Opinião sobre problemas com sistema já entregue

Olá pessoal, boa noite.

Desculpem primeiramente pelo título que é um pouco vago e pelo tamanho do texto.
Estou escrevendo para compartilhar com vocês algo muito desagradável que está acontecendo comigo e gostaria da opinião de vocês sobre o quais atitudes devo ou não tomar.

Bem, a história a seguinte…

No início do segundo semestre de 2007, fiz uma palestra em uma escola onde falei sobre Java. Mostrei o que era, o que podia ser feito, dei exemplos e implementei algumas coisas para o pessoal ver. A resposta a minha palestra foi boa, pois pude aumentar minha rede de contatos.

No final de outubro de 2007, uma pessoa - que vou identificar como “pessoa X” - entrou em contato comigo para que eu fizesse um orçamento de um sistema dado os requisitos levantados por essa mesma pessoa. Analisei os requisitos e estimei o tempo de desenvolvimento para aproximadamente 30 dias.

Um contrato foi confeccionado, onde as partes eram eu (contratado) e a pessoa X (contratante). No contrato era especificado o sistema, o cronograma e os deveres e obrigações de cada parte. Basicamente, o sistema que seria desenvolvido era constituido de vários cadastros básicos e um cadastro principal, onde os dados desse cadastro seriam comercializados depois de um ano ou mais que o sistema estivesse rodando. O sistema não trata nada de dinheiro, pagamento, etc… Seria cobrado o acesso ao sistema, mas isso seria administrado por pessoas e não por processos automáticos na aplicação.

A pessoa X agiu como um intermediário entre eu e a empresa que seria a dona do sistema. Sendo assim, salvo engano, eu teria que prestar contas para o contratante, não a empresa correto?

Vale ressaltar que essa empresa é uma empresa muito conceituada no mercado e o dono dela é uma pessoa muito importante no meio de atuação dessa empresa.

Iniciei o desenvolvimento do sistema e recebi metade do valor combinado. Sempre fui apresentando as versões que iam sendo geradas para a pessoa X para que ela aprovasse ou não o que estava sendo feito. No final do desenvolvimento, a pessoa X contratou um PÉSSIMO serviço de hospedagem. Nessa hospedagem estava rodando o Java 5, Tomcat 5.5 e MySQL 4.1, onde o tomcat era comum a todos que tinham alguma aplicação em Java hospedada nesse serviço de hospedagem.

O sistema que desenvolvi utilizava Hibernate e Spring para persistência e nenhum framework MVC, apenas JSPs e Servlets. Optei pela não utilização de nenhum framework MVC para tentar manter a arquitetura do sistema o mais básica possível, permitindo que qualquer pessoa com o minimo de conhecimento de desenvolvimento web com Java pudesse realizar a manutenção a aplicação.

No contrato, também era prevista a entrega dos fontes da aplicação, permitindo com que a pessoa X pudesse contratar quem ela bem quisesse para fazer a manutenção do sistema.

A aplicação foi entregue, implantada, os problemas que existiam foram solucionados, algumas outras coisas foram inseridas - e recebi por isso também, mas já não fazia mais parte do contrato original.

Pois bem, o sistema foi entregue, a pessoa X sumiu do mapa. A aproximadamente 45 dias atrás a pessoa X aparece de novo, desesperada, pq o sistema não estava mais funcionando direito e que algumas páginas não eram renderizadas completamente. A pessoa X falou que tinha sumido por problemas pessoais, que tinha ficado com depressão e aquele bla bla bla, como se eu tivesse algo haver com isso.

Enfim, fui ver qual era o problema.

A pessoa X falou que os problemas começaram a aparecer depois que o sistema foi migrado do ambiente que eu falei acima para um ambiente com o MySQL 5. Achei estranho, pois não havia motivo para estar dando problema. O contrato também previa que qualquer problema com o ambiente de execução ou alimentação errônea dos dados para o sistema seria de total responsabilidade da parte contratante (pessoa X).

