Opinião sobre o uso de frameworks e Utilitários vs Conhecimento

2 respostas
M

Gostaria de saber a opinião de vocês a respeito do aprendizado utilizando frameworks e ides. Tendo em vista os lugares onde trabalhei, que não são muitos, tenho reparado que as pessoas que aprendem apenas como utilizar os frameworks e as ides possuem uma grande dificuldade quando esbarram em alguma funcionalidade não implementada. Alguém ai acha isso, ou eu estou viajando?

2 Respostas

peerless

É algo normal não acha? É a mesma idéia, você toma cerveja, mas não sabe como ela é feita. Só tem um jeito de saber e não é mágica, que é colocando a mão na massa.

PS.: Experiência própria, ao longo do tempo que você vai utilizando frameworks de DI/IoC, MVC, Persistencia, … (nem vou citar IDEs geradoras de código ou não, netbeans e eclipse respectivamente) você vai se interessando por saber como funciona tal coisa, ou ainda, descobre algo e lembra “ahh, é assim que o Framework X funciona… hmm” então é normal, é com o tempo isso.

M

Não vem ao caso, mas não só sei exatamente como a cerveja é feita, como já fiz … hehehehe. O questionamento não é esse, por mais que não saiba como se faz uma coisa é sempre bom ter uma idéia de como funciona por trás eu acho. Em minha opinião, as pessoas deveriam se preocupar mais com isso. Questionava os métodos do meu professor de ensinar Java no bloco de notas, e acesso a páginas http via cmd e vejo que isso me ajudou muito mais do que se ele tivesse me ensinado struts, por exemplo. Já reparei que após certo conhecimento básico o aprendizado de novas técnicas se torna mais rápido, não só funcionou comigo como com outras pessoas que conheço.

Criado 8 de abril de 2008
Ultima resposta 10 de abr. de 2008
Respostas 2
Participantes 2