Opinião sobre tema trabalho de pós-graduação

8 respostas
R

Boa noite.
Gostaria de pedir a opiniões sobre algumas sugestões de temas para dissertação de pós-graduação:

• Mecanismos de integração entre a nuvem e o ambiente corporativo;
  • Definição e aplicação de políticas em serviços;
  • Segurança para Serviços Web em REST;
  • Aspectos de segurança em projetos Computação em nuvens.
    Qual vcs acham que vale mais a pena investir?

Muito obrigado;
Roberto Augusto

8 Respostas

Adelar

Para mim o mais interessante é o primeiro “Mecanismos de integração entre a nuvem e o ambiente corporativo”. Os outros me parecem ser de segurança de sistemas, que não é muito a minha área :slight_smile:

Att.

Alexandre_Saudate

São todos temas muito bons, mas me parece que segurança em serviços REST é algo mais “urgente” no momento.

[]´s

Andre_Brito

Segurança para Serviços Web em REST.

DanielGimenes

acredito que as mais interessantes sejam:

• Mecanismos de integração entre a nuvem e o ambiente corporativo;
  • Segurança para Serviços Web em REST;

mas sugiro que pesquise por artigos científicos relacionados antes de escolher. Talvez vc ache algum projeto interessante para ajudar em sua dissertação, ou alguma tecnologia nova, etc.

[[]]'s e boa sorte!

R

Primeiramente muito obrigado a todos pelas ideias.

Uma duvida que ficou sobre os dois temas que o pessoal mais gostou “Mecanismos de integração entre a nuvem e o ambiente corporativo” e “Segurança para Serviços Web em REST” foi o que vocês acham que pode ser o produto final destes estudos? uma aplicação dos mesmos? alguém tem alguma ideia?

Muito obrigado e abraço a todos;
Roberto A.

ViniGodoy

Qual é o curso de sua pós-graduação? E é uma especialização, mestrado ou doutorado?
Quanto tempo você terá para fazer?

E você já conversou com seu orientador? Já se informou sobre as linhas de pesquisa da própria faculdade?

R

ViniGodoy:
Qual é o curso de sua pós-graduação? E é uma especialização, mestrado ou doutorado?

Mestrado

Quanto tempo você terá para fazer?

2 anos

E você já conversou com seu orientador? Já se informou sobre as linhas de pesquisa da própria faculdade?

Todos temas se encaixam

Obrigado,

ViniGodoy

Em mestrado fica ruim só aplicar produtos. O ideal seria você desenvolver algo mais novo. Agora que vc já tem dois temas, dê uma pesquisada sobre o que já existe de trabalho nessas duas áreas. Aí vc já vê qual delas vc afiniza mais e já começa a delinear em cima do que será sua pesquisa.

É uma boa sempre manter a conversa com seu orientador afiada, pois ele sabe o que a faculdade costuma a valorizar.

Criado 9 de junho de 2010
Ultima resposta 10 de jun. de 2010
Respostas 8
Participantes 6