O grande problema é que quem estava usando o sistema, fazia um cadastro e esse cadastro era usado em outro cadastro diferente. Ai a pessoa apagava a primeira coisa que foi cadastrada e pronto, dava problema na hora de trazer a entidade do segundo cadastro, pois a sua dependencia tinha sido removida. Isso não estava sendo tratado no sistema. O Hibernate tava configurado com o dialeto MyISAM do MySQL e não InnoDB.

Fácil de resolver? Nesse caso sim. Com 3 cláusulas SQL eu resolvi o problema. Mas é claro que a responsabilidade quanto a integridade não era minha, e a parte contratante sabia das implicações de usar MyISAM, sendo assim eu não iria fazer o serviço de graça. Cobrei um valor (alto por sinal) primeiramente por eu estar extremamente ocupado com o mestrado e a pessoa X ficar me torrando a paciência o dia todo por causa do problema que ninguém, por incrível que pareça, conseguia arrumar! O que aconteceu? A pessoa X não quis pagar meu serviço (arrumar o banco e as alterações que seriam necessárias fazer na configuração do sistema) e o mais estranho, ele não fez nenhuma contra proposta ao meu valor, apenas falava que a empresa dizia que o valor estava muito alto. Então eu simplesmente não fiz o serviço e a pessoa X sumiu do mapa de novo.

Eu perguntei o porque que a pessoa X não tinha encontrado ninguém para dar a manutenção. Ela falava que tinha encontrado, mas ninguém sabia mexer no Spring. Eu usei o Spring SOMENTE para dar uma mão com o Hibernate, nada mais nada menos. E não era necessário conhecer nada do Spring para dar a manutenção, pq ja estava tudo configurado, só precisava conhecer um pouco de Hibernate.

Bem, passaram umas 3 semanas, eu até já tinha esquecido do ocorrido e pensava que a pessoa X tinha encontrado alguém competente para ver que o problema principal era no banco e não na aplicação.

Para minha surpresa hoje a pessoa X brota novamente no meu MSN falando que precisava conversar comigo urgentemente. Falou que eu estava lesando a empresa porque eles compraram o sistema inteiro e ele não estava mais funcionando. No contrato fala que eu receberia a segunda parcela quando o contratante julgasse que o sistema estava funcionando corretamente. Eu recebi a segunda parte do pagamento, sendo assim, pressupõe-se que o sistema está OK correto?

Tah, passa praticamente 1 ano e eu sou o culpado? Esse não foi o problema, pois eu me dispus a arrumar. O grande problema foi que a tal pessoa X comecou a me ameaçar, falando que por causa disso, eu iria ser prejudicado na instituição onde faço mestrado, pois o dono da tal empresa tinha vários contatos na cidade da universidade, que eu não teria chance de enfrentar uma empresa pois eu não sou nada e bla bla bla…

Sei que o texto está gigante e muitos detalhes escaparam da explicação. Não vou colocar o contrato aqui porque é antiético, mas o que vocês acham disso? Eu acho que a pessoa X está blefando quanto a isso de justiça, pois a empresa e o dono da empresa são extremamente sérios e com certeza teriam me procurado para resolvermos o assunto. No contrato é dito que depois que o sistema foi entregue, toda responsabilidade por dados inconsistentes, eventuais problemas do programa e pelo ambiente de execução é do contratante e não do contratado.

Isso serviu para eu abrir ainda mais meus olhos para os pilantras de plantão. A pessoa X já é conhecida por esses tipos de problemas maracutaias, mas eu precisava do dinheiro na época e como era com contrato eu me senti de certa forma respaldado quanto a garantia de pagamento. Ele teve a coragem de falar que não foi “autorizado usar spring na aplicação”. No contrato não fala o que eu não posso usar. Minha intenção foi facilitar a manutenção e não prejudicar ninguém. O kra quer arrumar gente para dar manutenção por 50 conto, ai não dá não é? Se eu falar o preço que eu cobrei pelo sistema (lembrando que o código foi vendido também) vocês não iriam acreditar…

Bem pessoal, gostaria da opinião de vocês. Devo ter não escrito muitos detalhes do acontecido, sendo assim com a discussão eu irei lembrar e justificar alguma dúvidad e vocês.

