Opinião sobre sistema

30 respostas
rmala_ti

Salve galera do GUJ!
Eu tenho que fazer um sistema para controle de uma confecção e loja para meu irmão.
Inicialmente pensei em desenvolver em Delphi, mas como estou estudando pra SCJP, decidi que vou criá-lo em Java, para adquirir experiência, já que não vou cobrar nada.
Gostaria de saber de vocês se é possível desenvolver este sistema utilizando apenas os recursos J2SE?
O sistema inicialmente será simples.
Uma agenda de contatos, cadastro de funcionário, cadastro de peças, um módulo de financeiro, contas a pagar, receber, um módulo de vendas etc. Também teria funcionalidades de imprimir relatórios, de vendas e outros.
Então não sei o que seria melhor Swing, AWT ou SWT, e também o que usar para acessar um banco, to pensando em usar o banco Firebird.

Bom, não sei se fui claro o suficiente.
Desde já agradeço aos que puderem me indicar o caminho das pedras.

30 Respostas

kicolobo

Só o J2SE já dá conta do recado (e bem!) :slight_smile:

jorgefrancisco

Sobre o banco eu recomendo o Postgres… trabalho com ele e funciona bem! além de ser grátis! =)

Abraços e boa sorte!

henriquedamota

Fala ai!

cara… swing e awt eu usaria… pro banco iria de mysql msm… pq ja usei e foi trankilooo…

fui um programinha parecido de Ling. de Programação III… (como ce eh do ceset deve saber. =])

abs!

jingle

se aplicação não vai ter muuuuuiiitos registro acho que mySQL ta mais que bom, caso for realmente grande o numeros de registro dai use postgre.

rmala_ti

henriquedamota:
Fala ai!

cara… swing e awt eu usaria… pro banco iria de mysql msm… pq ja usei e foi trankilooo…

fui um programinha parecido de Ling. de Programação III… (como ce eh do ceset deve saber. =])

abs!

Hauahau,
Acho que já te ví lá no Ceset.
Mas eu ainda não tive Java, mas to correndo atrás pra aprender.
Abraço.

K

Assim como as respostas acima, eu recomendaria Swing com PostGres… pois imagino que terá muitos dados na base. Você poderia fazer a comunicação com o banco de dados através de stored procedures, deixando toda a parte de inserção, obtenção, remoção… para a base resolver e no código, só chamaria estas stored procedures.

Atenciosamente,

Kelly

rmala_ti

Obrigado a todos pelas respostas

Guitar_Men

kelly_hayashi:
Você poderia fazer a comunicação com o banco de dados através de stored procedures, deixando toda a parte de inserção, obtenção, remoção… para a base resolver e no código, só chamaria estas stored procedures.

Repita comigo, BD É APENAS UM “ESTOCADOR DE DADOS” BD É APENAS UM “ESTOCADOR DE DADOS” BD É APENAS UM “ESTOCADOR DE DADOS” BD É APENAS UM “ESTOCADOR DE DADOS” BD É APENAS UM “ESTOCADOR DE DADOS” BD É APENAS UM “ESTOCADOR DE DADOS” BD É APENAS UM “ESTOCADOR DE DADOS” BD É APENAS UM “ESTOCADOR DE DADOS” BD É APENAS UM “ESTOCADOR DE DADOS” .

Tenho profundo pavor disso, isso é coisa de DBA… Ai amanhã o sistema dele cresce e ele precisa portar o banco pra oracle ou sql server o que ele
faz ?? Se realmente os BDs seguissem o padrão ansi tudo bem, mas sabemos que essa não é a realidade…

K

Mas é uma falta de segurança enorme quando colocamos os códigos de BD no código java. Qualquer um que ver o código java pode saber como foi feita a base. Não aconselho fazer isso.

Guitar_Men

O.o, teóricamente quem vai ver o código eh quem está programando concorda ?? O banco serve apenas para armazenar dados, uma vez ou outra utilizamos trigers para facilitar uma ou outra rotina, mas de maneira geral as inserções, remoções e outras operações no banco devem ser feitas pelo software…

K

E roubo de código!!! São apenas questões de segurança…

sergiotaborda

kelly_hayashi:
Mas é uma falta de segurança enorme quando colocamos os códigos de BD no código java. Qualquer um que ver o código java pode saber como foi feita a base. Não aconselho fazer isso.

