Opinião sobre tecnologia p/ disposistivos móveis

4 respostas
T

Pessoal, gostaria da opiniao de vcs sobre o seguinte.
Temos um cenário hoje ERP(Delphi) + Aplicativos móveis(Android, WindowsMobile), onde isso tudo já esta funcionando.

Estamos planejando uma aplicação para web, para dados estátiticos, como relatórios, supervisao de vendas, gráficos e etc. Essa funcionalidade necessitamos ter acesso
por tablet, smartphones e também pelo navegador normal, Exemplo do - Primefaces.

Gostaria da opinião de vcs sobre que utilizar, pois a maior preocupação é a parte visual, vendo que já temos a informação pronta e necessitamos acessar de varios ambientes/disposistivos.

Att.

4 Respostas

Luiz_Aguiar

Como a aplicação é voltada para browser mesmo e pelo que entendi o foco é mais consulta de dados mesmo, eu analisaria o uso de “frameworks” web, como Twitter Bootstrap, JQuery, usando html5 + css3. O Bootstrap já te facilita muito viabilizar uma correta exibição em tablets e smartphones.

[]s

Jair_Rillo_Junior

Além do bootstrap que o Luiz citou (esse eu não conheço), um que eu já usei e gostei é o HTML5 Boiler Plate Mobile (http://html5boilerplate.com/mobile/). Além dele, você usar o JQuery como lib JS para manipular DOM.
Lembre-se que como o site será lído por dispositivos mobile e muitos deles usam conexão 3G (que aqui no Brasil é uma porcaria), o seu site deve trafegar o menor número possível de dados (exemplo, não colocar quilos e quilos de javascript que não serão necessários).

T

Bom dia galera, obrigado pelo feedback.
Era isso que eu estava procurando, estou interessado no Vraptor+Jquery(pensando na possibilidade de solicitarem outras funcionalidades).

Só mais uma pergunta, nunca utilizei o Jquery, mas as views tem que ser criadas sepadaras (desktop -> mobile) ?

wagnerfrancisco

tiago.javaman:
Bom dia galera, obrigado pelo feedback.
Era isso que eu estava procurando, estou interessado no Vraptor+Jquery(pensando na possibilidade de solicitarem outras funcionalidades).

Só mais uma pergunta, nunca utilizei o Jquery, mas as views tem que ser criadas sepadaras (desktop -> mobile) ?

O JQuery não faz nenhuma exigência deste tipo. Quando você estudar vai ver que ele não define um padrão de arquitetura, mas ele facilita muito a manipulação do DOM, comunicação ajax, etc. Ele não é um framework MVC, você não segue nenhuma arquitetura específica por causa dele.

Quanto a views separadas não é necessário. O bootstrap por exemplo, é preparado para funcionar bem tanto em páginas web quanto dispositivos móveis, embora o pleno funcionamento depende de você utilizar as coisas corretamente. :smiley:

Alguns sites preferem fornecer versões customizadas pra dispositivos móveis (ou pelo menos um css alternativo). Vai de você analisar o teu caso.

Aliás, existe o zepto.js que é uma versão minimalista do JQuery, de tamanho reduzido e voltada pra esse tipo de situação.

Criado 25 de outubro de 2012
Ultima resposta 29 de out. de 2012
Respostas 4
Participantes 4