Grande abraço.

Nossa, por incrivel que parece estes incidentes não são raros.

Eu estou terminando o terceiro ano de direito e já vi bastante coisa sobre contratos
e responsabilidades contratuais, mas pelo que vc descreveu eu não consegui ver
a sua culpa. Claro que o ideal é sempre analisar o seu contrato mas acho que isso
não viria ao caso.

Se vc puder descrever somente o que lhe foi requisitado e as condições talvez fique
mais certo pra dizer (claro que contratos, e direito, não são uma ciencia exata como
programação… hehe).

Mas o que vc falou sobre pagamento da segunda parcela quando ficar a contento da
contra parte, acho que isso já prova que a relação de vcs se extinguiu ali.

Certamente se o seu contrato foi diretamente com a pessoa X, a empresa não irá responsabilizar você por eventuais problemas.
Algumas dúvidas:

  • Seu contrato previa manutenção?
  • Se sim, havia especificação da qtde de dias e/ou condições claras?
  • Se não, existe cláusula a respeito da homologação?
  • Quando você disse ser “a pessoa X”, isso quer dizer que ela fez contrato como pessoa física? Quem fez o fornecimento da nota fiscal de serviços? Você, ou a pessoa X?
  • Estava escrito no contrato qual seria o ambiente utilizado?

[quote=davidbuzatto] A aplicação foi entregue, implantada, os problemas que existiam foram solucionados, algumas outras coisas foram inseridas - e recebi por isso também, mas já não fazia mais parte do contrato original.
[/quote]

Isso pode ser um problema. Quando você faz algo além do que está no contrato, não fica claro até onde vai sua responsabilidade.
Sempre que tiver que fazer algo a mais, exija a confecção de novo contrato para sua própria segurança.

É muito difícil opinar sem conhecer as cláusulas, mas você realmente não pode postá-lo.

reveja as cláusulas do deu contrato afirmado. acho que você deveria ter imposto uma garantia, afinal você vendeu um produto e será cobrado que funcione, então se eu compro alguma coisa que está na garantia tenho que correr e testar se está funcionando direitinho.

afinal, qual a do cara agora ?

  1. está tudo pago ?
  2. está querendo te processar ?
  3. está querendo te obrigar a corrigir ou mudar a partir dos preços dele ?
  4. existe alguma brecha no seu contrato que ele se beneficíe ?
  5. você passou a ficar com imagem por conta dos comentários e opniões deles ?

existem muitas empresas que estão queimadas no mercado e mesmo assim insistem e aventuram-se enquanto podem. nós buscamos oportunidades e a vida às vezes nos conduz a infelizes como estes e ainda temos que tratá-los como uma menininha enjoada e tratá-la com carinho.

procure algum amigo experiente da área e de sua extrema confiança para que você possa passar informações que por aqui ficam meio incovenientes de forma a te ajudar melhor.

Pense em baixar um pouco o valor da manuntenção para se livrar do problema e ainda faturar um pouco. Não havendo acordo, tente juntar provas das ameaças e entre na justiça, tendo em vista que tu cumpriu o contrato corretamente.

Tire a “pessoa X” da jogada, já que ela não é idônea. Faça contato diretamente com a empresa e explique a situação. Negocie.
As ameaças podem estar ocorrendo em virtude da sua imagem descrita para o dono do projeto pela “pessoa X”. Se, no meu
entendimento, um programador estivesse me enrolando, eu também ficaria furioso.
O ruim é que no final das contas, seu nome está em jogo, mesmo o problema não sendo seu.
Nossa área tem dessas coisas. O que você não pode fazer é protelar.

Cara o cliente geralmente tem sempre razão, isso se voce quiser manter a referencia dele. SE acha que vai dar muito trampo arrumar explica pra ele caso contrário faça.
Melhor que se queimar a toa.