Eu concordo com o Guitar_Men. Usar store procedures não é apenas coisa de DBA é coisa do passado. É pre-historico. usar java significa ser protátil, se usa SP então fica amarrado. Não vale nem a pena mencionar.

Segurança não é esconder o codigo, é proteger o servidor de acessos indevidos.
Além de que em java ninguem em sã saude escreve SQL. E a base é apenas isso, a base. Não significa nada. É apenas um deposito de dados.

Não use store procedure. Use Swing e postgres. Independentemente do tamanho do banco Postgres é muito melhor em todos os sentidos. Mas idealmente mantenha seu sistema desacoplado do banco de forma que possa mudar para outro banco facilmente.

Guitar_Men

Nossa roubou de código ?? Meu deus, existem n formas de se implementar um acesso a BD de forma segura, milhares de frameworks pra trabalhar com isso… Sendo assim, nem perca tempo programando, compre uma licença do oracle, faça os forms, relatórios e tudo mais direto nele, apenas crie uma aplicação java pra ter uma janelinha de about sobre o sistema…

Sem mais…

K

Nesse sentido, então a pessoa não deve escrever códigos SQL, por exemplo, um “SELECT” ou “insert into” num statement no código java. Pode usar o hibernate para esses tipos de transação. Assim, fica independente da base.

Guitar_Men

Se a pessoa quer ficar presa a frameworks sim. Agora se eu quiser fazer tudo no braço por um motivo puramente simples, desempenho ?? Como fica ?? Apesar de dizerem o contrario ateh agora o hibernate se mostrou insatisfatório no meu cenário atual (na questão de desempenho)

K

Se a pessoa quiser fazer tudo no braço teria que colocar o código SQL no código…

Sério que o hibernate se mostrou insatisfatório? Bom, como eu usei pouco tempo, neste tempo em que usei, foi tranquilo.

K

Eu, particularmente, não gosto de colocar códigos SQL misturados com o código java…

prefiro outras alternativas…

ivo_costa

Só uma coisa cara, pelo o que tu descreveu ali no começo o sistema não vai ser tão pequeno assim, vários cadastros, relatórios, impressões e mais todo o resto que aparecer depois, cuidado pra ver se isso não vai tomar mais tempo do que tu tem disponível.

flw!

K

O banco vai ter relacionamentos?

Guitar_Men

Desculpe Kelly mas vc só pode ta brincando ??? Como o cara vai fazer um sist comercial usando um BD sem relacionamentos ?? Eu desconheço isso, mas enfim… Não leve como pessoal, é apenas uma prática que eu desconheço…

K

Bom, eu já vi códigos que só usam banco para armazenamento de dados e sem relacionamentos entre as tabelas… é nesse sentido que eu estou falando. Ou tabelas que existem campos, por exemplo, id_de_outra_tabela, mas não existem uma foreign key fazendo este relacionamento.

Guitar_Men

humm então não existe relacionamento físico, apenas lógico, ai sim concordo com vc.

K

Pois dependendo de como ele vai criar a base de dados, aí poderemos opinar mais sobre o que usar, não acha?

Guitar_Men

Eu acredito e soh usso BD com relacionamentos fisicos e lógicos, isso garante a consistência dos dados, mas ja me daperei com situações em que naum pude relacionar fisicamente a tabela…

T

Que viagem toda é essa???

K

É muito ruim isso…

W

Ratinho nho nho nho nhowwww.

Meu, o cara so vai fazer um sisteminha pra loja do irmao dele, nao briguem :smiley:

K

Verdade, neh?

Ironlynx

Exato.E nada de StoredProcedures e outras tranqueiras…
Minha dica:Use JGoodies Forms Layout para desenvolver suas telas(dá agilidade/velocidade), e use um BD embarcado como HSQLDB ou H2.Não compliquem o fácil. :wink:

Guitar_Men

Exato.E nada de StoredProcedures e outras tranqueiras…
Minha dica:Use JGoodies Forms Layout para desenvolver suas telas(dá agilidade/velocidade), e use um BD embarcado como HSQLDB ou H2.Não compliquem o fácil. :wink:

Esse JGoodies é bom mesmo ?? Nunca tinha nem ouvido falar…

Criado 8 de abril de 2008
Ultima resposta 9 de abr. de 2008
Respostas 30
Participantes 12