Pessoal, firebird + delphi ainda é muito usado? Vale a pena aprender a trabalhar com essas tecnologias? Eu trabalho com Delphi mas confesso que não gosto muito não.
Cara, até é usado, mas ta em declínio.
Estudar essas tecnologias agora é praticamente pra pegar legado só e geralmente (o que não é via de regra) empresas pequenas.
Não recomendo.
Cara, em se tratando de sistemas desktop, Delphi as vezes é melhor que Java. Serio, me desculpem, mas eu vi a velocidade que as coisas são feitas em Delphi e em Java, e Delphi é muito mais produtivo. Sem contar que a performance final parece ser melhor (consultas com 5 mil registros, por exemplo, o Delphi pega MUITO mais rápido do que Java com JPA). Sem contar que o Delphi tem muitos componentes prontos.
Não sei dizer em comparação com .net, mas com Java… Achei melhor e mais fácil o Delphi.
Mas também pode ser só uma impressão minha né… Vai ver a nossa consulta estava sendo feito de maneira errada, ou o Swing usado de forma errada, sei lá.
eu ja fui programdor delphi por anos mas agora estou na web com java! não sou de fazer da linguagem de programação uma religião portanto deste modo falo que delphi é muito bom e java também é depende que tipo de sistema quer fazer, pra quem, vai ser usado na web? a quantidade de registros vai ultrapassar o quantidade que o firebird suporta (grande volume de dados trafegados) eu ja usei muito firebird com ibexpert mas depois que eu fui para sqlserver isso sim é banco!
Estou no começo de carreira, já trabalhei com Cobol agora Delphi e SqlServer e estou com uma proposta para continuar com Delphi e FireBird. Minha vontade mesmo seria trabalhar com algo novo tipo Java, .Net, Oracle… Me interesso por coisas novas, tenho receio de estar persistindo em “lugares” errados. Não sei se é frescura minha, mas tenho essa idéia.
Cara trabalhei com delphi durante quase dois anos, foi a primeira linguagem que tive contato de forma comercial… Realmente ele é excelente para sistemas desktop’s, no entanto é uma linguagem que aos poucos o pessoal esta deixando de lado, teve um amigo acima que citou que ele é usado em pequenas empresas, realmente esse é o cenário mesmo, empresas grandes que usam o delphi aos poucos estão migrando para outra linguagem “mais nova”, enfim mas em um determinado momento tive que decidir em sair de onde estava e ir trabalhar com coisas novas ou ficar no delphi… bem eu sai, e comecei a ganhar até menos no trabalho novo, mas depois deu tudo certo… Na minha opinião valeu a pena, caso você não tenha que sustentar ninguém… Eu aconselho você a procurar algo novo…
Essa é a minha visão…
Eu sou mais um que trabalhou pelo menos 4 anos com delphi (Usnado Firebird, Oracle e SQL Server). Vejo Delphi em grande vantagem comparado ao Java em sistemas de pequeno/médio porte para Desktop que roda sobre plataforma Windows, entretando hoje eu apostaria mais no C# para esse tipo de sistema do que Delphi.
Se você já trabalha com Delphi e quer continuar nessa área, bola para frente, mas continue estudando novas plataformas. Agora se você está cansado, ai não importa se Delphi é bastante usado ou não, o importante é a sua motivação para continuar trabalhando com essa tecnologia.
Por fim, não se prenda em uma plataforma e tecnologia. Somos da área de TI, somos pagos para resolver problemas relacionados a TI, seja em Delphi, Java, .NET ou Shell Script, o importante é utilizar a melhor tecnologia a nosso favor.
[quote=Jair Rillo Junior]Eu sou mais um que trabalhou pelo menos 4 anos com delphi (Usnado Firebird, Oracle e SQL Server). Vejo Delphi em grande vantagem comparado ao Java em sistemas de pequeno/médio porte para Desktop que roda sobre plataforma Windows, entretando hoje eu apostaria mais no C# para esse tipo de sistema do que Delphi.
Se você já trabalha com Delphi e quer continuar nessa área, bola para frente, mas continue estudando novas plataformas. Agora se você está cansado, ai não importa se Delphi é bastante usado ou não, o importante é a sua motivação para continuar trabalhando com essa tecnologia.
Por fim, não se prenda em uma plataforma e tecnologia. Somos da área de TI, somos pagos para resolver problemas relacionados a TI, seja em Delphi, Java, .NET ou Shell Script, o importante é utilizar a melhor tecnologia a nosso favor.[/quote]
É… realmente vc tem muita razão! Gostei do comentário sobre não se prender a plataforma, hoje além de conhecer um pouco de Delphi tenho uma boa noção de C#, SqlServer e tenho SCJP.
Obrigado a todos que estão postando respostas, valeu pela troca de idéias :thumbup:
Eu mexi com Delphi um tempo (2 anos) e uma excelente linguagem, mas hoje o mercado para ela diminuiu bastante, no jornal do estado onde eu moro, só vejo assim:
Vagas para programador DELPHI, com alto conhecimento de JAVA, e experiência na migração de sistemas.
O que eu posso falar e que, se sua pretensão for utilizar DELPHI em um pequeno sistema, vá em frente, mas procure pelo menos usar outro banco de dados, que tenha mais “suporte”.
Só a quesito de curiosidade, o DELPHI “não morreu”, tem o DELPHI for PHP mas este não ganhou mercado…
[quote=EngTI]Eu mexi com Delphi um tempo (2 anos) e uma excelente linguagem, mas hoje o mercado para ela diminuiu bastante, no jornal do estado onde eu moro, só vejo assim:
Vagas para programador DELPHI, com alto conhecimento de JAVA, e experiência na migração de sistemas.
O que eu posso falar e que, se sua pretensão for utilizar DELPHI em um pequeno sistema, vá em frente, mas procure pelo menos usar outro banco de dados, que tenha mais “suporte”.
Só a quesito de curiosidade, o DELPHI “não morreu”, tem o DELPHI for PHP mas este não ganhou mercado…[/quote]
Já me falaram isso a respeito de banco. Procurar um com mais suporte e estou mudando de conceito, acho que linguagem é o de mesmo, banco é mais importante.