Opinião Struts2, JSF e Seam

Opa :smiley:

Quem aqui trabalha com struts 2 pode me dar algumas opiniões sobre o framework em si? O JSF tem muitas facilidades com relação ao struts 1 e queria saber se o struts 2 tem cacife para brigr com o JSF.

[]'s

Claro que tem! Só que vc ta falando de coisas diferentes… O JSF segue uma linha de component based framework e o struts2 segue a linha de action based framework. Éssa é a diferença principal

O que seria o component based framework e o que seria o Action based framework? O que quer dizer realmente pq o jsf tb trabalha com ações hehe…confundiu :oops:

Opa

mais alguém?

Alguém pode me dizer a diferença que o amigo citou?

up
o q seria um component based?

caso eu deseje criar uma aplicação componentizada, o melhor seria o JSF entao?

nem semrpe tem essa de “MELHOR” cada caso é um caso… Se for rolar essa discussão vai longe…

certo…bom, além da discussão ir longe, provavelmente iria virar um flame war no tópico :smiley:

em ambos os frameworks, posso criar uma aplicação componentizada utilizando qualquer um deles?

Por exemplo, para views mais complexas principalmente em tempo de design, eu prefiro struts2… Para telas que tem um padrão, digamos de certa forma parecido com uma aplicação desktop, eu prefiro JSF…

Pelo que ouço falar o Struts 2 não irá se tornar um padrão de mercado devido ao fato de não ser compatível com versões anteriores. São poucas as empresas e desenvolvedores que utilizam o Struts 2 no seu dia-a-idia.
Estou estudando o JSF (e gostando muito), tenho notado muitas vantagens na utilização deste framework, se comparado ao Struts:
a) baseado em componentes.
b) permite maior flexibilidade e reutilização de código.
c) foco na camada de apresentação (vusualização).
c) implementa o padrão MVC.
um abraço. :wink:

Não foi bem um Flamewar, mas…

http://www.guj.com.br/posts/list/150/29623.java#404947

Po, eu trabalho com o SEAM atualmente mas nunca entendi muito bem ele e pelo que pesquisei seria uma framework baseado em jsf?

Eu posso usar o ajax4faces ou ice faces, por exemplo, enquanto eu utilizar o SEAM?

SEAM ou JSF? ( Novo dilema )

[quote=Marcio_Nogueira]Pelo que ouço falar o Struts 2 não irá se tornar um padrão de mercado devido ao fato de não ser compatível com versões anteriores. São poucas as empresas e desenvolvedores que utilizam o Struts 2 no seu dia-a-idia.
Estou estudando o JSF (e gostando muito), tenho notado muitas vantagens na utilização deste framework, se comparado ao Struts:
a) baseado em componentes.
b) permite maior flexibilidade e reutilização de código.
c) foco na camada de apresentação (vusualização).
c) implementa o padrão MVC.
um abraço. :wink: [/quote]

OBS: É possível utilizar o struts 2 juntamente com o 1 SIM, mas também não espere milagres. Leve em consideração que struts 1 e 2.x não tem NADA a ver. o Struts 2 era o projeto webwork da opensymphony. O nome struts 2 é mero marketing.

OBS2:

E o Struts não o faz???

[quote]Eu posso usar o ajax4faces ou ice faces, por exemplo, enquanto eu utilizar o SEAM?
[/quote]
Sim, você pode utilizar o seam com outra implementação JSF como icefaces, richfaces / ajax4faces.
Veja alguns exemplo da integração entre Seam + RichFaces:

[quote=mendigosujo]Opa :smiley:

Quem aqui trabalha com struts 2 pode me dar algumas opiniões sobre o framework em si? O JSF tem muitas facilidades com relação ao struts 1 e queria saber se o struts 2 tem cacife para brigr com o JSF.

[]'s[/quote]

O JSF é baseado em componentes, enqto o Struts 2 é baseado em actions, o Struts 2 é o WebWork q mudou de nome :smiley:
Os 2 são excêlentes, em JSF vc trab com componentes oq lembra mto um ambiente desktop ou o ASP.NET da M$, oq torna a linha de aprendizado mais rapida, criando sua árvore de componentes e os gerenciando, vc tbm pode reutilizar esses componentes e/ou criar seu proprio componente dependendo do que vc quer fazer, JSF é uma especificação da SUN, entao provavelmente sempre vai ser mantido.

São idéias de web frameworks q fazem basicamente a msm coisa, mas os 2 são excelentes, o SEAM é um framework que encapsula dentro dele o JSF, assim como o Struts tem encapsulado dentro dele as Servlets :smiley:

Entre qual dos 2 é o melhor a resposta é: DEPENDE, depende do q vc sabe, de qual vc gosta, aconselho a fazer um minusculo sistema de CRUD com os 2 e ver qual vc se desenvolve melhor.

Boa Sorte :smiley: