Opinião sobre tema de tcc

Boa tarde
estava pensando em fazer um tcc, sobre um alarme de casa que quando dispara envia um sms para um celular(isso eu vi que existe), mas eu queria inovar essa idéia, eu queria acrescentar a opção de ativar e desativar o alarme através do celular em qualquer lugar que vc esteja, eu queria saber se isso é possível, se for possível, por onde começar?

A opinião de todos é muito importante
Obrigado

Cara, eu vi um cara no faustão, naquele quadro que apresentam invenções, um cara que fez exatamente o que vc está querendo. Na realidade ele fazia qq coisa via celular, desde que tivesse o atuador apropriado. Ele mostrou um caso que o cara utilizava o celular para ligar e desligar uma bomba d’agua. Da uma pesquisada aí na net que vc encontra…

vou dar uma pesquisada
vlw

Tem um carinha aqui do trampo que fez uma aplicativo pro iphone dele que ele consegue ligar e desligar as luzes do apartamento dele.
Alem disso, sempre que o iphone esta perto da area que ele mora, pergunta se ele quer quer as luzes sejam acessas. E tb tem um tipo de programacao que ele faz que determinada hora da manha as luzes acendem.

Vc sabe como é o funcionamento desse sistema?

Sei basicamente.

Tipo ele tem instalado pela casa dimmers (http://pt.wikipedia.org/wiki/Dimmer) wi-fi que ele consegue controlar pelo computador.

Acho que eh um parecido com este modelo :
http://shop2.conrad.se/websale7/?shopid=conrad-swe&act=product&prod_index=617249&ref=1&subref=dimmer/prod_617249&Ctx={ver%2F7%2Fver}{st%2F3ec%2Fst}{cmd%2F0%2Fcmd}{m%2Fwebsale%2Fm}{s%2Fconrad-swe%2Fs}{l%2F01-aa%2Fl}{type%2Fextern_search%2Ftype}{sf%2F<s1>dimmer<%2Fs1>%2Fsf}{p1%2F01e466690dff3d72d46750b21b1e228f%2Fp1}{md5%2Fede2ee8d9144ef74f652267d5f46752c%2Fmd5}

Ele configurou um servidor web e colocou uma interface web somente pra ligar e desligar as luzes pelo apartamento. Depois ele criou um aplicativo pro iphone que tem acesso a essa pagina web que ele fez e tb pega a posicao que ele esta usando o gps do iphone e se eles estiver nas proximidades da casa deles a aplicacao pergunta se as luzes seja acessas.

Tem um outro recurso que ele colocou tb que funciona como um alarme, por exemplo, a partir de 6 da manha por exemplo o iphone comeca a controlar os dimmers e aumentando gradativamente as luzes no apartamento ate o horario que ele costuma acordar.

O que eu iria usar para comunicar o celular com o pc(independente da distância)?

Eu pensei no seguinte: ter um circuito de alarme ligado no pc e um dispositivo java ligado no circuito onde eu iria desenvolver um sistema que lessem todas as mensagens que chegassem para esse dispositivo, quando eu ativasse ou desativasse o alarme através do meu celular de onde eu tivesse, dependendo da opção escolhida, o meu aplicativo iria mandar uma msg para o dispositivo java que estaria no circuito, esse dispositivo comparava a msg e dependendo da msg ativava ou destivava o alarme.

obs: isso eu nao sei se é possível fazer, foi idéia minha, eu nao tive tempo pra pesquisar ainda, então me perdoem se eu escrevi alguma besteira :oops:

O cara do Fausão não utilizava um PC, somente um disp. Eletrônico. Ele fez várias coisas, como ligar luzes, ar-condicionado, liquidificados, de acordo com a tecla que se apertava…

Boa tarde,
É possível sim. Eu trabalho no setor de software, numa empresa aqui em sta rita do sapucaí que desevolve dispositivos eletrônicos de segurança.
Vc vai precisar desenvolver um dispositivo para comunicação serial, usando um microcontrolador(um pic 16, ou outro do gênero), para escrever dados na porta serial do micro, desenvolver uma aplicação para ler da porta e enviar via wireless para um celular. Pode usar o proteus, para projetar o hardware. Um problema que existe porém, se vc for implementar o software que irá capturar informações da serial para um pc usando java, é a conversão de tipos não-sinalizados para sinalizados(Pode ser resolvido simplesmente), mas não pode se esquecer disso. O microcontrolador pode ser programado em c ou assembly.

A parte mais complicada, creio que vai ser o hardware.

Olha, sem querer ser chato…

Mas vc já tentou pensar em algum assunto melhor pra TCC?

Nao me interprete mau por favor!

Eu na verdade pensei em fazer esse sistema mais simples, pensei em fazer se o alarme tocar um sms é enviado no celular do dono da casa(mas eu achei meio simples).

Mas se alguém tiver mais idéias, eu aceito sugestões.
Obrigado

Prq não usa uma câmera, desenvolve um software para capturar imagens, por detecção de movimento, e envia para a câmera? Vc não precisará desenvolver nenhum hardware.

Eu não entendi muito bem essa idéia da câmera :oops:
Poderia explicar melhor?
Obrigado pela ajuda

Pode escrever um software para capturar imagens de uma camera, colocada em algum lugar(area restrita, sala de uma casa…etc), desenvolver um algoritmo para detectar movimento no video. Quando o detector disparar, vc envia a foto por wireless, para o celular.

ah sim, agora eu entendi
mas será que isso é muito difícil de fazer?

eu tbm pensaria em otro tema…porque o que você pensa em fazer envolve hardware e software…vai precisar d bastante tempo e ter uma boa noção d ambos

agora c vc tem quem o ajude…ou ainda c vc já tem um orientador pra esse tipo de assunto, vai enfrente, vai fica muito interessante

não…existe um site, que normalmente é publicado como um livro de processamento de imagens digitais. ele te dá uma noção muito boa de aritmética de imagens, filtros, codificadores, enfim… vai te deixar por dentro de tudo sobre imagem digital. Ae vai poder desenvolver um detector de movimento, que na verdade, é uma imagem subtraída da outra. Se o resultado é 0, não há movimento, se um, há movimento.

http://homepages.inf.ed.ac.uk/rbf/HIPR2/

Apesar dos exemplos serem apresentados utilizando java, fiz meu tcc usando c++(pensando performance somente). O hipr é muito bem implementado, e roda muito rápido, usando somente java msm (sem jni, nem nada nativo).

Esse material vai te dar conhecimento para escrever esse software, depois vc msm pode criar uma rotina pra usar wireless, e acessar as imagens por celular, ou mesmo, usar o software e enviar a imagem por e-mail.

Meu brother, sei que não tem nada haver com o assunto discutido, mas, poderia ajudar-me, ensinando-me a criar um tópico neste forun?

para criar um novo tema é só voce entrar em um fórum que deseja abrir o tópico ex:Índice dos Fóruns » Assuntos gerais (Off-topic)

e clicar no botão “novo tópico” bem em cima da página
obs: é preciso estar logado para criar um novo tópico

eu me interessei em fazer meu tcc pelo tema da câmera
como seria o funcionamento geral?
seria mais ou menos assim?: a câmera fica ligada no computador, quem tem um software que eu irei desenvolver que fica verificando a imagem da camera, se tiver algum movimento o software captura a imagem e envia a imagem como mms, para o celular? que equipamento eu tenho que ter no computador para fazer a conexão com o celular? se for deste modo eu nao vou precisar fazer um aplicativo para o celular, pois ele irá receber um mms.
Por favor me explique se é desse jeito que funciona ou me explique o jeito correto
Obrigado