Opinião sobre o forum

Olá amigos,

Venho aqui criticar o sistema de forum do guj.

Vejam bem!, o sistema “JForum Team” e não o seu contúdo que é um dos melhores do Brasil sem dúvida.

Porque da minha critica?, eu acho que as informações como são muito valiosas… ficam muito complicado para leitura e velocidade da interpretação da mesma.

Exemplo:

1)
O porque do surgimento da critica vem aqui:
Vc abre um tópico qualquer…
o “size” da fonte é muito grande uma mensagem fica enooooooorme ai vem 4 respostas para a questão principal lá se foi uma pagina…

muita quebra de linha PADRÃO do sistema BORDAS enormes desnecessárias…

Solução era não existir avantars e imagens fazer texto corrido simples tem muito sistemas de forum ai… bons…

O java por ser complexo em si…
E se o meio de troca de informações dificulta a leitura e interpretação como esse FORUM acho que dificulta em muito!, a troca e rapidez das informações e evolução da comunidade principalmente!

Para foruns com poucas informações e pouca variedades é interessante
como por exemplo um forum a respectivo Jogo de computador por exemplo…

esse tipo de forum mas para programmers JAVA,
que varia de tantos conceito tanta variedades de SOPA DE LETRAS, acho que não facilita em nada e passamos mais stress do que vontade de ler e escrever rs.

Vejo que tem um sofredores do forum que sempre pronto a responder mais sempre são os mesmos!!, não preciso nem citar nomes… é visivel…

gostria de saber até quando esses gurus iram aguentar a bronca rs. porque se pra ler e entender oque UM cara quer la do outro lado já é dificil imagina 15 topicos por dia…

ai acaba resultando em respostas assim:

• vc já acessou o google.com.br?

• tem no manual do usuario

• esse topico aqui discute o assunto
    PS: ai acessa o cara e lá tem 40 páginas sobre o assunto com nem menos de sei lá 20 mensagens?, até agente se perde na paginação…

eu tenho conhecimento a nivel intermediario no JAVA não é a minha ideia ajudar o pessoal da comunidade. mais em outras onde tenho dominio em uma tecnologia sempre gosto de ajudar bastante gente no Linux por exemplo participo de uma comunidade da qual em média consigo interpretar e ajudar em 10-15 tópicos por dia!, aqui no GUJ acho que não seria nem 5!, devido a dificuldade em si do JAVA em da qualidade do SISTEMA do forum para interpretar e facilitar na leitura.

2) Tópicos recentes. Muito bom mais deveria ser mais simples sem esse mooooooooonte de imagem… desnecessário

3) Acesso rápido as informações…
Hoje em dia como nós ja participamos de tantos forums sem contar ainda os doidos que acompanham blogs da vida rs… fica trabalhoso, seria interessante tambem(nao pra agora) mais como um yahoogrupos.com.br para recebimento das mensagems em email seria muito bom tambem!.

4) Uma coisa interessante que poderia ser feita é derrepente bolar um esquema para que outro forum “mais simples” seja acessado por aqueles que desprezam esse monte de coisinhas que so atrapalham…
que nada mais é que enfeites de arvore de natal!.

Eu venho do mundo linux e sou muito acostumado com essas facilidades da REDE de uma forma geral rs. , por exemplo pelo meu console mesmo acessar forum e verificar ultimos topicos coisas do tipo.

Mais essas alterações vejo como necessária porque realmente para o crescimento do forum, tanto na troca de informações quanto na quantidade de usuário e mensagens seria muito bom não carregando tanto o servidor :wink: com avantar, assinatura, carinhas bunitinhas…

Deixo aqui minha critica construtiva aos moderadores. Aos poucos vou vendo a real necessidade e vou criticando aqui nesse tópico.

[b]

[quote]O java por ser complexo em si… e se o meio de troca de informações dificulta a leitura e interpretação como esse FORUM acho que dificulta a troca e rapidez das informações e evolução da comunidade principalmente![/quote]Eu acho totalmente o contrário. Se não existissem comunidades como essa, estaríamos marcando passo por aí.

[quote]Muito bom mais deveria ser mais simples sem esse mooooooooonte de imagem… desnecessário[/quote]Eu já frequentei outros fóruns e digo que o GUJ tem um dos layouts mais limpos que eu já vi.

