Opinião sobre JSTL

6 respostas
S

Galera, estou começando o estudo em J2EE, jah to pegando o jeito com JSP, onde é misturado o html com a linguagem java, bom agora dei um passo a frente e estou estudando o JSTL, o que eu notei foi uma dificuldade enorme pq os comandos são bem diferentes do java normal, o comando if é consfuso, para não ficar repetindo códigos devo montar outras paginas jsp e chamalas, ou seja não gostei muito, prefiro o modo antigo do jsp onde vc usa linguagem java pura no meio do html.
Minha pergunta é, é de extrema importancia o uso do JSTL? vcs tb tiveram dificuldades no inicio? quais as vantagens do uso do JSTL?

Estou com esta duvida pq é realmente algo chato de aprender mas não sei se é necessario, então pra noão perder tempo em estudar algo qeu talvez não vou utilizar, Valeu!!!

6 Respostas

C

Já que você está estudando o JavaEE, aprenda Custom Tag Libs antes de aprender JSTL que você entenderá a funcionalidade do JSTL.

Te adianto que ela é bastante utilizada em projetos e os desenvolvedores adoram utilizá-la.

F

Eu gosto de jstl. :slight_smile:

S
ha eu achei estranho tipo se tu coloca o codigo abaixo
<sql:query var="rs" dataSource="con">
     select * from cliente where NM_CLIENTE
</sql:query>

<c:if test="rs.rowCount>0">
     <c:forEach var="row" items="${rs.rowsByIndex}">
              .
              .
              .
     </c:forEach>
</c:if>

tipo eu tive que procurar no livro ou na internet pra ver aquele método rowsByIndex, pq não aparece os metodos da variavel rs caso eu coloque um "." e dei crtl+space, ou seja achei mais complicado, mas é tudo questão de se acostumar.

há aproveitando esta dando um erro nesta sql que eu fiz ele não entra no sql simplemente pula tudo depois do </sql:query>

E

A melhor coisa que vc tem a fazer é nao utilizar sql ou fazer conexões com o banco de dados dentro da jsp .

G