganho de produtivadade para desenvolvimento de lógicas na View. Quando você cria um sistema basicamente pequeno, você pode não conseguir ver o real benefício da utilização.
Quando você utiliza JSTL em grandes sistemas, o ganho que se tem é imenso. A produtividade aumenta consideravelmente, a curva de aprendizado da JSTL é bem pequena, o JSP fica bem mais clean.
Sem contar que ter código Java na camada view nos dias de hoje é praticamente um tiro no pé. Procure ler sobre MVC e entenderá o porque de fazer a coisa certa.
S
shakallPJ
Então o melhor é utilizar Beans para manipulação de códigos sql? ai soh chamar o metodo sem ter nada de comandos sql e java na view correto?