Está certo o Márcio. Com certeza X está fazendo a sua caveira lá na empresa, te vendendo como um mercenário que colocou uma bomba-relógio para tirar mais dinheiro deles. Tire-o da jogada e converse direto com “o dono dos porcos”, como se diz lá em Maringá.

A partir do momento que o sistema foi posto em produção e a segunda parcela depositada, acabou a sua relação comercial. Consultor não é Semp Toshiba, pra dar garantia até a copa de 2010. Se eles quiserem pagar pela manutenção, muito bem. Senão, podem deixar X procurar outro analista incauto pra fazer o serviço.

Pessoal, obrigado pelas respostas.
Quanto as dúvidas e sugestões de vocês:

[quote=hesenger]Se vc puder descrever somente o que lhe foi requisitado e as condições talvez fique
mais certo pra dizer (claro que contratos, e direito, não são uma ciencia exata como
programação… hehe).[/quote]
Eu desenvolveria o sistema conforme os requisitos anexados no contrato.
A primeira parcela do dinheiro eu receberia quando iniciase o projeto e o restante quanto esse foi entregue.
Esses valores foram depositados em uma conta corrente minha através de transferência eletrônica.
Sendo assim tenho como provar que fui pago.
Importante ressaltar que não foi emitida nota fiscal.

[quote=Shailen]1 Seu contrato previa manutenção?
2 Se sim, havia especificação da qtde de dias e/ou condições claras?
3 Se não, existe cláusula a respeito da homologação?
4 Quando você disse ser “a pessoa X”, isso quer dizer que ela fez contrato como pessoa física? Quem fez o fornecimento da nota fiscal de serviços? Você, ou a pessoa X?
5 Estava escrito no contrato qual seria o ambiente utilizado?[/quote]
1 - Não. A manutenção era problema do contratente.
2 —
3 - Não.
4 - Sim. Nem um nem outro.
5 - Simplesmente o sistema será desenvolvido em linguagem Java e PHP (???) com banco de dados MS SQL Server.
Isso seria o ambiente onde o sistema seria supostamete implantado.

[quote=faelcavalcanti]afinal, qual a do cara agora ?

  1. está tudo pago ?
  2. está querendo te processar ?
  3. está querendo te obrigar a corrigir ou mudar a partir dos preços dele ?
  4. existe alguma brecha no seu contrato que ele se beneficíe ?
  5. você passou a ficar com imagem por conta dos comentários e opniões deles ? [/quote]
    1 - Sim
    2 - Parece que sim, e além disso fazendo pressão psicológica.
    3 - Sim
    4 - Parece que não. Vou consultar um advogado hoje mesmo.
    5 - A pessoa X está me ameaçando.

[quote=marciosantri]Tire a “pessoa X” da jogada, já que ela não é idônea. Faça contato diretamente com a empresa e explique a situação. Negocie.
As ameaças podem estar ocorrendo em virtude da sua imagem descrita para o dono do projeto pela “pessoa X”. Se, no meu
entendimento, um programador estivesse me enrolando, eu também ficaria furioso.
O ruim é que no final das contas, seu nome está em jogo, mesmo o problema não sendo seu.
Nossa área tem dessas coisas. O que você não pode fazer é protelar. [/quote]

Então, segunda-feria o dono da empresa da aula na faculdade onde me graduei e onde trabalhei por quase dois anos.
Todos me conhecem lá e sabe o quão sério eu sou.
Eles irão conversar com o “dono da porcada” para mim.
Sendo assim, não irei contatar ele até que o pessoal faça isso segunda para mim.

Concordo com o pessoal, tire o X da jogada e explique a situação a empresa, caso não seja possível recomendo buscar um advogado urgente, não faça nada na pressão pois isto vai apenas te prejudicar.

Boa sorte.