[quote]…seria interessante tambem(nao pra agora) mais como um yahoogrupos.com.br para recebimento das mensagems em email seria muito bom tambem!. [/quote]Cruz credo! Mais email, além dos 300 bilhões de spams e emails normais? Não.
Fórum tem que ser assíncrono e passivo como é e não tem que mudar.

[quote]4)Uma coisa interessante que poderia ser feita é derrepente bolar um esquema para que outro forum “mais simples” seja acessado por aqueles que desprezam esse monte de coisinhas que so atrapalham…
que nada mais é que enfeites de arvore de natal!.[/quote]Não. Já opinei sobre isso acima.

[quote]Eu venho do mundo linux e sou muito acostumado com essas facilidades da REDE de uma forma geral rs. , por exemplo pelo meu console mesmo acessar forum e verificar ultimos topicos coisas do tipo.[/quote]Fica tranquilo que daqui a um tempo vc acostuma. É só questão de costume mesmo.

Olá

1. Parabéns pelo espírito crítico e pelas sugestões, afinal o GUJ é de todos nós e assim devemos cuidar da nossa casa.

2. Mensagens por email são poluição demais. Listas de discussão estão fora de moda desde o milênio passado. O SouJava usa porque não dispõe de tecnologia de fórum adequada. Mas eu sou um que recebo emails da lista e nunca leio.

3. Quanto a dificuldade para ler mensagens, além da garotada escrever muito mal com erros grosseiros de português, volta e meia aparece um imbecil escrevendo tudo com maiúsculas. Minha vontade é a de mandar o cara lá para onde todos vocês sabem.

4. Acesso via console só teria sentido se fosse feito no celular. O Tim Berner Lee criou a www em 1991 e este novo conceito se popularizou lá pelos idos de 1994/95. Desde então todo mundo usa browsers. Console só para masoquistas.

[]s
Luca

Opa, fala amigo, vocé um cara por exemplo que anda a caça de organização no guj com os avantares… Powww sou contra o avantares e acho que deveria ser extinto!, powww pelo amor… tem neguinho aqui que coloca gif animado… e aquela coisa bombando do lado esquerdo da dor de cabeça… as vezes pra eu ler algum topico tenho que colocar a mão na parada pra ler o texto se não… sem condições rs.

Obrigado, espero ter sido interpretado bem… adoro o GUJ.
Estou investindo agora em JAVA tenho 2 anos ai de estrada… e à 8 meses já acompanho o forum. e digo mais O GUJ é o melhor meio de troca de idéias e informações sobre JAVA!.

Então… a respeito disso tenho que discordar de vc rs, tenho 22 anos(agora em novembro) e comecei nessas de comunidade desde os 16 anos bota ai… 6 anos desde 98-99. E sempre participo de forum, lista de discução e etc… nunca tive problemas … lhe dou soluções simples e práticas:

• Crie um email para listas
  • Crie um email pessoal

hoje o google mesmo facilita em muito participar de listas … por exemplo o agrupamento das respostas :wink: acredito eu terem tirado a idéia de forums rs.

e os labels… se cria um filtro lá “GUJ”, “JAVA-FREE” e ja era fim de papo…

Ai vc fala… ahhh mais o GUJ tem RSS, na moral… RSS tem que caminhar muito para atingir esse nicho em especial… o GUJ mesmo é um exemplo disso…

tentei via RSS esta mais atualizado com o GUJ ai ta lá… 50 páginas sobre o topico se clica pronto lá vai vc pro site… rs.

Olha que vou criar um sistema para pegar as mensagens do GUJ e disponibilizalas ein!! auhauha

Falar que é do milênio passado é balela rs. muitas tecnologias open source por ai são usados forum bastante simples e lista de discução, justamente pela quantidade de usuários na casa acima sempre dos milhões… e quantidade de troca de informações…

rsrs, exato isso incomoda bastante

hauuha, boa mais ai… não é a minha principal critica, sabia que falariam isso … mais a idéia mesmo do tópico é facilitar a troca de informação ae acho que o primeiro passo é a simplicidade do forum. Venho a 8 meses acompanhando o mesmo e da dorrr de cabeça ver os “recents topics”.

