Opinião sobre o que estudar

Amigos,

Estou iniciando meus estudos sobre Java para Web e gostaria de saber onde devo investir visando o que mercado de trabalho mais usa. Vejo muito falarem em JSF, Facelets, Hibernate, Struts, Ajax4JSF, etc. Sei que esta é pergunta muito ampla, porém gostaria de saber para onde direcionar meus estudos.

Obrigado.

1o estude e de preferencia bastante, orientação a objetos…

depois aprenda os conceitos da linguagem

para web comece como jsp e servlets que sao a base, a partir dai escolha um um framework, os que mais vejo comentados no mercado: jsf + facelets + richfaces, struts2.

da uma olhadinha nas apostilas free da caelum que sao uma boa fonte para começar http://www.caelum.com.br/apostilas

é como o colega acima falou, framework nasce hj, morre amanha e ta bem dinamico isso, o segredo eh vc ter um com conceito de O.O bem mesmo, dai vc começa com servlet & Jsp + DB, depois parte para um framework, quando chegar nessa parte vc ver o que o mercado está sinalizado e estuda.

Obrigado pelas dicas. Esqueci de mencionar que já conheço bem a linguagem e os conceitos de OO. Trabalho com Java SE a dois anos. Também conheço razoavelmente JSP e Servlets. Queria mesmo era direcionar meus estudos para os frameworks mais requisitados no momento, mas pelo que tenho visto parecem ser realmente os indicados pelo amigo acima, mais o Hibernate.

Abçs.

Vale muito a pena incluir em seus estudos: Spring e EJB.

Spring é muito mais pedido do que o EJB mas mesmo assim vale a pensa saber algo.

me doi o coração dizer isso mais… o framework mais requerido nas vagas pro ai é o struts 1 (considerando que praticamente sempre que não especificam a versão é o 1… e quando digo framework, me refiro a MVC)

eu te indicaria antes de tudo aprender o hibernate, pegar pesado nele, algumas vagas pedem struts como framework mvc, outras pedem jsf, outras pedem ambos, mais todas essas vão pedir hibernate, praticamente sempre… depois eu te indicaria estudar o struts, não por ser melhor (não to dizendo que nenhum dos dois é melhor, o que falei do struts 1 ai em cima é por causa da versão, ele é antigo), mais sim por ser o mais requisitado… e depois o jsf, e depois disso ejb e/ou spring.

quanto ao que o cara ai em cima falou, eu tinha a “impressão” que era requisitado mais EJB do que spring, então resolvi fazer 2 buscas na catho, para a cidade de sp, uma pela palavra spring em qualquer campo da vaga, outra com EJB, os resultados foram esses:

resumindo… esta equiparado, ao menos nesse momento.