Opinião

Galera,

Estou desenvolvendo uma aplicação desktop, sem o uso de banco de dados. Porém preciso implementar um controle de usuários e outras configurações da aplicação, e queria gravar esses usuários e configurações em um arquivo tipo properties, e não em um txt.

Como fazer isso, ou vcs sugerem alguma alternativa melhor?

Abraços!!!

Eu usaria XML e XStream para guardar e materializar os objetos. Acho que os arquivos do tipo properties foram feitos para guardar propriedades, como o nome já diz. E utilizar arquivos texto daria muito mais trabalho do que utilizando XStream, uma api poderosa e fácil de se utilziar em casos como este.

[quote=BrunoLeonardo]Galera,

Estou desenvolvendo uma aplicação desktop, sem o uso de banco de dados. Porém preciso implementar um controle de usuários e outras configurações da aplicação, e queria gravar esses usuários e configurações em um arquivo tipo properties, e não em um txt.

Como fazer isso, ou vcs sugerem alguma alternativa melhor?
[/quote]

Para gravar e ler arquivos properties use a classe Properties.
Lembre-se que expor os dados do usuário (como senha) é perigoso.
Então recomendo que encripte o arquivo ou pelo menos encript a password (ai com um MD5 é suficiente).

A alternativa do XML tb é uma boa dependendo da complexidade das suas configurações. Mas mesmo com XML as recomendações de criptografia se mantêm.

Que tal Prevayler?

Eu indicaria ou um Banco de Dados mas outra opção é o XML você pode usar o XStream ou se quiser maior controle veja sobre o DOM

Valeu galera!