Tive acompanhando ai… e pelo que vi é tendência mesmo de forum em JAVA ser uma “arvore de natal” rs. a exemplo javafree.com.br e outros por ai…

e outra olha só o tamanho da tela já…

PS: ainda porque to usando 1280x1024 !!!
com três respostas referente o tópico!!!

segue o printscreen :wink:

PS: nao consigo nem ver a mensagem principal do topico por inteira rs.

http://rapidshare.de/files/27858209/tela.jpg.html

[quote=Luca]Olá

1. Parabéns pelo espírito crítico e pelas sugestões, afinal o GUJ é de todos nós e assim devemos cuidar da nossa casa.

2. Mensagens por email são poluição demais. Listas de discussão estão fora de moda desde o milênio passado. O SouJava usa porque não dispõe de tecnologia de fórum adequada. Mas eu sou um que recebo emails da lista e nunca leio.

3. Quanto a dificuldade para ler mensagens, além da garotada escrever muito mal com erros grosseiros de português, volta e meia aparece um imbecil escrevendo tudo com maiúsculas. Minha vontade é a de mandar o cara lá para onde todos vocês sabem.

4. Acesso via console só teria sentido se fosse feito no celular. O Tim Berner Lee criou a www em 1991 e este novo conceito se popularizou lá pelos idos de 1994/95. Desde então todo mundo usa browsers. Console só para masoquistas.

[]s
Luca[/quote]

você tem certeza que o soujava usa listas de discussão pq não dispõe de tecnologia de forum adequada? Sempre achei que era por opção deles…afinal…existem pessoas que ainda acham e-mail melhor…eu por exemplo!

a 1 ano atrás joguei fora meu thunderbird, quando participava das “lista de discuções” e comecei a usar o Gmail como disse acima:

olhem :

http://rapidshare.de/files/27859677/tela2.jpg.html

ai são as comunidades que estou ativo no momento… inclusive entrei hoje em mais duas de Oracle no YahooGrupos.

PS: não se assustem com o 565 é que tem mensagens que não leio por não ter interesse mais não deleto as mesmas, elas ficam no proprio email… afinal são 2 gigas e uns quebrados rs.

Olá

Certeza é claro que não tenho mas pelo site deles não dá para perceber que tenham força de trabalho para fazer um fórum ou um portal com grande número de visitantes.

Acho ruim listas de discussão pois é pura poluição. Um forum é um repositório centralizado que a gente visita quanto quer. Uma lista de discussão envia todas as mensagens para todos os participantes gerando um tráfego enorme que acaba retardando as respostas das mensagens. No SouJava uma mensagem demora para aparecer e aqui no GUJ é imediato. Quem preferir pode usufruir de alimentação RSS.

[]s
Luca

Vc falou alguns pontos interessantes:

1) Poluição
Aqui no GUJ é mato na moral rs. qualquer coisa por ai é menos do que esse tipo de forum que o GUJ,JAVAFREE usa…

2) Centralizar informações
Concordo a nivel de desenvolvedor e administra o mesmo seria uma dor de cabeça administrar o servidor… isso geraria a temida “fila de envios” rs.

Poderiamos bolar então um sistema que pegam esses XML que o sistema do forum disponibiliza e montar alguma coisa centrando nesses conceitos que venho tentando expor… xa com beck aqui :wink:

3) RSS

como já avia prevido… no resposta anterior coloquei:

Olha que vou montar uma paradinha para pegar esses XMLS ai rs. acho que seria a solução hehe.

Abraços.

Minha opinião…

Eu acho que o GUJ tem o melhor fórum que eu já ví na vida. Nunca tive saco para participar de forums, mas aqui o pessoal cuida com tanto carinho que agente se sente em casa!

Não acho que um ou outro ava[color=red]N[/color]tar animado ou de tamanho exagerado comprometa o fórum ou o JFórum como foi mencionado. Mesmo por que o pessoal que realmente faz parte do fórum não utiliza isso. Além do mais, não podemos nos privar de uma cor aqui, uma imagem ali, por causa de imbecis que não tem bom senso e utilizam as funcionalidades para aparecer.
Mesmo com alguns ava[color=red]N[/color]tares exagerados e como você disse parecendo uma árvore de natal, eu prefiro o GUJ que um tail -f no log do servidor. Ou você prefere texto com caixa alta de 1985 que nem o Luca falou?

Outro ponto é que o Fórum do GUJ é um fórum extremamente eficiente, pois pessoas que tem dúvidas acabam com uma solução em até 60 segundos, como já canseui de ver por aí. E outra a galera que frequenta o fórum é altamente qualificada e tudo mais.

É como o pessoal falou, com o tempo você acostuma… :wink:
Ah, e caso veja um ava[color=red]N[/color]tar gigante colorido e animado, não se desespere. Pare, feche a janela e conte até dez(o opropaganda feia da peste…)… :thumbup:

1. quanto mais respostas melhores … se o topico fica gigante geralmente 'e desmembrado em 2 ou tres assuntos.

