Opiniões a um novato

4 respostas
JRobert

Olá pessoal.
Estou no GUJ já há algum tempo, porém ainda não sou muito de participar.
Tenho algumas dúvidas referentes ao mercado de trabalho e a relação entre conhecimento adquirido e chance de conseguir um bom emprego (estágio). Antes de expor as dúvidas, uma mera introdução:
Bom, tenho 21 anos e estou no 3º período do curso de SI. Sou fissurado em programação desde antes da faculdade e quero mesmo seguir esse ramo de desenvolvimento. Ano passado comecei a aprender Java por conta própria, nada muito avançado, apenas refazia os algoritmos que estudei durante o curso em Java, sem nada de OO. Este ano resolvi fazer a formação JAVA da Caelum, pois me pareceu ser muito bem referenciado, principalmente aqui no GUJ, e está dentro de minhas possibilidades. Enfim, tenho como objetivo conseguir um estagio até o fim do primeiro semestre de 2011. Com pelo menos o fj-11 concluído já da pra conseguir alguma coisa na área, ou seria melhor esperar terminar a formação?
Sou do RJ e tenho interesse em trabalhar na Accenture, já conheci algumas pessoas que trabalharam lá e me falaram muito bem, principalmente para quem quer iniciar, pois a empresa ajuda bastante em treinamento e oportunidades. Acham que seria possível algo assim, ou talvez seja muita pretensão minha, que talvez seja melhor optar por empresas pequenas?

Como podem ver, não tenho muita experiência ou vivência em questão de trabalho em TI e tal. Gostaria da opinião de vocês quanto ao que eu posso fazer ou o caminho melhor a seguir, já que vocês possuem muito mais vivência de mercado.

4 Respostas

Diabo_Loiro

cara para entrar a accenture,cpmbraxis,ibm,stefanini etc…

Você só necessita enviar de 2 coisas

um enviar o curriculum.

e estar no terceiro ou quarto ano da faculdade.

o resto é sorte e ir bem nas entrevistas.

O curso da caelum é bom para você aprender, mais esses estágios é um caso de sorte.

por exemplo os caras tem as manhas de pegar um cara com 10 cursos da caelum de java no curriculum e jogar no abap ou no cobol, ja vi isso em mais de uma dessas consultorias.

para entrar na accenture se cadastra no site do grupo “siti”.
A ibm é no site deles mesmo (obs: salario baixissimo pra stag).
cpmbraxis se escreve no site deles mesmo na época certa, ou no site da “companhia de talentos”.
este ultimo site tem sempre processos seletivos de estagio, para nestle, unilever, microsoft etc…

Boa sorte.

JRobert

Diabo Loiro, obrigado por responder e dar as dicas.

Mas o que acha de começar já em uma empresa grande como essas que listou? É a melhor opção?

Diabo_Loiro

sim por que geralmente eles te dao treinamento e o trabalho é suave, para começar é bom.

JRobert

Encontrei essa vaga aqui:
https://www.vagas.com.br/PagVagaEmprDeLista.asp

Acham que vale a pena me candidatar a vaga mesmo nao tendo iniciado o curso na caelum, que vai começar em fevereiro?
Será que esta oportunidade aparecerá novamente, por volta de junho, quando termino a formação java?
:s
hehe tenso…

Criado 31 de janeiro de 2011
Ultima resposta 31 de jan. de 2011
Respostas 4
Participantes 2