De qualquer forma, você precisará consultar um advogado. Seria
interessante fazer isso antes mesmo das pessoas de sua confiança
falarem com o dono da empresa. O ideal, na minha opinião, seria que
você o contactasse diretamente.
A partir dessa experiência, prepare um contrato mais detalhado para
o próximo fornecimento de serviços.
Faltaram alguns itens imprescindíveis, com destaque para estes dois:

  • Condições da homologação. Deveria ter sido especificado o agente
    de homologação e ter uma cláusula bem específica dizendo que sua
    responsabilidade se estenderia até esta fase somente.
  • Ambiente detalhado incluindo versão de qualquer programa, aplicativo ou
    banco de dados envolvidos no projeto.
    Quando você não especifica versão, o contratante pode exigir que a tarefa
    preveja customização para qualquer ambiente.
    Contratos devem sempre ser revistos por um advogado. Em grande parte
    dos casos, a lei parece dar mais razão às brechas do que às cláusulas
    firmadas. O advogado da outra parte sempre procura as brechas para
    livrar o cliente. No caso do ambiente, por exemplo, você pode alegar que
    não estava estipulado que haveria migração de versão. O advogado da
    pessoa X rebate com “também não está escrito que não seria migrado”.
    Nunca pecamos por excesso, mas sim, por omissão.
    Mas de qualquer maneira, não se sinta culpado. Quando agimos de boa
    fé, temos tendência a acreditar que as outras pessoas também o fazem.
    Estou aprendendo da maneira mais difícil que não é assim que as
    coisas funcionam.
    Ao menos, nossas experiências servem para que não tomemos tombos em
    ocasiões posteriores e também possamos alertar outras pessoas para que
    não passem pelo mesmo.

Abraços e boa sorte :slight_smile:

Estes trabalhos “extras” são normalmente uma bronca, já levei vários calotes, hoje cobro antes :slight_smile: :-o quando aceito…

Mas isto que aconteceu contigo foi complicado, termina o trosso nem se for baratinho para se livrar deste cara, ou passa a bola para outro programador :P, não par amim…rsrs

Concordo com o Marcio e com você falar com um advogado.
Você falou que o contratante é uma pessoa dessas tretas, certo? Então acredito que você não precise esquentar muito a cabeça. Ainda mais se o pessoal conhece você e sabe que você é uma pessoa séria e com responsabilidades. Pode ter certeza que, se for o que você disse, você está a mil pontos na frente do contratante.

Agora, não concordo com o Mauricio de Mello (com todo o respeito, claro).

Por mais que seja uma piada, acho que você não deveria “passar a bola” para outro. Além de ser anti profissional, sua imagem vai ficar mais caca do que já está.

Boa sorte.
Abraço.

Pessoal, muito obrigado pelas dicas.

André, minha imagem não esta “caca” pois as pessoas com que ja trabalhei me conhecem muito bem.
Entrei em contato com o dono da empresa já. Mandei-lhe um e-mail explicando o acontecido.

Espero que não hajam implicações mais sérias…

Valeu pessoal.

[quote=davidbuzatto]Olá pessoal, boa noite.
Desculpem primeiramente pelo título que é um pouco vago e pelo tamanho do texto.
Estou escrevendo para compartilhar com vocês algo muito desagradável que está acontecendo comigo e gostaria da opinião de vocês sobre o quais atitudes devo ou não tomar.
Grande abraço.[/quote]

:!: davidbuzatto,

E o seguinte, primeiro você esta errado !!!

[i]Vou explicar !!! ; não se pode dar responsabilidade técnica para cliente, outra questão não se perde tempo contra-argumento com cliente se o contrato já foi feito, e mais outra observação apesar de você não expor o cliente aqui, você descreveu uma situação onde com certeza ele possa até esta lhe monitorando por ai seus passos.Ele deve estar se baseando juridicamente para lhe dar essas esporadas contratuais, então eu sugiro que você procure logo um advogado e suspenda o acordo ou faça um acordo com manutenção extensiva se lhe agradar ou for do seu interesse, qualquer indagação que o ele fizer ou reprovação faça um proposta de responsabilidade entregando o sistema e pedindo o seu ressarcimento por rescisão ao acordo e por responsabilidade administrativa por parte do cliente, e não exponha mais nada aqui em fórum algum.

abrsss…[/i]