O guj tem uma rotatividade de pessoas, hoje tem pessoas que respondem … e sempre haverao, hoje s~ao X,Y,Z amanha serao W,T,U

1. eu que sou daltonico nao reclamo dessas imagens … vc eh enjoado isso sim :smiley:

2. EMAIL ??? MAIS EMAIL ??? eu recebo por dia 200 mensagens por causa do trabalho no meu email empresarial e sou obrigado a LER TODOS … recebo email no Gmail … CHEGA DE EMAIL!

3. acho q vc precisa visitar uns foruns MS, Games entre outrs … pra ver oq é arvore de natal

4. se vc vem do console do windows pq vc ta usando windows entao ?

ps. o nome dessas imagens sao “AVATAR” ou “AVATARES” nao avantares

bem pelo contrário enjoado é quem gosta disso rs. eu sou e sempre aprovo coisas simplistas :wink:

Exite por ai um anti HTML em emails… porque estão acabando com o mundo de troca de informações…

isso seria coisa pessoal sua… eu recebo acho ± 700 por dia leio por ai 25% o restante fica em histório nos meus emails…

acho que vc precisa ler mais os topicos anteriores rs.

ué?, vc é um da queles caras que só gosta de ruiva?, eu não… hoje uso o ruindows por causa do JAVA para aprendizado tenho preferido… antes de migrar pro meu GNU/Linux… onde já tem uma boa gama de tecnologia lá :wink:

não faço a minima vontade de se saber como se escreve este apetrecho de árvore de natal rs.
Para mim continua AVANTARES => O “N” FICA DE REPÚDIO à campanha “NÃO A AVATARES e apetrechos de natal!” rs.

PS: assim que der vou criar um sistema da qual pega os XMLS do GUJ para montar uma telinha mais legal para acompanhar o forum vamos ver se neguinho ai não vai aprovar hehehe.

Brother, o JForum é opensource. Pega ele e melhora como quiser, ou faz outro melhor. É molinho…

Nada é perfeito, mas criticar é fácil né. A parada tem 4 coisas mais ou menos e 400 coisas sodas !!!

Projeto opensource com a qualidade do JForum é muuuuuuuito difícil encontrar…

Se os avatares e figuras incomodam, todo browser tem uma opção para desabilitar a exibição de imagens.

Um fórum é uma comunidade.
Uma comunidade é formada por vários membros.
Cada membro tem direito à um avatar e uma assinatura, que podem não ser nada até os maiores possiveis. Depende do gosto do freguês.
Em uma comunidade tem do imbecil ao gênio. Do cara que escreve “Ajuda com Swing” ao “AJUDA PELAMORDEDEUS!11!1!!”

Isso é uma comunidade cara…tem pessoas diferentes do Brasil inteiro e também de fora participando aqui. Cada um tem uma maneira de escrever e um gosto em relação à imagens/assinatura. Não acredito que exista um layout que vá agradar a todos, sempre vai ter alguém reclamando.

Mas como já disseram ai, o GUJ é o fórum com visual mais limpo que já participei.

Nada impede também que você instale o GreaseMonkey no seu Firefox e crie um script que remova as imagens que você julgar inadequadas :wink:

Cara, seu tópico ficou gigante!

Olha, cara, como webdesigner eu sou um razoável desenvolvedor, mas como navegante, não tenho do que reclamar do fórum ou mesmo do layout do site, não. Numa dessas migrações eu achei que a fonte estava pequena demais, mas até ai tenho outros recursos.

E outra, as coisas que mais me importam aqui, que funcionam, e já me quebraram várias, são a “Busca” e a velocidade que sempre algum “sofredor” responde suas dúvidas. Isso que importa.

A propósito…

[quote=javaman00]Vejo que tem um sofredores do forum que sempre pronto a responder mais sempre são os mesmos!!, não preciso nem citar nomes… é visivel…

gostria de saber até quando esses gurus iram aguentar a bronca rs. porque se pra ler e entender oque UM cara quer la do outro lado já é dificil imagina 15 topicos por dia…[/quote]

… não sou dos maiores “sofredores”, mas frequento aqui a um tempo razoável, e posso dizer que os “sofredores” se renovam, porque hoje quem pergunta, depois de amanhã tá respondendo, também! (bonito, isso)

:stuck_out_tongue: