Opinião sobre o Adobe Flex e integração com Java

Galera, estou pensando em estudar Flex e a integração com Java e gostaria de opiniões sobre:
Desempenho, Nível de dificuldade, Robustez enfim, os pró e contras sobre o mesmo.

Vlw galera!

Bom, estou começando com isso tbm, se vc já conhece java, não fica tão dificil aprender Flex, para fazer a integração estou usando BlazeDS.

então, dei uma olhada mas tive dificuldade de encontrar material na internet.

é moleza!!! vc vai ter que usar BlazeDS para comunicar (ele é opensource)

o problema é que no começo é dificil criar telas no flex sem o FlexBuilder (esse é pago)

[quote=arthurminarini]é moleza!!! vc vai ter que usar BlazeDS para comunicar (ele é opensource)

o problema é que no começo é dificil criar telas no flex sem o FlexBuilder (esse é pago)[/quote]

A adobe tava dando algumas keys do FlexBuilder para estudantes… eu peguei o meu nessa promoção… não sei se ainda tão fazendo isto…
porem nem uso a interface visual dele para criar telas… crio direto no mxml mesmo… na verdade é simples… tem 2 componentes principais para o layout: H:Box e V:Box
um coloca seus nós filhos na vertical e outro na horizontal… é bem melhor que o html…

e para a comunicação tem o BlazeDS que é free e tem um bem melhor que é pago que é o LifeCycle… neste ultimo ele trabalha como se fosse uma app desktop mesmo qdo é web… pois abre um canal direto com o servidor e cliente em tempo real… porem o preço é bem salgado…

vc pode utilizar Json ou xml para a comunicação mas o ideal e usar o protocolo nativo que é o AMF que é bem mais rápido que o http…

Flex tem um poder imenso e é uma puta ferramenta para desenvolvimento… bem mais poderoso do que qualquer framework web… como GWT, Struts, JSF…
e tambem outra fato é que vc não precisa mais se preucupar com html e javascript… quem nunca teve dor de cabeça para fazer um js funcionar no IE 6 da mesma forma que funciona nos outros navegadores? no Flex ele gera SWF e o incorpora na pagina… assim vc não depende mais de navegadores… nem tem seu código esposto no navegador pois SWF é binario… incluse pode portar uma app web para desktop facilmente… realmente Flex é uma revolução no desenvolvimento web…

[quote=luistiagos][quote=arthurminarini]é moleza!!! vc vai ter que usar BlazeDS para comunicar (ele é opensource)

o problema é que no começo é dificil criar telas no flex sem o FlexBuilder (esse é pago)[/quote]

A adobe tava dando algumas keys do FlexBuilder para estudantes… eu peguei o meu nessa promoção… não sei se ainda tão fazendo isto…
porem nem uso a interface visual dele para criar telas… crio direto no mxml mesmo… na verdade é simples… tem 2 componentes principais para o layout: H:Box e V:Box
um coloca seus nós filhos na vertical e outro na horizontal… é bem melhor que o html…

e para a comunicação tem o BlazeDS que é free e tem um bem melhor que é pago que é o LifeCycle… neste ultimo ele trabalha como se fosse uma app desktop mesmo qdo é web… pois abre um canal direto com o servidor e cliente em tempo real… porem o preço é bem salgado…

vc pode utilizar Json ou xml para a comunicação mas o ideal e usar o protocolo nativo que é o AMF que é bem mais rápido que o http…

Flex tem um poder imenso e é uma puta ferramenta para desenvolvimento… bem mais poderoso do que qualquer framework web… como GWT, Struts, JSF…
e tambem outra fato é que vc não precisa mais se preucupar com html e javascript… quem nunca teve dor de cabeça para fazer um js funcionar no IE 6 da mesma forma que funciona nos outros navegadores? no Flex ele gera SWF e o incorpora na pagina… assim vc não depende mais de navegadores… nem tem seu código esposto no navegador pois SWF é binario… incluse pode portar uma app web para desktop facilmente… realmente Flex é uma revolução no desenvolvimento web…[/quote]

++

Além do Blaze, há o GraniteDS.

Recomendo um curso, pq além do aprendizado ser bem mais rápido, vc não cai em umas armadilhas que uma hora ou outra, todo cara que aprende sozinho cai, como o problema de Lazy, camada DTO e principalmente aprender conceitos importantes de Flex, como sua característica marcante de ser baseado em eventos.

Puxando a Sardinha, recomendo os cursos da Nuccitec. Existe também um blog da empresa que vou colocando algumas coisas.

O Blog da Davidbuzato é muito bom pra quem tá iniciando tb, ele explica o passo a passo das coisas.

Para motivar, deem uma olhada no Revelação Virtual, pragrama feito utilizando Air (Desktop do Flex) + Java no Google App Engine.

[]s

Faltou o endereço do blog :smiley:

[]´s

[quote=davidbuzatto]Faltou o endereço do blog :smiley:

[]´s[/quote]

Eu sabia que uma hora outra vc apareceria para colocar o endereço, fiquei com preguiça de pesquisar :lol:

Assim como eu, vc sempre está atento aos posts de Flex.

[]s

David Buzzato, como eu podia olhar esse programa feito por vc q foi mensionado no post anterior?
Só pra conhecer + ou - o funcinamento e interface do Flex!

Abraço!

eu uso o plugin para o eclipse do FlexBuilder, grátis por 60 dias, depois só dar aquele jeitinho brasileiro.

[quote=Ermin]David Buzzato, como eu podia olhar esse programa feito por vc q foi mensionado no post anterior?
Só pra conhecer + ou - o funcinamento e interface do Flex!

Abraço![/quote]

Olá,

Comece pela parte 1 do tutorial.


Em cada parte tem o link para as próximas.

[]´s

Vlw David vou olhar sim!
Abraço!